conecte-se conosco



Carros e Motos

Volvo XC60 T8 Hybrid R-Design: um SUV eletrizante, à frente do seu tempo

Publicado

em


source
Volvo
Guilherme Menezes/iG

Volvo XC60 T8 Hybrid R-Design: Perfeição sueca ao extremo. Esses nórdicos realmente sabem fazer carros…

Eis a versão topo de linha do Volvo XC60, a T8 Hybrid R-Design, que traz uma interessante relação entre desempenho e economia de combustível, o que o torna um dos modelos mais requsitados do segmento.  Além disso, apesar de não ser nada barato (R$ 299.950), custa menos que rivais com mesmo nível de potência e equipamentos. O que também empolga é a qualidade do acabamento e o sistema de som de alta-fidelidade.

Ao todo, são 407 cv e 65 kgfm, números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, de acordo com informações da Volvo. E no uso combinado do motor elétrico de 87 cv — alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh) — com a combustão (um 2.0, turbo + supercharger, de 320 cv), o Volvo XC60 T8 é capaz de fazer 19 km/l na cidade e 20 km/l na cidade, conforme os dados do Inmetro.

Apenas no modo elétrico, a Volvo diz que o SUV pode percorrer cerca de 40 ou 50 quilômetros. Todos esses números são impressionantes, uma vez que, mesmo pesando 2174 kg, acelera como esportivo e gasta menos do que subcompacto. E a sensação ao volante é bastante interessante, uma vez que une força capaz até de tirar o fôlego, com uma suavidade e um silêncio que faz parecer que o carro está levitando.

Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar entre quatro configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, combinando características como resposta nas acelerações, frenagem, trocas de marchas mais rápidas, sensibilidade da direção, entre outras. As baterias de lítio podem ser recarregadas mais rapidamente pela energia dos freios ao acionar o modo B do câmbio automático, de 8 marchas.

Além disso, o próprio motor a combustão pode assumir o papel de gerador de energia para as baterias, quando necessário. E em uma tomada de 220 volts e 16 amperes, conforme a Volvo, o XC60 T8 pode ser recarregado em apenas 3 horas, tempo que sobe para 4 horas com 10 amperes e 7 horas com 6 amperes.

Por mais que a bateria do motor elétrico tivesse zerado quando o combustível chegou à metade do tanque, não foi preciso se preocupar muito com sua recarga, pois ela retoma seus níveis rapidamente com o próprio uso do carro e nunca deixa de ajudar. 

Perfeição do Deus Baldur

Volvo
Guilherme Menezes/iG

Suas linhas são suaves e conferem um ar de robustez à carroceria, mas sempre atendendo a personalidade sóbria, tipicamente nórdica

Como versão topo de linha, o  XC60 R-Design  vem com uma série de equipamentos, entre os quais se destacam os seguintes: city safety , que é o alerta de iminência de colisão, mas não apenas com capacidade de frear o carro em situações de emergência, como de ajudar a desviar da batida. Essa assistência da direção também agora é aplicada no sistema que aviso de ponto cego (BLIS).

Ainda entre os detalhes exclusivos da versão T8, está a pequena alavanca de câmbio feita de cristal e o acabamento ainda mais caprichado no interior. Outro destaque vai para o modo semi-autônomo de nível 2, que pode assumir o controle do volante na estrada até 130 km/h, seguindo o traçado das faixas pintadas no chão. A lista de equipamentos é extensa e inclui GPS, teto-solar panorâmico, câmera de ré com visão de 360 graus, porta-malas com abertura e fechamento de maneira automática, entre vários outros itens.

São tantos recursos de tecnologia que leva um tempo para se inteirar de todos eles. Mas os que mais chamaram a atenção, foram o sistema de som e a assistência de direção tanto com o modo de condução autônoma ativo quanto inativo.

Quanto ao som, o interior é cercado por 14 alto falantes com subwoofer da Harman Kardon de 600W, que me surpreendeu. Eu tenho as minhas músicas prediletas decor, e consegui ouvir tons que nunca tinha percebido antes, tamanha a qualidade de reproduuzir, graves, agudos e médios.  

Já em relação à direção ativa, fica claro o alto nível de conforto e segurança. Além disso, o sistema semiautônomo assume o controle do volante, tomando as faixas como referência. Faz curvas, freia (quando o tráfego reduz a velocidade), retoma, enfim, faz tudo mesmo. Claro que o próprio carro exige que você se faça presente ao volante, e nem sempre as ruas estarão com a sinalização em dia para que os sistemas possam funcionar.

De tudo o que eu pude avaliar nesse carro, a única crítica negativa quanto ao Volvo XC60 está na sua central multimídia de 12,3 polegadas, que poderia ter uso mais intuitivo, mas isso já está sendo resolvido para a próxima versão que está por vir. A tela inicial é um atalho para algumas funções, e apenas isso.

Dependendo da astúcia do condutor, pode demorar um pouco até se descobrir que a interface arrasta para os lados e, aí sim, mostra todas as funções que, de fato, poupam muito tempo de configuração. De todo o modo, sua sensibilidade ao toque é boa e é agradável de se olhar, e faz todo o sentido quando se associa ao visual sóbrio do carro.

Ainda assim, o Volvo XC60 T8 Hybrid R-Design se mostrou um carro à frente de seu tempo. Veloz, espaçoso, confortável, conectado, seguro e bem econômico. Não é à toda que está dando trabalho para os principais rivais, como Audi Q5 Black Black (R$ 313.990), Mercedes GLE 400 D (R$ 465.900) e BMW X3M40i (R$ 408.950).

Ficha técnica

Preço: R$ 299.950
Motor: 2.0, turbo, supercharger, gasolina e outro elétrico
Potência: 320 cv a 5.700 rpm
Torque: 40.8 kgfm a 2.200 rpm
Transmissão: automático, de oito marchas, tração intergral
Suspensão: braços sobrepostos (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Porta-malas: 505 litros
Consumo: 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada
0 a 100 km/h: 5,3 segundos
Vel. Máx: 230 km/h

Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook

Carros e Motos

Projeto de lei quer tornar autoescola opcional para tirar a CNH

Publicado

em


source
Simulador de direção em Auto Escola
Gabriel Jabur/AgBr

Simulador de direção em Auto Escola


Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados prevê tirar a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola para poder tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Este é o ponto central do Projeto de Lei 4.474/2020, do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).


O deputado argumenta que a ideia de dispensar a autoescola é para tornar “menos burocrático e custoso” o processo da CNH. Atualmente, o candidato a motorista precisa cursar 45 horas de aulas teóricas em um CFC (Centro de Formação de Condutores) e ser aprovado em uma prova, para então seguir para as 25 aulas de direção em autoescola que precedem o exame prático.

Pela proposta, o candidato a motorista poderá optar por realizar a instrução teórica por conta própria, tendo apenas que ser aprovado no exame teórico — que deverá ser o mesmo dos condutores formados no CFCs — para ser autorizado para as lições práticas.

Já as aulas de direção poderiam ser dadas por quaisquer motoristas, desde que habilitados há pelo menos cinco anos e que não tenham sido penalizados nos últimos cinco anos com suspensão ou cassação da CNH, ou que tenham sido processados ou condenado por crimes de trânsito.

Ainda pelo projeto, esses instrutores independentes teriam que se cadastrar nos órgãos de trânsito e precisariam fornecer a instrução em veículos devidamente identificados para tal. Como acontece atualmente com os carros de autoescola.

Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento6 horas atrás

Lidi Lisboa se distrai admirando Mariano e quase bate de cara na porta

O momento mais icônico do dia em A Fazenda já está garantido. Lidi Lisboa quase deu de cara com uma...

Nacional6 horas atrás

Brasil registra 739 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde (MS) atualizou no início da noite deste sábado (19) os dados do novo coronavírus (covid-19) no...

Nacional6 horas atrás

Incêndio destrói cerca de 40 ônibus em pátio na zona leste de São Paulo

São Paulo – Um incêndio em um pátio na zona leste de São Paulo queimou cerca de 40 ônibus. O...

Esportes7 horas atrás

Vice-presidente do Flamengo defende volta da torcida aos estádios

. Neste sábado (19), em coletiva à imprensa, o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, defendeu o retorno dos torcedores aos...

Esportes7 horas atrás

Figueirense supera América-MG em Belo Horizonte

. O Figueirense surpreendeu o América-MG, dentro do Estádio Independência, neste sábado (19), em Belo Horizonte. Os catarinenses ganharam por...

Saúde7 horas atrás

Brasil registra 739 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas

. O Ministério da Saúde (MS) atualizou no início da noite deste sábado (19) os dados do novo coronavírus (covid-19)...

Nacional8 horas atrás

Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo na bexiga

ESTADÃO CONTEÚDO Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo na bexiga O presidente Jair Bolsonaro será submetido na próxima sexta-feira,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!