Connect with us

Saúde

Veja 4 sinais de que você precisa dar mais atenção à sua saúde mental

Published

on

PeopleImages, Getty Images

Terapeuta chama a atenção para sinais que costumam ser menosprezados mas podem indicar que a pessoa está perto de ter um colapso mental

Falar sobre saúde mental continua sendo um assunto urgente. O ano de 2022, que parecia ser de esperança, nos faz reviver situações que acreditávamos ultrapassadas. O aumento nos casos de Covid-19, a retomada das medidas restritivas e o retorno ao home office têm desafiado o equilíbrio emocional das pessoas novamente.

Para os especialistas, reconhecer as dificuldades e buscar ajuda especializada são as melhores maneiras de lidar com momentos nos quais a carga de estresse é muito elevada. No entanto, nem sempre quem está passando por situações-limite consegue enxergar isso.

“Muitos sintomas de que a saúde mental está em risco são normalizados pelas pessoas, que não se atentam para o perigo de ignorá-los”, explica Karina Servi, terapeuta da Naomm, plataforma que reúne terapeutas qualificados e licenciados em PICs – Práticas Integrativas e Complementares.

A especialista cita, por exemplo, as dificuldades para dormir e a irritabilidade excessiva como sinais de que é necessário estar mais atento à saúde mental. Karina aponta quatro sinais que parecem inofensivos, mas podem indicar que a pessoa está prestes a ter um colapso emocional. Confira:

1. Insônia

É um dos pontos mais importantes: se não há sono de qualidade é impossível recuperar a energia necessária para seguir em um novo dia. Os distúrbios ligados ao sono são um dos principais fatores que afetam a saúde mental, emocional e física das pessoas.

Quando há insônia, dificuldade para dormir e/ou interrupção do descanso várias vezes durante à noite é necessário avaliar o que pode estar causando isso.

A especialista alerta para os riscos de se recorrer indiscriminadamente a medicamentos para sanar o problema. Às vezes, o uso de remédios é necessário, mas deve ser indicado e acompanhado por um médico.

2. Irritabilidade e estresse

Durante nossa rotina, muitas vezes temos de lidar com situações que nos levam à irritabilidade e ao estresse. O importante aqui é identificar quando o problema é algo isolado ou constante.

Se a irritação é recorrente e nos leva a ter reações aumentadas frente a pequenos acontecimentos, o sinal vermelho deve ser acionado. Caso o estresse seja acompanhado de problemas para dormir, é hora de buscar ajuda.

3. Mudanças repentinas de humor

Estar bem e, de repente, sentir raiva intensa ou sentimentos depressivos pode indicar um problema. Claro que o humor depende de diferentes situações diferentes, porém, se a inconstância é persistente pode ser um sinal do corpo de que algo não está bem.

Se tiver dúvidas em relação a essa questão, pergunte aos seus colegas de trabalho e familiares se eles têm notado oscilações de humor frequentes em você. Se a resposta for positiva, está na hora de mudar de hábitos.

4. Lapsos de memória

Se a pessoa começa a perceber que a memória está falhando no dia a dia com coisas muito simples, como esquecer o que ia fazer na cozinha ou o que ia pegar no armário, é provável que esteja passando por um episódio de esgotamento mental.

O esgotamento mental pode levar à depressão e, portanto, é importante não menosprezá-lo.


(*Metrópoles)

 

Comente Abaixo
Nacional15 minutos ago

Polícia procura homem suspeito de matar jovem na Parada LGBTQIA+

Divulgação – 14.08.2022 Matheus de Souza Cardoso atacou Luiz Henrique com um canivete O Portal dos Procurados divulgou, neste domingo...

Polícia Federal40 minutos ago

PF prende mulher com mais de 3kg de cocaína no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu/PR. Na manhã deste sábado, 13/8, a Polícia Federal prendeu em flagrante uma paraguaia de 28 anos que...

Polícia Federal45 minutos ago

PF prende mulher com cédulas falsas em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR – Policiais federais efetuaram uma prisão em flagrante, no sábado (13/8), de uma mulher que havia retirado...

Polícia Federal45 minutos ago

PF e BPFRON apreendem caminhão carregado com cigarros contrabandeados

Nova Santa Rosa/PR. Neste sábado, 13/8, durante ação integrada por forças de segurança, equipes compostas por policiais do Pelotão de...

Polícia Federal45 minutos ago

PF, PCPR e BPFRON apreendem indivíduo, dinheiro e duas embarcações carregadas com cigarros provenientes do Paraguai

Guaíra/PR – No sábado, 13/8, equipes compostas por policiais do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná, BPFron...

Polícia Federal45 minutos ago

Ação conjunta resulta na apreensão de maconha

Guaíra/PR. Na Madrugada deste sábado (13/8), após patrulhamento na região de portos clandestinos, equipe composta por integrantes da PF, BPFRON/PMPR,...

Tecnologia3 horas ago

Como transferir suas playlists do Spotify para o Amazon Music

Tecnoblog Veja como transferir as playlists Migrar para outro serviço de streaming não precisa ser tão trabalhoso quanto se pensa....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana