conecte-se conosco


São Mateus

Visita à Penitenciária Regional de São Mateus apura denúncia de violência contra presos

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O juiz de Execução Penal Antônio Carlos Facheti e o presidente da seccional norte da Ordem dos Advogados do Brasil Patrick de Oliveira Malverdi realizaram na tarde desta quinta-feira (07) uma visita à Penitenciária da cidade, para apurar denúncia da prática de violência diversas contra presos.

Depois de ouvir dois detentos na presença de jornalistas, o juiz concluiu que, a exemplo de outras unidades prisionais no Estado, a de São Mateus pode ser considerada de referência quanto à disciplina eficaz que mantém a unidade bastante tranquila, contrastando denúncias de violência aos direitos dos presidiários, apesar da grande quantidade de internos, mais de 800 entre homens e mulheres.

Durante a visita, no entanto, o magistrado minimizou as denúncias afirmando que mães de detentos chegam a denunciar que filhos estão sendo espancados, talvez por “sentimento materno”, mas reconheceu que não é fácil a segurança vigiar tudo que acontece dentro de uma cela num universo de mais de 800 detentos. “Aqui tem gente de tudo quanto é espécie”, lembrou.


O juiz mandou retirar das celas dois detentos para serem ouvidos na frente dos jornalistas e um deles relatou que fora agredido por um outro detento – o motivo não revelou com medo de represálias de outros detentos – que mordeu seu nariz e enfiou os dedos em seus olhos e, ao pedir socorro ao agente de presídio que estava de plantão no dia 21 de janeiro quando ocorreu o fato, acabou sendo agredido com um tapa no rosto. O outro detento reclamou que tem problemas de hemorroidas e não está recebendo a medicação que precisa.

Depois de ouvir as reclamações tanto o juiz quanto o presidente da OAB em São Mateus juntamente com o Dr. Oziel, da Comissão de Direitos Humanos percorreram alguns setores do presídio como a lavanderia e serigrafia. Alguns detentos ouvidos pela imprensa relataram que não têm presenciado violência contra internos por parte dos agentes penitenciários.

Tanto o juiz Facheti quanto o Dr. Patrick garantiram que as denúncias de agressão feitas pelo detento serão apuradas, como outras que possivelmente tenham sido praticas conforme chegou ao conhecimento da Secretaria de Estado da Justiça que determinou à Corregedoria a apuração dos fatos, serão apuradas. “Não temos interesse algum de deixar sem averiguar e apurar qualquer que seja o tipo de denúncia”, afirmaram.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Concursos abrem inscrições para preencher 1,5 mil vagas pelo país
publicidade

São Mateus

Jorge Silva ganha apoio do Solidariedade para disputar Prefeitura de São Mateus

Publicado

em

O ex-deputado federal Jorge Silva temia investidas de lideranças emergentes ao seu partido

O ex-deputado federal Jorge Silva, presidente estadual do Solidariedade (SD), que não conseguiu se reeleger em 2018, se articula para concorrer em 2020 à Prefeitura de São Mateus, norte do Espírito Santo, e ganhou o apoio do Diretório Nacional do partido, afastando investidas de grupos políticos interessados em controlar a sigla no Estado.

Nesta segunda-feira (22), ele recebeu a informação do secretário-geral da sigla, Luis Antonio Adriano, que está em Vitória, para trazer “tranquilidade ao Dr. Jorge e confirmar que o partido, no Espírito Santo, não vai mudar”. 

Com esse quadro, o ex-deputado poderá partir para novas alianças e, segundo sua assessoria, “transformar o partido, que ainda tem muito a cara do Manato”, uma referência ao ex-deputado federal Carlos Manato, hoje no PSL, fundador do partido no Espírito Santo, que deixou para coordenar a campanha do então candidato Jair Bolsonaro.   

Na manhã desta segunda-feira, Jorge Silva e o secretário geral do SD visitaram o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PRB), que se movimenta como pré-candidato ao governo do Estado em 2022 e busca alianças para garantir densidade eleitoral nos municípios. São Mateus possui 83 mil eleitores. 

Sem obter êxito na reeleição, mas com uma votação em torno de 28% (15,2 mil votos) em São Mateus, Jorge Silva viu o Solidariedade ser alvo de articulações políticas emergentes, em busca de um partido que possibilitasse partir para voos mais altos, a fim de garantir a disputa à Prefeitura de Vitória e até ao governo em 2022. 

Os meios políticos apontam, entre essas lideranças, insatisfeitas em seus partidos, o prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) e o senador Fabiano Contarato (Rede).


(*Seculo Diario)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Concursos abrem inscrições para preencher 1,5 mil vagas pelo país
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional41 minutos atrás

São Paulo tem dia ensolarado e campanha de vacinação contra gripe na estação Sé

arrow-options shutterstock Metrô tem campanha de vacinação gratuita nesta semana A previsão do tempo para São Paulo indica máxima de...

Nacional2 horas atrás

Temperaturas voltam a aumentar e São Paulo tem máxima de 27ºC nesta terça

arrow-options Larissa Pereira/ iG São Paulo Pôr do sol na estação Tamanduateí, em São Paulo Após uma semana com baixas...

Tecnologia3 horas atrás

WhatsApp chega para celulares KaiOs: básicos e com preços acessíveis

arrow-options shutterstock whatsapp Nesta segunda-feira (22), o sistema operacional  KaiOS anunciou  via Twitter uma parceria com o Facebook para disponibilizar...

Tecnologia3 horas atrás

Uber começa a testar serviço mensal de assinatura para todos seus aplicativos

arrow-options shutterstock Uber testa serviço de assinaturas O próximo passo para a Uber fidelizar seus clientes será em forma de...

Esportes5 horas atrás

São Paulo goleia Chape e reencontra caminho das vitórias no Brasileirão

Depois de mais de dois meses, o São Paulo reencontrou o caminho das vitórias no Brasileiro. Nesta segunda-feira, o Tricolor...

Entretenimento6 horas atrás

Ex-Dominó bonitão, Klaus Hee pode integrar elenco de “A Fazenda 11”

Andam dizendo por aí que Klaus Hee é um dos favoritos para compor o elenco da décima primeira edição de...

Nacional9 horas atrás

Bolsonaro será “muitíssimo bem recebido” na Bahia, opina porta-voz

arrow-options Alan Santos/PR Porta-voz da Presidência acredita que Bolsonaro será bem recebido na Bahia Após polêmica envolvendo governadores do Nordeste,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana