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Webinar esclarece ações adotadas em apoio às micro e pequenas empresas

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As medidas adotadas pelos Governos Federal e Estadual em apoio às micro e pequenas empresas na retomada econômica diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) foram debatidas durante webinar, na tarde dessa terça-feira (22). O evento on-line foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

A palestrante convidada foi a secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviço e Inovação (SDIC) e subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe), do Ministério da Economia, Antonia Tallarida. Também participaram do debate a assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz; o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho; e o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o evento foi importante para estreitar o relacionamento com o Governo Federal e para esclarecer pontos estratégicos para a retomada econômica. “Nesse evento convidamos a Antonia Tallarida para que ela apresentasse as práticas positivas que foram utilizadas em sua gestão, que beneficiam os pequenos negócios”, comentou Kneip. 

Na apresentação, a subsecretária da Sempe, Antonia Tallarida, destacou as ações adotadas pelo Governo Federal em apoio às micro e pequenas empresas na retomada econômica. “Para minimizar os impactos causados pelas consequências do lockdown, fizemos uma parceria com a Receita Federal e com as adquirentes de cartão de crédito para identificar os setores que mais foram afetados com a queda de faturamento. Esse levantamento nos permitiu acompanhar e monitorar as necessidades via barômetro setorial”.

“Outro trabalho desenvolvido foi a criação de uma metodologia para ouvir o setor produtivo. Fizemos um sistema de funil de compras, em que cada servidor era responsável pelo contato com associações empresariais dos setores da indústria, comércio, serviço, setor aéreo, entre outros. Nessa ação, recebemos mais de 800 pedidos de acesso ao crédito. Desta forma, nós analisamos se a demanda era viável ou não e se já havia sido atendida por alguma das medidas anunciadas. Destaco que todas as medidas anunciadas foram disponibilizadas em um site, pois, neste momento, a comunicação é essencial, principalmente com os pequenos negócios”, pontuou Antonia Tallarida.

A assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, destacou as decisões adotadas pelo Governo do Estado diante da pandemia. “O Governo do Estado investiu na ampliação do número de leitos dos hospitais, deixando um legado para o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Além disso, o Estado assumiu a liderança do Ranking Covid-19 dos Estados, atingiu o 1° lugar no Ranking de Transparência Internacional, ficou em 1° lugar no Índice de Transparência pela Open Knowledge-Brasil e se manteve com a nota A do Tesouro Nacional no que diz respeito à Capacidade de Pagamento (Capag)”.

“Em sua atuação, o Governo do Estado monitorou os impactos na economia e desenvolveu ações para mitigá-los. Dentre as medidas podemos ressaltar a criação da Comissão de Análise de Projetos Prioritários, a disponibilização de linhas de crédito emergenciais, com a criação do Fundo de Aval de R$ 100 milhões voltado para subsidiar financiamentos a empreendimentos de diferentes portes e segmentos, especialmente para os pequenos negócios. Outras ações também foram adotadas, como a prorrogação do vencimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Simples Nacional e também o prazo de atualização de cadastro das empresas beneficiárias dos programas de incentivos fiscais”, disse Fabrine Schwanz.   

O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, ressaltou as decisões que o sistema tomou para auxiliar as micro e pequenas empresas durante a pandemia. “Reduzimos o custo operacional e o administrativo, para que pudéssemos expandir nosso orçamento inicial que, de R$ 30 milhões passou para R$ 47 milhões. Buscamos dentro do Sebrae as condições necessárias para atender aos micro e pequenos empreendedores”.

Texto: Carolina Moreira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636-9707 / 99942-9537 / 3636-9708
[email protected] / [email protected]

 

Fonte: Governo ES

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TJES, Sebrae, CDL e FCDL vão auxiliar empresas em razão da pandemia

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Termo de Cooperação entre as instituições foi assinado na última quinta-feira, 08.

O Tribunal de Justiça (TJES), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL/ES), uniram esforços para prevenir a insolvência de empresas ou empreendedor individual em razão da pandemia de Covid-19.

O termo de cooperação foi assinado na última quinta-feira (08) pela supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do TJES (Nupemec), Janete Vargas Simões, pelos diretores do Sebrae/ES Pedro Gilson Rigo e José Eugênio Vieira e pelo presidente da CDL.

O Projeto Especial de Recuperação Empresarial – Covid-19 (PERE- Covid-19), visa ao tratamento de conflitos relativos à negociação prévia em âmbito pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento de ações judiciais, de obrigações vencidas após o dia 05 de março de 2020. O objetivo é auxiliar as micro e pequenas empresas do Estado do Espírito Santo a encontrarem, consensualmente, a solução adequada para a crise ocasionada pela pandemia (Covid-19), através da conciliação, negociação e mediação.

Desse modo, os esforços e as ações para execução do projeto serão implementados pelo TJES, Sebrae/ES, CDL e FCDL/ES, através da formalização de convênios e contratos específicos e por outros tipos de instrumentos administrativos, que estabeleçam parcerias técnicas e financeiras.

Ao Nupemec/TJES caberá tratar essas demandas, coordenar e realizar as sessões de conciliação ou mediação, que podem ser presenciais ou virtuais. O atendimento será feito pelo 3° Cejusc Itinerante – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

O Sebrae, por sua vez, deve difundir a cultura de solução consensual de conflitos junto aos seus colaboradores e micro e pequenas empresas do Estado, além de receber as demandas, organizar e encaminhar ao Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJES.

Já a CDL e a FCDL/ES vão auxiliar, orientar e estimular as micro e pequenas empresas quanto aos benefícios da autocomposição, receber demandas e encaminhá-las ao Sebrae, além de difundir a cultura de solução consensual de conflitos junto ao seu público interno.

Sebrae, CDL e FCDL também indicarão colaboradores para receber capacitação sobre mediação, que será oferecida pelo Tribunal de Justiça, por meio do Nupemec.

A expectativa é que a iniciativa minimize os impactos negativos causados pela pandemia do novo coronavírus nas atividades empresariais, criar a cultura de solução consensual de conflitos com estímulo à autocomposição, e o engajamento das instituições no apoio às micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais.

Vitória, 09 de outubro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

foto: prostooleh/freepik

Fonte: TJES

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