conecte-se conosco


Estadual

Vitória é considerada a cidade mais inteligente e conectada do país

Publicado

em

Bairro Jardim da Penha e Praia do Canto

VITÓRIA (ES) – Na semana em que celebra seus 467 anos, Vitória alcançou mais um resultado positivo. A capital ficou em primeiro lugar geral do ranking da 4ª edição do prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas) entre as cidades com até 500 mil habitantes de todo o País.

Entre as capitais, a colocação também é honrosa: Vitória ocupa o terceiro lugar geral, atrás apenas de São Paulo e Curitiba. Além disso, Vitória ocupa o primeiro lugar em Saúde pela quarta vez consecutiva (2015 a 2018), além de ser bicampeã em Educação (2016 e 2018).

O levantamento mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Premiação

O prefeito Luciano Rezende esteve em São Paulo nesta quarta-feira (4) para receber os prêmios. Ele destacou a evolução de Vitória no quesito Cidade Inteligente. “É uma evolução muito importante. Em 2015, nós fomos a 7ª cidade. Depois, em 2016, fomos a 6ª colocada. Em 2017, ocupamos o 5º lugar e, em 2018, ficamos em 3º lugar geral, atrás apenas de São Paulo e Curitiba no aspecto geral do País. Mas em cidades com até 500 mil habitantes, nós somos 1º lugar já há três anos. Em Saúde, também somos tetracampeões, e na Educação, bicampeões”, comemorou Luciano.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Posição de Vitória no Ranking 2018 das Cidades Inteligentes

1º lugar geral entre as cidades com até 500 mil habitantes
1º lugar geral no Brasil em Saúde
1º lugar geral no Brasil em Educação
3º lugar geral entre as capitais, atrás apenas de Curitiba e São Paulo

Cidade inteligente
Para o prefeito, a ótima colocação de Vitória no ranking só reforça a importância das ações que têm sido desenvolvidas na capital para torná-la cada vez mais inteligente, sobretudo, as ferramentas online desenvolvidas para agilizar atendimentos na rede pública e facilitar a vida dos munícipes, além de melhorar a segurança na cidade.

“Cidade inteligente é um mecanismo importante de economizar recursos e prestar melhores serviços justamente para quem mais precisa. Vou citar algumas ações: o Cerco Inteligente de Segurança; o Agendamento Online; o Confirma Vitória; as matrículas e o boletim online; os leilões que estamos fazendo online; o Diário Oficial online, que economiza recursos; o Alvará Mais Fácil e online, enfim…esse é o caminho para que tenhamos um governo cada vez mais rápido, eficiente e transparente para poder atingir grande parte da população que cada vez mais fica conectada, principalmente, numa cidade como Vitória, que já tem quase 300 pontos de internet livre (Vitória Online), fornecida pela Prefeitura, e vamos chegar até o final do governo a mais de 500”, destacou o prefeito.

Saúde
Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o agendamento online, a Rede Bem Estar e o Confirma Vitória são um marco da atual gestão. “O município de Vitória tem trabalhado desde o início, em janeiro de 2013, com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana”, disse ela.

O agendamento online para marcação de consultas odontológicas, médicas e de enfermagem agilizou a forma como as consultas são marcadas nas 29 unidades de saúde do município e também contribuiu para a elaboração de um sistema de confirmação que não permite que as vagas sejam perdidas por falta dos pacientes.

A ferramenta, que foi ampliada para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pode ser acessada por meio do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online.

Educação
A secretária de Educação, Adriana Sperandio, comemora o “bicampeonato” no ranking. “Essa é uma alegria enorme para a Educação de Vitória, um incentivo aos estudantes. Nossa gratidão aos profissionais da Educação por mais essa conquista”.

A tecnologia também é aliada da Secretaria de Educação. Matrículas e rematrículas das unidades de ensino são realizadas pela internet, garantindo maior comunidade aos pais e responsáveis dos estudantes. Além disso, inovações pedagógicas contribuem para aumentar o interesse dos alunos pelas aulas.


(* Com informações da Prefeitura de Vitória)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Governo abre linha de crédito a micro e pequenas empresas
publicidade

Estadual

Laboratório de refino de cocaína é fechado em Guarapari

Publicado

em

Operação aconteceu nesta segunda-feira (18). Ninguém foi preso.

GUARAPARI (ES) – Um laboratório de produção de cocaína foi fechado no bairro Buenos Aires, em Guarapari, região da Grande Vitória, pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil de Guarapari. A ação aconteceu nessa segunda-feira (18). No local, a polícia apreendeu droga, arma e munição. Ninguém foi preso.

Laboratório de droga é descoberto em área rural de Guarapari — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

A polícia chegou ao local, que fica na área rural do município depois de uma denúncia anônima e conseguiu chegar ao laboratório. De acordo com a investigação, um empresário de 40 anos comprou a propriedade para fazer o laboratório. Ele achava que por ser um local afastado da cidade, não chamaria a atenção.

Na casa usada para para misturar a droga foram encontrados sete quilos de pasta base de cocaína, cafeína, acetona, ácido bórico, crack, balanças de precisão, liquidificador, máscaras, sacolas para embalar, espingardas e munição.

No local foram apreendidos materiais para refinar cocaína, no ES — Foto: Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta

A polícia informou que quando chegou no imóvel, o laboratório estava sem ninguém e, por isso, ninguém foi preso. O delegado Guilherme Eugênio disse que já foi pedido o mandado de prisão do empresário para a polícia. Ele explica que já tem indícios suficientes para isso, inclusive uma foto que mostra o homem negociando com um traficante de Viana.

“O imóvel foi adquirido em 2015, mas não tem como precisar se desde então é usado com esse fim. O dono foi identificado, já há provas robustas que ele se envolveu nessa atividade, não necessariamente na venda, mas nas etapas de produção e preparo. Vamos representar contra ele e o parceiro dele que é responsável pelo tráfico de drogas no bairro Seringal, em Viana”, explica.

Ainda foram encontradas armas e sete quilos de cocaína, no ES — Foto: Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta

Leia mais:  Governo abre linha de crédito a micro e pequenas empresas

Apreensões

Em janeiro, a polícia de Guarapari também apreendeu mais de meia tonelada de maconha, crack e cocaína no bairro Perocão.

Em outra operação em novembro de 2018, mais de dois mil pinos de cocaína foram encontrados enterrados em um quintal.
Em dezembro, uma estufa para produção de maconha dentro de casa também foi identificada no município. Um casal foi preso.
Segundo o delegado Guilherme Eugênio as características de movimento turístico da cidade atraem produtores de drogas.

.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Entretenimento1 hora atrás

“Lembro mais dos Corvos” é filme-relato das dores e desejos de uma mulher trans

Quem tem dúvidas do vigor do cinema independente brasileiro precisa assistir “Lembro Mais dos Corvos”, um filme testamento de uma...

Entretenimento1 hora atrás

Sob escrutínio racial, “Green Book” quer ser “A Forma da Água” do Oscar 2019

Pode não parecer, mas “Green Book: O Guia” é o filme que despertou mais polêmica nessa temporada de premiações. O...

Entretenimento1 hora atrás

“Todos Já Sabem” é melodrama poderoso com inspirada trinca de atores

O cinema de Asghar Farhadi (“A Separação”, “O Passado” ) é pautado pelo interesse quase que antropológico de observar o...

Esportes3 horas atrás

Ver o futebol brasileiro virou motivo para castigo e tortura

– Filho, você está de castigo . Quem mandou tacar fogo no lixo. Isso não se faz. E outra coisa:...

Entretenimento5 horas atrás

Realeza negra? Meghan Markle aparece como rainha em vídeo de Beyoncé

Aconteceu nesta quarta-feira (20) o prêmio Brit Awards, em Londres. Beyoncé e Jay-Z não puderam comparecer ao evento, porém, foram...

Esportes6 horas atrás

Corinthians vira sobre o Avenida-RS e se classifica na Copa do Brasil

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians Timão sofreu, mas conseguiu virar nos últimos minutos, contra o Avenida-RS e vencer por...

Esportes6 horas atrás

Em jogo de viradas, City vence o Schalke; Atlético faz 2 a 0 na Juventus

Reprodução Sterling marcou o último gol contra o Schalke 04, sem auxílio do VAR Na rodada das oitavas de final...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana