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Veja os 5 modelos seminovos mais fáceis e baratos de consertar

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O custo de peças de reposição e a dificuldade que o mecânico terá para realizar a manutenção do seu veículo interferem diretamente no conserto de avarias. Por conta disso, o CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulga o Car Group, com relatórios mensais que revelam quais são os carros mais fáceis e baratos de consertar.

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Diferentemente do Latin NCAP, que avalia os índices de segurança para o nosso continente, a participação no índice de manutenção do Car Group é voluntária por parte das fabricantes. Após a avaliação do carro avariado, cada veículo ganha uma nota de 10 a 60. Quanto menor o valor, melhor o índice de manutenção do automóvel.

Tomando o ranking do CESVI como base, a reportagem do iG Carros elege os 5 modelos seminovos mais baratos e fáceis de reparar no Brasil.

1 – VW Polo 1.6 MSI 2018 – entre R$ 45 mil e R$ 50 mil

Polo 1.0 arrow-options
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O VW Polo aparece com boa avaliação no índice de reparabilidade Car Group do CESVI

Além de contar com cinco estrelas nos testes do Latin NCAP, o Volkswagen Polo é destaque no ranking Car Group do Cesvi. O compacto nacional recebeu nota 11, figurando entre as melhores posições mesmo considerando todas as outras categorias. A versão com melhor custo-benefício é a 1.6 MSI, que pode ser encontrada por valores entre R$ 45 mil e R$ 50 mil.

O motor MSI desenvolve 117 cv de potência  e 16,5 kgfm de torque a 4.000 rpm, com câmbio manual de apenas cinco velocidades. Seu porta-malas tem capacidade para 300 litros de carga. Na hora de comprar seu Polo 1.6, aposte nos modelos com rodas de liga leve, sensor de estacionamento e central multimídia com espelhamento de celular.

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2 – Citroën C3 1.6 Exclusive AT 2017 – entre R$ 38 mil e R$ 45 mil

Citroën C3 Exclusive arrow-options
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Gostou do Citroën C3 Exclusive? Dê preferência pelas versões com banco de couro de 2017

Se você procura um carro automático com bom índice de reparabilidade, o Citroën C3 recebeu 19 pontos nos testes Car Group divulgados pelo CESVI. O compacto da marca francesa com apenas dois anos de uso já aparece por valores entre R$ 38 mil e R$ 45 mil nos classificados online.

O C3 surge com motor 1.6 de 122 cv de potência e 16,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, além do câmbio automático de apenas quatro velocidades. O porta-malas tem os mesmos 300 litros de capacidade do Polo. Vale garimpar, pois alguns modelos Exclusive saíram de fábrica com bancos de couro em 2017.

3 – Renault Sandero 1.0 Expression 2018 – entre R$ 31 mil e R$ 35 mil

Renault Sandero arrow-options
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Renault Sandero é uma boa opção entre os seminovos, e tem apenas um ano de uso

O Renault Sandero é outro modelo de marca francesa a aparecer no ranking de reparabilidade do Car Group. O CESVI deu 20 pontos para o modelo, que já surge por valores entre R$ 31 mil e R$ 35 mil nos classificados, em sua versão 1.0 Expression.

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O motor 1.0, de três cilindros, entrega 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Destaque para o bom porta-malas de 320 litros. Apesar de ser um carro simples, conta com kit Media Nav, com conexão Bluetooth, volante multifuncional e computador de bordo.

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4 – Toyota Etios 1.3 X 2018 – entre R$ 38 mil e R$ 42 mil

Toyota Etios arrow-options
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Apesar dos poucos equipamentos, o Toyota Etios continua sendo um seminovo entre os mais confiáveis

O índice Car Group avaliou a reparabilidade do Toyota Etios em 24 pontos. Boa notícia para quem sempre quis o compacto japonês, que também surge por valores competitivos no mercado de seminovos. A versão 1.3 X já aparece por valores entre R$ 38 mil e R$ 42 mil.

O motor 1.3 desenvolve 98 cv de potência  e 13,1 kgfm de torque a 4.000 rpm. Dessa vez, o câmbio manual tem seis marchas. O porta-malas não é um ponto favorável, com 270 litros de capacidade. A vantagem de adquirir o modelo seminovo é a possibilidade de contar com rádio convencional ou central multimídia, pois o Etios 1.3 X não sai de fábrica com estes equipamentos.

5 – Chevrolet Onix 1.0 Joy 2019 – entre R$ 35 mil e R$ 40 mil

Chevrolet Onix Joy 2019 arrow-options
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Finalizamos a lista dos seminovos mais baratos de consertar com o Chevrolet Onix Joy, sucesso de vendas

Finalizamos a lista com o confiável Chevrolet Onix Joy , que recebeu 27 pontos na avaliação do Car Group divulgada pelo CESVI Brasil. O modelo já pode ser encontrado nos principais classificados online por valores que alternam entre R$ 35 mil e R$ 40 mil. O preço é competitivo, considerando que estamos falando de um veículo 2019.

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O Onix Joy vem equipado com motor 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm, com câmbio manual de seis marchas. Seu porta-malas tem 289 litros de capacidade. Apesar de não ter computador de bordo ou central multimídia, o consumo de combustível é destaque. O modelo pode aferir até 12,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina entre os seminovos .

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Fonte: IG Carros
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Nova Honda Africa Twin surge em teaser. Será mais em conta e terá mais potência

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Após divulgar um novo registro de patente para a próxima geração da Honda Africa Twin — que inclui a adoção de um sistema de injeção direta e um novo par de comandos no cabeçote para se aliar ao novo motor de maior cilindrada (1084 cc) — a fabricante acaba de revelar o teaser que antecipa a sua chegada. Esperada para meados do ano que vem já como modelo 2021, ela vai suceder a geração atual que ganhou, recentemente, a nova versão mais valente Adventure Sports.

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Até então, o único registro mais claro de como será fica por conta da imagem que vazou no Japão em agosto. Entretanto, a marca anunciou que, no dia 23 deste mês, a nova Honda Africa Twin aparecerá por inteiro. Vale lembrar, também, que virá em outra versão mais em conta, equipada com outro motor igualmente novo, de 850 cc. Ambas em conformidade com as novas metas de emissões de poluentes Euro 5.

Mais detalhes da nova geração

Honda Africa Twin arrow-options
Reprodução
A imagem que foi vazada no Japão é a única prova concreta de como será a nova Honda Africa Twin 2021

Enquanto a 850 cc foi pensada para trazer os atributos da bigtrail a um patamar de preço mais baixo — ante BMW F 850 GS (a partir de R$ 50.950) e a recém chegada na Europa Yamaha Ténéré 700 — a opção de topo com 1084 cc, por sua vez, agrega novas tecnologias para desbancar de vez a rival Yamaha Super Ténéré 1200 DV — que possui um motor maior do que a Africa Twin atual. A variante de entrada deverá ser mais em conta que os R$ 57.990 cobrados pela versão de base da geração de hoje, enquanto a com o motor maior será mais cara que a recém-lançada Africa Twin Adventure Sports (R$ 64.990).

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LEIA MAIS: Honda Africa Twin chega à linha 2020 com nova versão e visual

Além de extinguir o motor atual de 998 cc que desenvolve 95 cv, o modelo deve receber sistema keyless, painel TFT, aumento de potência para 102 cv (no motor maior) além de uma atualização no design. Quanto a este, os maiores destaques ficam por conta do aumento no tamanho do farol e das entradas de ar na carenagem.

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Os acertos de freio e suspensão terão como base as alterações realizadas para a versão Adventure Sports. Ela possui um vão livre do solo de 27 cm, com suspensão que traz 252 mm de curso na dianteira e 240 mm na traseira. Em conjunto a tudo isso, um reposicionamento do banco para ficar mais alto, e assim favorecer a postura do piloto. E o tanque de combustível maior, com capacidade para 24,2 litros (eram 18,8 litros na linha 2019 da Honda Africa Twin ).

Fonte: IG Carros
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