Connect with us

Estadual

Venda de veículos novos cai 25% em 2016 no ES

Published

on

VITÓRIA – As vendas de veículos novos no Espírito Santo caíram 25,55% em 2016. Essa é a quarta retração consecutiva do setor, que viu o volume de vendas reduzir à metade no estado, passando de 122 mil unidades vendidas em 2013 para 55 mil unidades comercializadas em 2016.
Devido ao enfraquecimento do comércio, as concessionárias capixabas precisaram demitir três mil trabalhadores nos últimos quatro anos, de um total de dez mil, segundo dados do Ministério do Trabalho.
No país, as vendas encolheram 20% em 2016 e, no Sudeste, 17,36%. Para o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo (Sincodives), a queda acelerada das receitas nos últimos anos é a justificativa para o estado ter registrado um desempenho médio inferior ao do Sudeste e ao do restante do país.
“Enfrentamos crise hídrica, paralisação da Samarco, fim do Fundap e perdas de receitas com royalties de petróleo. Junto a isso, teve a crise nacional, criando no Estado um ambiente extremamente adverso”, avaliou José Francisco Costa, diretor executivo do Sincodives.
As vendas caíram 8% em 2013, 5% em 2014, e 30% em 2015, fazendo com que dezenas de lojas de veículos fechassem as portas. No estado, hoje, existem 152 concessionárias, das quais 60% estão localizadas na Grande Vitória, 15% no Sul, e o restante no Norte e Noroeste.
Segundo Costa, 80% dos negócios do setor dependem de crédito e financiamento, que têm sido negado pelas financeiras devido ao alto grau de endividamento das famílias.
Nacional
A nível nacional, foram emplacadas 3,17 milhões de unidades ao longo de 2016, contra 3,98 milhões de 2015. Já as vendas de veículos usados ficaram estáveis.
Enquanto as montadoras apostam na queda dos juros e no aumento da confiança do consumidor para melhorar as vendas, analistas do setor ponderam que o prolongamento da crise política e a ausência de reação na economia serão barreiras à demanda e farão com que a recuperação do mercado seja mais lenta do que esperam as empresas.
Para este ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê crescimento de um dígito em relação ao volume de 2016.

Comente Abaixo
Regional2 minutos ago

Regência sedia Campeonato Brasileiro de Bodyboarding até domingo (14)

A competição conta com a participação de 130 atletas de vários estados. Até o próximo domingo (14), as ondas da...

Economia9 minutos ago

Bolsonaro autoriza continuidade da licitação do Aeroporto do Galeão

Divulgação Aeroporto Santos e Tom Jobim (Galeão) Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (11) autorizou a continuidade do...

Política9 minutos ago

Ex-ministro Abraham Weintraub declara mais de R$ 15 milhões ao TSE

Reprodução Ex-ministro Abraham Weintraub declara mais de R$ 15 milhões ao TSE O ex-ministro da Educação e candidato a deputado...

Nacional9 minutos ago

Caso Ceperj: governo impôs sigilo a documentos alvos de investigação

Reprodução Google – 07.08.2022 Prédio da Ceperj no Rio de Janeiro É restrição de acesso onde, após denúncias, o governo...

Regional10 minutos ago

Motorista de carro morre em acidente com carreta na BR 101

Após a batida na madrugada desta sexta (12), carro ficou destruído e a carreta teve a carga impulsionada contra a...

Estadual20 minutos ago

Varíola dos macacos: sobe para 7 o número de casos confirmados no ES

Segundo a secretaria de Estado da Saúde (SESA), outros 52 estão em investigação. Até agora, o Espírito Santo tem 82...

Saúde33 minutos ago

Confira 4 hábitos que você precisa adotar para evitar um AVC

O AVC é uma das doenças que mais matam no Brasil. Tratamento imediato pode prevenir sequelas mais graves e salvar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana