conecte-se conosco



Economia

Vendas do varejo na Black Friday crescem 18%, mostra índice

Publicado

em

source
avião da azul arrow-options
Divulgação/Azul

As categorias de turismo e transporte tiveram o melhor desempenho

As vendas no varejo brasileiro cresceram 18,1% na Black Friday deste ano, frente ao mesmo período de 2018. Os dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) e foram divulgados pela empresa de meios de pagamentos nesta segunda-feira (2).

Comprou na Black Friday e se arrependeu? Saiba o que fazer

O faturamento nominal do comércio eletrônico entre quinta-feira e domingo aumentou em 19,7% e das lojas físicas mostrou alta de 17,9%.

De acordo com o levantamento, em relação aos setores, a categoria turismo e transporte teve o melhor desempenho, com crescimento nominal de 29,7%, seguido por livrarias, papelarias e afins, com alta de 27,5%, e supermercados e hipermercados, com aumento de 22,9%.

Loja vende quase 1 milhão de rolos de papel higiênico na Black Friday

Na divisão por regiões, o Norte mostrou o maior avanço, de 26,8%, enquanto o Sul teve acréscimo de 20%. Já o Sudeste registrou aumento de 17,4% e Nordeste teve incremento de 16,2%, além do Centro-Oeste, que apurou crescimento de 13,8%.

Comentários do Facebook

Economia

Indústria: Em recuperação, faturamento cresce 11,4% em maio

Publicado

em


source

A retomada da atividade econômica após a paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ) fez o faturamento da indústria crescer 11,4% em maio na comparação com abril. O crescimento consta da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira (6) pela Confederação Nacional da Indústria ( CNI ). Este foi o primeiro crescimento em dois meses.

A alta foi, porém, insuficiente para compensar a queda no faturamento em março e em abril, quando a maior parte das fábricas interrompeu as atividades. Mesmo com a recuperação no mês passado, o faturamento real (corrigido pela inflação) está 18,2% abaixo do registrado em fevereiro e 17,7% do observado em maio de 2019.

Em recuperação, faturamento da indústria cresce 11,4% em maio
Divulgação/Nissan

Em recuperação, faturamento da indústria cresce 11,4% em maio

Dois indicadores apresentaram crescimento em relação a abril. As horas trabalhadas na produção cresceram 6,6% em maio, e a utilização da capacidade instalada subiu de 67% para 69,6% na série dessazonalizada (que exclui o efeito de feriados). Apesar da reação, as horas trabalhadas estão 18,4% inferiores às de maio de 2019, e a utilização da capacidade instalada está 8,5 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado.

Em nota, a CNI informou que o crescimento nos indicadores veio depois de dois meses de fortes quedas. Para a entidade, o resultado de maio indica que a pior fase da crise econômica decorrente da pandemia de covid-19 ficou para trás.

A recuperação da atividade, no entanto, não chegou ao mercado de trabalho. O nível de emprego recuou 0,8% em maio na comparação com abril , registrando o quarto mês seguido de encolhimento. A queda, no entanto, foi menor que no mês anterior. O indicador de emprego está 15,4% inferior ao de maio do ano passado.

A massa salarial e o rendimento médio reais (corrigidos pela inflação) pagos aos trabalhadores da indústria tiveram retração pelo segundo mês consecutivo. A massa salarial caiu 8,1%, enquanto o rendimento médio encolheu 6,5% em relação a abril.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual16 minutos atrás

Aeroporto de Vitória amplia opções de voos a partir desta semana

. A partir desta terça-feira (07), o Aeroporto de Vitória passa a ter três voos semanais para Brasília (DF). A nova...

Estadual16 minutos atrás

Sedurb avança na autuação on-line de processos

. A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) registrou, no final de junho, um grande avanço quanto à...

Política16 minutos atrás

Presidente Jair Bolsonaro está com sintomas da Covid-19

Marcos Corrêa/PR Presidente Jair Bolsonaro minimizou a gravidade da Covid-19 desde o início da pandemia O presidente Jair Bolsonaro (sem...

Estadual16 minutos atrás

Coronavírus: Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol

. Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado, por...

Política17 minutos atrás

Deputado defende reabertura de bares e restaurantes

. O deputado Torino Marques (PSL) fez um pronunciamento em apoio às reivindicações do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares do...

Estadual33 minutos atrás

ES chega a 1.836 mortes e 54.547 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados neste domingo (5), o aumento é de 33 mortes e 1.154 novos casos da...

Estadual45 minutos atrás

Estudante é condenado a indenizar faculdade após publicações ofensivas na internet

  . “A liberdade de expressão possui um limite e quando este se extrapola gera o dever de indenizar, como...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!