Connect with us

Tecnologia

WhatsApp enfim prepara função para impedir que conta seja roubada

Published

on

WhatsApp cria nova ferramenta de segurança
Unsplash/Mourizal Zativa

WhatsApp cria nova ferramenta de segurança

Os golpes para roubar contas do WhatsApp podem estar com os dias contados. A equipe do mensageiro está preparando uma opção para impedir que a linha seja tomada depois que o usuário oferece o código de seis dígitos enviado via SMS a criminosos depois de receber uma oferta falsa. É o que conta o WABetaInfo.

O recurso deu as caras na versão 2.22.17.22 do WhatsApp Beta para Android. Trata-se de uma notificação para aprovar a transferência da conta para um smartphone diferente, caso alguém solicite a migração em outro aparelho. Assim, será possível impedir que o número seja roubado por golpistas.

O alerta vai aparecer no celular conectado à conta logo após a solicitação da troca. Quando alguém digitar o código de seis dígitos para comprovar a autenticação, o app irá emitir a notificação “Permitir mover sua conta do WhatsApp para outro telefone?”. Em seguida, haverá opções para confirmar ou recusar a transferência.

O aviso ainda dá detalhes extras sobre o processo. Além da hora do pedido, será possível saber o modelo do aparelho usado para receber a conta. Assim, caso a mudança seja legítima e não fruto de um golpe, o usuário também consegue saber se a transferência está sendo realizada de fato para o seu novo smartphone.

WhatsApp: função pode impedir roubo de contas

O recurso é bem simples, mas tende a dar muitos frutos. Afinal, golpistas se aproveitam de contas que não usam a autenticação em duas etapas para tomá-las à força. E boa parte desses golpes estão relacionados a “ofertas” vantajosas às vítimas, como promoções, sorteios, entre outros.

Um exemplo foi quando golpistas usaram contas falsas do Instagram para oferecer alguma vantagem. Mas, após a solicitação de alguns dados pessoais, como o nome completo e número do celular, os criminosos pediam o código de seis dígitos do WhatsApp enviado por SMS.

E aí não tinha mais jeito: ao oferecer o código, a conta é invadida e os criminosos usam a linha para dar golpes em conhecidos da vítima.

Com a nova função, o mensageiro terá uma camada extra de proteção. Afinal, caso o código seja oferecido aos golpistas, a autenticação só terá sucesso se a vítima aprovar a migração no seu celular. E, caso o usuário toque em “Recusar”, os criminosos não terão acesso à conta, pois o processo será interrompido.

A má notícia é que a função ainda não está disponível aos usuários. Todavia, você já pode garantir uma proteção extra à sua conta ao ativar a autenticação em duas etapas do WhatsApp. Neste caso, mesmo com o código em mãos, os golpistas vão precisar de uma senha para confirmar a autenticação durante a migração.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comente Abaixo
Política20 minutos ago

Proposta homenageia escritor capixaba

O Projeto de Lei (PL) 404/2022, apresentado pelo deputado Gandini (Cidadania), declara patrono da Educação no Espírito Santo o professor...

Política20 minutos ago

Matéria visa aumentar segurança em piscinas

Ampliar a segurança em piscinas residenciais e coletivas com a instalação de uma série de dispositivos de segurança nesses espaços....

Estadual39 minutos ago

Mulher é espancada após flagrar relação sexual do companheiro com amiga em festa

O caso aconteceu no bairro Morada da Barra, em Vila Velha. Segundo a polícia, as agressões aconteceram depois que a...

Economia50 minutos ago

Dieese: salário mínimo de uma família deveria ser de R$ 6.388 em julho

Redação 1Bilhão Dieese: salário mínimo de uma família deveria ser de R$ 6.388 em julho O salário mínimo ideal para...

Economia50 minutos ago

Renegociação de dívidas com a Receita tem descontos de até 70%

Giovanni Santa Rosa Governo amplia renegociação de dívidas com a Receita com descontos de até 65% O governo ampliou o...

Tecnologia1 hora ago

Facebook e Instagram rastreiam usuários quando eles clicam em links

Unsplash/Dima Solomin Meta rastreia usuários O navegador próprio do Instagram e do Facebook consegue rastrear dados completos dos usuários, de...

Política1 hora ago

Ciro diz que Lula e Bolsonaro não vão debater por “contradição moral”

Divulgação Ciro Gomes usou o Twitter para criticar seus adversários Nesta sexta-feira (12), Ciro Gomes (PDT) usou seu perfil no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana