conecte-se conosco


Estadual

Workshop discute procedimentos para inserção do egresso no mercado de trabalho

Publicado

em

O workshop “Sensibilização para Oportunidades de Trabalho por Meio do Decreto Estadual 4251-R”, promovido pela Secretaria da Justiça (Sejus), nesta quarta-feira (04), discutiu os procedimentos básicos para inserção do egresso no mercado de trabalho. O Decreto prevê, em seu artigo 27, que empresas vencedoras de licitações públicas são obrigadas a contratar mão de obra advinda do sistema prisional para a execução de obras e serviços, sendo 3% de internos e 3% de egressos.

O evento foi direcionado a gerentes e gestores de Contratos Administrativos do Poder Executivo e contou com as presenças do secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz; do coordenador Estadual do Programa Justiça Presente, Carlos Pinheiro; e do promotor do Ministério Público Estadual, Cássio Souza Salomão.

A definição de critérios, fluxos e procedimentos para o cumprimento do Decreto 4251-R foi destacado pela subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz. Ela pontuou que, atualmente, 168 contratos são cumpridos por meio do Decreto, o que possibilitou a contratação de 249 egressos do sistema prisional, mas que ainda há muito a ser feito.

“A Lei Progresso contém uma série de políticas e iniciativas que devem ser seguidas pelo Poder Executivo, mas destacamos aqui os pontos que regem as determinações para o trabalho. Nosso foco é trabalhar a reinserção social de quem está ou de quem já passou pelo sistema prisional”, destacou Ferraz.

O subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Erico Sangiorgio, reforçou a importância do decreto por estabelecer a contratação da mão de obra de egressos e internos do sistema prisional.

“Estamos colocando a Seger à disposição da Sejus, como uma parceira para auxiliar na implementação de uma cultura da aceitação da mão de obra dos egressos e internos, conforme previsto na legislação. Precisamos sensibilizar, conscientizar e educar as pessoas para cumprimento dessa lei, pois assim estamos gerando oportunidades e contribuindo como a reintegração social”, afirmou.

Leia mais:  Corpo de homem aparece boiando no canal de Guarapari

 Transformação

O egresso Marcos Brás, contratado pela empresa ZAP, se apresentou durante o workshop para contar sua experiência no sistema prisional e a preparação que recebeu para o mercado de trabalho, por meio do Escritório Social.

“Sempre digo que eu plantei o que colhi durante minha passagem pelo crime. Posso afirmar que o sistema prisional me transformou. Sempre tive oportunidades. No presídio, trabalhei com a confecção de redes e bolas, além do trabalho de limpeza e alimentação. Quando recebi meu alvará, fui muito bem recebido pelo Escritório Social. Me encaminharam para a retirada de documentos, pude participar de cursos de capacitação, até ser contratado pela empresa Zap há dois anos. Comecei como auxiliar de serviços gerais, fui reconhecido e hoje, sou encarregado da empresa. Só tenho a agradecer a todos por acreditarem em mim e pelas oportunidades que recebi”, declarou Marcos Brás.

Sobre o Escritório Social

O Escritório Social foi criado para garantir aos egressos do Sistema Penitenciário Estadual e suas famílias o acesso a direitos e oportunidades de inclusão social. Dessa forma, aqueles que já deixaram o sistema prisional capixaba poderão resgatar sua cidadania e vencer as barreiras no retorno à sociedade.

Localizado no Centro de Vitória, o Escritório Social reúne atendimentos e serviços diversos (saúde, qualificação, encaminhamento profissional e atendimento psicossocial) que são ofertados aos egressos por meio de parcerias com entidades públicas e privadas. Inaugurado em abril de 2016, o Escritório Social é um dos eixos do programa Cidadania nos Presídios, parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), implantado de forma pioneira no Espírito Santo.

Contato:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Leia mais:  FA 1068 / 21 de setembro de 2018

Telefone: 3132-2012
E-mail: [email protected]

Atendimento Escritório Social
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Acolhimento (1° atendimento): terça-feira e quinta-feira
Acompanhamento: segunda-feira e quarta-feira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Governo anuncia implantação do Giosp no Espírito Santo

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), implantou, nesta sexta-feira (13), o Grupo Integrado de Operação de Segurança Pública (Giosp), em cerimônia realizada no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória. O grupo vai auxiliar nas operações, municiando os policiais que estão nas ruas com informações recebidas nas inteligências de cada órgão.

O Giosp tem como objetivo reunir representantes das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria da Justiça (Sejus), além da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública em um mesmo espaço físico, para troca de informações, em tempo real, sobre a criminalidade organizada no Espírito Santo.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, destacou que o Giosp é mais um grande passo de estruturação no combate ao crime:

“Essa é mais uma entrega. Já fizemos a entrega da Desarme [Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos], criamos a Divisão de Combate à Corrupção e agora esse grupo para monitoramento inteligente da criminalidade. Com o Giosp, vamos monitorar os líderes dessas organizações que insistem em cometer crimes violentos no Espírito Santo. Eles precisam saber que serão punidos e essa é mais uma ferramenta de combate para aumentar a nossa eficácia”, afirmou.

O governador Renato Casagrande lembrou que o trabalho conjunto e a integração entre órgãos fazem parte dos princípios da atual administração. “Tenho tido a alegria em ver o nível de integração, com a participação de tantas instituições importantes na área da segurança. Todo mundo vive as angústias de ter um efetivo baixo e essa integração ajuda. O trabalho estratégico de inteligência é fundamental. Em um mundo com tanta informação, se não focarmos no que desejamos, podemos nos perder. Por isso, um trabalho focado e integrado vai nos trazer melhoras significativas”, apontou.

Leia mais:  FA 1068 / 21 de setembro de 2018

O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, disse considerar a criação do Giosp um marco para o combate ao crime organizado no Espírito Santo. “A criação do Giosp é um marco importante para tratar de forma integrada a segurança pública com a segurança prisional. Acreditamos que a reunião de forças irá contribuir de forma significativa para a diminuição da criminalidade e dos índices de violência”, pontuou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional5 horas atrás

Idosa que teve 10 caminhões de lixo retirados de casa recebe doações de móveis

arrow-options Alexandre de Azevedo/Prefeitura de Ribeirão Preto Foram estimados 10 anos de acumulação de objetos na residência. Dona Elídia de...

Política5 horas atrás

Desembargador mantém afastamento de ex-presidente da Palmares

arrow-options Reprodução Bolsonaro disse que pretende reconduzir Camargo à presidência da Fundação Palmares O desembargador Fernando Braga Damasceno negou pedido...

Entretenimento5 horas atrás

Silvio Santos surge em festa do SBT e faz discurso emocionante

Depois de precisar se ausentar na edição do ano passado, Silvio Santos surgiu de surpresa na festa de fim de...

Internacional6 horas atrás

Homem tira tênia de 10 metros do próprio ânus ao ir ao banheiro

arrow-options Reprodução Verme foi retirado quando homem sentiu vontade de ir ao banheiro Um homem de 44 anos na Tailândia...

Política6 horas atrás

Crimes Cibernéticos: CPI ouve provedores

Dando continuidade às discussões sobre rastreamento de dados na internet para facilitar apuração de crimes, a Comissão Parlamentar de Inquérito...

Política6 horas atrás

Frente defende mais aulas de educação física nas escolas

A proposta de aumentar o número de aulas de educação física para pelo menos três vezes por semana no ensino...

Economia6 horas atrás

Os inimigos do crescimento

arrow-options undefined Na época da posse de Michel Temer, os títulos emitidos pelo governo pagavam juros de 14,25% ao ano....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana