conecte-se conosco



Regional

Voo livre entra no plano de governo do PSD em Barra de São Francisco

Publicado

em

“Eu me comprometo com a ideia”. Foi assim que o deputado Enivaldo dos Anjos, pré-candidato do PSD à Prefeitura de Barra de São Francisco, reagiu à proposta do presidente de seu partido no município, Elcimar de Souza Alves, de incluir na proposta de Governo de seu candidato à Prefeitura, nas eleições de novembro, o incentivo ao voo livre no município.

De acordo com o dirigente partidário, a modalidade esportiva atrai competidores e turistas de alto poder aquisitivo, tornando-se um fator a mais para o desenvolvimento da economia local. Para isso, é necessário dotar de completa infraestrutura a rampa de decolagem de Vargem Alegre para sediar etapas do Campeonato Brasileiro já a partir do próximo ano.

“Barra de São Francisco já sediou etapas do Campeonato Estadual em 2018 e 2019 e somente não voltou a ter essas competições em 2020 por causa da pandemia de Covid. Temos uma associação organizada, com dezenas de associados, e pilotos que já se destacam no cenário capixaba”, disse Elcimar.

Ao tomar conhecimento do nível em que se encontra essa modalidade de esporte radical em Barra de São Francisco, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos, pré-candidato do partido para concorrer à Prefeitura, disse que assume esse compromisso com a legenda e com a juventude da cidade e já se antecipou, protocolando na Assembleia Legislativa um projeto de lei que torna de Utilidade Pública Estadual a Associação de Voo Livre XC Noroeste, que já tem esse título no município.

“Com a declaração de Utilidade Pública, a entidade vai poder receber emendas no orçamento estadual e estruturar melhor a rampa de decolagem, bem como tomar outras providências. Conversei com o Elcimar e disse a ele que me comprometo com a proposta, inclusive com a criação de uma escola de formação de pilotos de voo livre, para incentivar nossa juventude”, disse Enivaldo.

RECORDISTA
É de um piloto de parapente de Barra de São Francisco, Gustavo Azevedo Queiroz, o recorde de triangulação FAI – 100km a partir da rampa de Vargem Alegre, marca estabelecida em 27 de janeiro de 2018. Gustavo, 32 anos, há 12 praticando o esporte, detém também a segunda marca capixaba em voo em linha reta. Ele voou a partir da rampa de Vila Valério, passou sobre Barra de São Francisco e pousou em Governador Valadares, num percurso de 207 km feito ao longo de 6 horas de voo.

“Na época, eu somente não estabeleci o recorde porque outro piloto que decolou junto comigo em Vila Valério, Maurílio Moretti, que é de Mantena e associado ao nosso clube, conseguiu ir um pouco além, mais 3km. Foi um grande voo o que fizemos juntos, cada um em seu equipamento. A sensação de voar é indescritível. Aqui, as melhores épocas são outubro e novembro, quando podemos atingir até 2.200 metros de altura”, disse Gustavo.

A rampa de Vargem Alegre, localizada numa propriedade da Família Barbosa, já é homologada pela Federação Capixaba de Voo Livre e consta nos melhores guias nacionais do esporte. Segundo Gustavo, muitos pilotos visitam Barra de São Francisco para decolar em Vargem Alegre, que tem fácil acesso, com rodovia asfaltada até o pé da montanha onde ela fica.

Gustavo disse que a rampa é muito elogiada pelos pilotos capixabas e mineiros, o que é confirmado pelo radialista e piloto já experiente Clério Júnior, de Vitória, acostumado com os melhores points capixabas e brasileiros. “Uma escola de voo livre na cidade é muito importante, porque existe uma grade curricular para manter a segurança dos voos. A rampa de Vargem Alegre é muito bonita e boa de ser utilizada, de fácil acesso e uma altitude nos melhores níveis”, disse Clério.

De acordo com Gustavo Queiroz, a Federação Capixaba de Voo Livre já entrou com o processo de homologação do espaço aéreo de Vargem Alegre, que tornará essa ‘’reserva de espaço” registrada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Com isso, poderemos realizar mais eventos, com reconhecimento nacional”, disse.

A prática de voo livre é autorizada somente em espaços de voo designados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Adicionalmente, devem ser cumpridas as regras operacionais estabelecidas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 103, de forma a não expor a risco pessoas no solo ou o sistema de aviação civil. Para saber quais os locais adequados à pratica desportiva, os interessados devem consultar a página eletrônica do DECEA.

Comentários do Facebook

Regional

Setor moveleiro em Linhares retoma crescimento em meio à pandemia 

Publicado

em

Segundo dados do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol) as admissões em junho e julho deste ano cresceram mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Vendas também registram um crescimento acima do esperado. 

Após vários anos amargando prejuízos devido à crise econômica que fechou empresas e causou demissões, 2020 era tido pelos empresários do setor moveleiro de Linhares como o ano da retomada do crescimento. Em março, porém, com a chegada da pandemia do novo coronavírus ao país, o cenário não parecia tão favorável ao crescimento do setor. 

Mas, para surpresa dos empresários, junho e julho foram meses positivos. Mesmo em meio à pandemia o volume de vendas foi superior ao mesmo período de 2019, e as contratações tiveram um crescimento superior a 100% em relação ao mesmo período do ano passado, o que tem trazido resultados positivos para muitas empresas. 

Para o empresário e presidente da Câmara Setorial da Indústria Moveleira da Findes, Luiz Rigoni, já no início de junho a indústria moveleira começou a recontratar, e as vendas voltaram ao patamar planejado. “Para agosto já estamos com uma carteira de pedidos muito boa, que superou as nossas expectativas. Tenho participado de várias reuniões e é notório que a música é a mesma em todo Brasil. Inclusive algumas matérias primas já estão em falta e podem atrasar os nossos pedidos”, pontou Rigoni.   

Para o presidente do Sindimol, Ademilse Guidini, muitas variáveis estão sendo apontadas para esse crescimento, principalmente a questão do isolamento social. Guidini também cita pesquisa que mostra aumento de venda de móveis pela internet. 

“Com as pessoas em casa, muitas aproveitaram para investir no conforto de seus lares. Pesquisa divulgada pelo Movimento Compre & Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que a venda de móveis pela internet teve um crescimento de 94,4% nos cinco primeiros meses de 2020, comparado com o mesmo período de 2019, com um faturamento de R$2,51 bilhões. Isso refletiu diretamente na produção das indústrias, impactando também na necessidade de mais pessoas nas fábricas”, aponta o presidente. 

 Guidini disse ainda que “desde o final de maio já se percebia uma retomada significativa das vendas, o que foi muito importante até mesmo para manter o otimismo para enfrentar mais um momento de crise”. 

O empresário Bruno Rangel confirma esse aumento nas vendas. Em junho a empresa de Bruno, que produz gabinete para banheiro, vendeu 129% acima da meta estipulada para o mês, e 180% a mais que junho de 2019. Bruno também acredita, assim como Guidini, que o isolamento social é um dos motivos, mas também aponta o auxílio emergencial do governo. 

 “Acredito que toda essa demanda seja em virtude das pessoas que acabaram, devido ao isolamento social, passando mais tempo em casa, e perceberam a necessidade de itens que normalmente não percebiam, e o auxílio emergencial do governo federal que injetou uma grande quantia de dinheiro no mercado”, explica o empresário. 

Previsões para o segundo semestre 

 Tradicionalmente o segundo semestre é mais favorável para o crescimento das vendas de móveis que o primeiro. Este ano, porém, Guidini diz que mesmo com os números indicando uma retomada no crescimento do setor é preciso ter cautela, e ainda é cedo para fazer projeções de como será o segundo semestre. 

 “Os números apresentados nos trazem otimismo, mas ao mesmo tempo cautela. Ainda não é possível fazer uma projeção muito precisa do segundo semestre. A pandemia, no primeiro momento, trouxe uma preocupação muito grande e nossas vendas praticamente paralisaram e muitas empresas até demitiram, de repente nos deparamos com esse aumento do consumo, acima de qualquer expectativa, por isso é complicado fazer qualquer previsão “, enfatiza o industrial. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional25 segundos atrás

Suspeita de tiroteio interrompe coletiva de Trump na Casa Branca; assista

Dougs Mills/Getty Images Trump estava falando sobre o mercado de ações quando um agente do Serviço Secreto o interrompeu Um...

Entretenimento15 minutos atrás

Danilo Gentili dá em cima de Gabi Martins e ela corresponde

Reprodução Danilo Gentili e Gabi Martins A cantora e ex-participante do “BBB 20”, Gabi Martins, postou uma foto sua em...

Policial15 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas, drogas e recupera veículos em Serra

. Neste final de semana, a Polícia Militar do Espírito Santo (14° Cia Ind), detiveram criminosos, armas, drogas e recuperaram...

Política30 minutos atrás

Deputados criticam possível retorno de aulas

. Durante a sessão virtual desta segunda-feira (10), deputados demonstraram preocupação com o possível retorno presencial das aulas no Espírito...

Policial30 minutos atrás

Apreensões de drogas e captura de fugitivos marcaram as ações deste final de semana na Serra

. Final de semana bastante movimentado para a Polícia Militar do Espírito Santo (6º BPM), no município de Serra. Os...

Policial30 minutos atrás

Polícia Militar apreende arma e munições com três indivíduos em Itapemirim

. No último sábado (08), A Policia Militar do Espírito Santo (9ª Companhia Independente),  recebeu uma denúncia de três indivíduos...

Policial30 minutos atrás

Batalhão de Trânsito ministra curso de atualização de agente de trânsito

. Dando continuidade ao seu compromisso de zelar pelas vidas nas vias públicas do Espírito Santo, o Batalhão de Polícia...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!