conecte-se conosco



Nacional

Witzel discorda de federalização do caso Marielle e questiona competência da PF

Publicado

em

Witzel arrow-options
Nelson Perez / GovRJ

Witzel discorda de federalização do caso Marielle e questiona competência da PF

O governador Wilson Witzel reagiu nesta quarta-feira (18) ao pedido de federalização do caso Marielle. Ele disse discordar que a investigação sobre os mandantes dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes, que trabalhava como motorista na ocasião, fique com a Polícia Federal. Em seu último dia como procuradora da República,  Raquel Dodge pediu a federalização da investigação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Leia também: “Profundamente desrespeitoso”, diz viúva de Marielle sobre pedido de Dodge

“Tenho respeito pelos delegados de Polícia Federal, mas sabem investigar lavagem de dinheiro, tráfico internacional, corrupção. A PF não tem expertise nenhuma na investigação de crimes de homicídio”, disse Witzel . “Será que a Polícia Federal tem mais capacidade técnica do que as polícias para investigar? A PF não tem departamento de homicídios”, acrescentou, durante evento na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).

O diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), delegado Antônio Ricardo Nunes, declarou que a Polícia Civil do Rio chegará aos mandantes do crime .

“Tivemos um pedido de federalização, mas podemos afirmar que nós vamos chegar nos mandantes. Se tiverem, nós vamos chegar. Esses desmembramentos já geraram frutos. Temos alguns desmembramentos em andamento e em breve, nós teremos algumas respostas e pessoas serão presas”, disse o delegado Antônio Ricardo Nunes.

Caso o pedido de federalização seja aceito pelo STJ, caberá à Justiça Federal , e não mais ao Judiciário local, o julgamento do caso. No mesmo pedido de deslocamento da competência para julgamento, Dodge apresentou pedido de abertura de um novo inquérito contra suspeitos que teriam participado de uma “encenação de investigação” para conduzir a apuração a falsos mandantes e esconder a verdadeira autoria dos assassinatos.

O pedido foi feito após a procuradora analisar a tentativa de obstrução das investigações. Durante o processo de análise da federalização do caso, uma cópia da investigação que estava em andamento na Justiça do Rio foi solicitada pela procuradora, mas o compartilhamento de informações foi rejeitado pelo juiz responsável pelo caso.

Leia também: Autor de violência doméstica será obrigado a ressarcir o SUS

Além da federalização e a abertura de um novo inquérito, Dodge apresentou denúncia no STJ contra o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Domingos Brazão, o delegado da Polícia Federal (PF) Hélio Kristian e mais quatro pessoas. Segundo a procuradoria, todos tentaram atrapalhar as investigações. “Eles todos participaram de uma encenação, que conduziu ao desvirtuamento”, afirmou a procuradora.

Comentários do Facebook

Nacional

Agência interdita barragens de mineração no MT por risco de rompimento

Publicado

em


source
anm
Divulgação/ANM

A vistoria das equipes encontrou várias anomalias, como erosões, surgências de água nos taludes, trincas, abatimentos e borda livre deficiente


A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou, nesta sexta-feira (24), que interditou três barragens de mineração no município de Pontes e Lacerda (MT) por risco iminente de rompimento . As barragens Campos, Berion e Elvo-1, todas da Cooperativa de Garimpeiros de Pontes e Lacerda (Compel), foram interditadas ontem após a emissão de alerta pelo Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM).


A ANM disse que obrigou a Compel a realizar obras para a redução do risco de ruptura, após alerta do SIGBM na terça-feira (21), quando as barragens Campos e Berion entraram em nível 1 de emergência.

A agência disse ainda que encaminhou equipes de Brasília e Mato Grosso imediatamente ao local. A vistoria das equipes encontrou várias anomalias , como erosões, surgências de água nos taludes, trincas, abatimentos e borda livre deficiente.

“Na Barragem Campos, o que mais chamou atenção e mereceu ação imediata foi uma linha de saturação no talude de jusante, que se estendia por cerca de 180 metros. A anomalia, se não tratada, fatalmente resultaria em rompimento da estrutura”, disse o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.

De acordo com a agência, durante a vistoria de emergência, a Barragem Elvo-1 também apresentou anomalias significativas, que elevaram a classificação da categoria de risco da barragem para alta . Nas barragens Berion e Elvo-1 foram identificadas trincas profundas e erosões nos taludes de jusante, sendo que na Berion não havia borda livre operacional adequada.

“Como medida mitigadora , a ANM exigiu ainda que fossem instaladas imediatamente bombas de alta performance, para reduzir o nível de efluentes do reservatório, e que fossem realizadas obras de reforço e adequação técnica de drenagem da estrutura, sob supervisão do responsável técnico habilitado. Adicionalmente, como medida preventiva, foi interditada também uma frente lavra do empreendimento mineiro, situada imediatamente a jusante da barragem Campos”, informou a agência.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher1 minuto atrás

Poliamor: Clara Aguilar revela que ela e o marido têm namorada

undefined Clara Aguilar Clara Aguilar, camgirl e ex-participante do “BBB”, agradeceu por ela e o marido, Giu Daga, terem uma namorada...

Nacional1 minuto atrás

Agência interdita barragens de mineração no MT por risco de rompimento

Divulgação/ANM A vistoria das equipes encontrou várias anomalias, como erosões, surgências de água nos taludes, trincas, abatimentos e borda livre...

Saúde16 minutos atrás

Governador do Rio Grande do Sul está com covid-19

. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou hoje (24), em sua conta no Twitter, que está...

Política16 minutos atrás

Especialistas criticam permissão para rede social pedir documento do usuário

FreePik Ministério Público sugere que plataformas sejam obrigadas a comunicar MP quando encontrarem indícios de crimes No sexto debate sobre...

Nacional16 minutos atrás

Coronavac: Doria fala em semana vitoriosa; SP atingiu alta de mortes na semana

Repdoução/Twitter Doria exibe dose da Coronavac e comemora início de testes da vacina O governador de São Paulo, João Doria...

Nacional16 minutos atrás

Augusto Aras diverge da decisão de Moraes em bloquear perfis bolsonaristas

Agência Brasil e STF Augusto Aras à esquerda e Alexandre de Moraes à direita O procurador-geral da República, Augusto Aras,...

Economia16 minutos atrás

Caixa abre agências neste sábado (25) para pagar auxílio e FGTS; Veja endereços

Fenae Saiba quem pode ir às agências neste sábado A Caixa Econômica Federal abrirá 680 agências neste sábado (25), das...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!