conecte-se conosco


Nacional

Witzel diz que pediu apuração rigorosa da qualidade da água da Cedae

Publicado

em

source

Agência Brasil

homem de terno arrow-options
Divulgação/Governo do Rio/Eliane Carvalho

Wilson Witzel

O governador do Rio, Wilson Witzel disse na terça-feira (14), pelo Twitter, que determinou uma “apuração rigorosa tanto da qualidade da água quanto dos processos de gestão” da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Cedae). Para o governador, são “inadmissíveis os transtornos que a população vem sofrendo por causa do problema na água” fornecida pela companhia.

Witzel disse, também pelas redes sociais, que a empresa deve acelerar uma solução definitiva para aprimorar a qualidade da água e do tratamento de esgoto das cidades próximas aos mananciais. “O consumidor não pode ser prejudicado”.

Leia também: Cariocas questionam silêncio de Witzel e presidente da Cedae sobre crise da água

Mais de 1,5 milhão de pessoas de dezenas de bairros do município do Rio de Janeiro e de cidades da Baixada Fluminense reclamam há 11 dias da coloração e do odor da água distribuída pela Cedae, que vem do reservatório da companhia, no Guandu.

Com isso, a água mineral praticamente desapareceu das prateleiras dos supermercados do Rio, com a corrida dos moradores da cidade ao produto.

O governador está passando férias com a família em Orlando, nos EUA, desde o final do ano e somente hoje, dia do seu retorno ao Rio, se manifestou por meio da rede social.

Na terça-feira passada (7), a Cedae, por meio de nota, informou que técnicos da companhia detectaram a presença da substância geosmina em amostras de água. A geosmina é uma substância orgânica produzida por algas e que não representa risco à saúde dos consumidores e que a água fornecida pode ser consumida pela população.

Leia também: Witzel diz que mobilidade urbana será prioridade no seu segundo ano de governo

Leia mais:  Bruno Araújo diz que pedido de expulsão de Frota do PSDB foi arquivado

Na nota, a companhia informou que a substância altera o gosto e o cheiro da água. “O fenômeno natural e raro de aumento de algas em mananciais, em função de variações de temperatura, luminosidade e índice pluviométrico, causa o aumento da presença deste composto orgânico, levando a água a apresentar gosto e cheiro de terra. Casos semelhantes ocorreram no Rio de Janeiro 18 anos atrás; em São Paulo, em 2008, e em municípios dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Sul em 2018, por exemplo”, diz a nota.

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Mortes em decorrência das chuvas em Belo Horizonte e região chegam a 14

Publicado

em

source
Bombeiros e Defesa Civil atuando em local onde ocorreu deslizamento por conta das chuvas arrow-options
Telmo Ferreira/Agência O Globo

Maior parte das mortes ocorreram por deslizamentos de terra

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais confirmaram no início da tarde deste sábado (25) que já chega a 14 o número de mortes em decorrência das fortes chuvas em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A maior parte dos óbitos, afirmam os bombeiros, aconteceram em função de deslizamentos de terra .

Leia também: Cerimônias marcam o primeiro ano do rompimento da barragem em Brumadinho

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, há mais de 2500 pessoas desalojadas e 911 desabrigadas . Os números devem continuar a ser atualizados ao longo do dia.

O governador do estado, Romeu Zema (Novo) afirmou que “a situação está sob controle. Nós estamos trabalhando 24h por dia, mas como ainda há previsão de chuva e o solo já está encharcado, fica o alerta de que todos precisam colaborar”.

Zema também pediu que as pessoas acolham amigos e familiares que tenham sido afetados, mas garantiu que o Estado está acolhendo em abrigos aqueles que não tem para onde ir. 

Leia também: Brumadinho: instituto criado por mãe em luto quer semear reconstrução

A cidade de Belo Horizonte e a Região Metropolitana estão sofrendo as consequências das intensas chuvas que ocorrem na região desde a última quinta-feira (23). Já foram registradas ao menos 474 ocorrências desde o início dos temporais.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Papa Francisco pede para cabeleireiros fugirem da “tentação da fofoca”
Continue lendo
São Mateus6 minutos atrás

Casagrande: “Porto da PetroCity é estratégico para o Estado

Ao participar de uma solenidade em Jaguaré, no Norte do Estado, quando assinou, nesta sexta-feira (24), a ordem de serviço...

Nacional14 minutos atrás

Mortes em decorrência das chuvas em Belo Horizonte e região chegam a 14

arrow-options Telmo Ferreira/Agência O Globo Maior parte das mortes ocorreram por deslizamentos de terra O Corpo de Bombeiros e a...

Nacional15 minutos atrás

No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

arrow-options Twitter/Reprodução Chuva deixou rastro de destruição em cidades do estado As chuvas no Espírito Santo já causaram a morte...

Política15 minutos atrás

Morre ex-deputado Ibsen Pinheiro, que conduziu impeachment de Collor

arrow-options Galileu Oldenburg/Divulgação PMDB Ibsen Pinheiro tinha 84 anos O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro (MDB-RS) morreu nesta sexta-feira, aos 84...

Política15 minutos atrás

Com Tatto favorito, PT tem oito nomes possíveis para prefeito de São Paulo

arrow-options Vitor Sorano/iG Jilmar Tatto O PT enfrenta uma guerra interna para a escolha do candidato a prefeito de São...

Política15 minutos atrás

Novo se distancia do governo Bolsonaro após aprovação do fundo eleitoral

arrow-options Marcello Casal Jr/Agência Brasil João Amoêdo, presidente do Novo Ele é uma espécie de mecenas da política. Milionário –...

Política15 minutos atrás

Em aniversário da cidade, Mourão inaugura estátua de D. Pedro I em São Paulo

arrow-options Anderson Lira/Agência O Globo Estátua fica no Parque da Independência O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, participou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana