conecte-se conosco


Nacional

Vaticano propõe que homens casados possam ser padres na Amazônia

Publicado

em

Papa
Agência Ansa
Papa Francisco

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (17) o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro e discutirá a evangelização de povos nativos e a preservação da floresta.

Leia também: Lula recebe carta de apoio do Papa Francisco: “No fim, o bem vencerá o mal”

O relatório do Vaticano abre a possibilidade de laicos casados se tornarem padres, mas apenas sob determinadas condições. A ideia já era discutida desde o ano passado, após a convocação da assembleia episcopal pelo papa Francisco.

“Afirmando que o celibato é um presente para a Igreja, se pede que, nas zonas mais remotas da região, se estude a possibilidade de ordenação sacerdotal de idosos, preferivelmente indígenas, respeitados e aceitos por sua comunidade, ainda que já tenham uma família constituída e estável”, diz o documento.

A ideia seria estender o sacerdócio aos chamados “viri probati”, homens casados, de fé comprovada e capazes de administrar espiritualmente uma comunidade de fiéis. O objetivo seria aumentar o número cada vez menor de padres na Amazônia.

O documento ressalta que as comunidades amazônicas enfrentam dificuldade para celebrar a Eucaristia por falta de sacerdotes. “Por isso, ao invés de deixar as comunidades sem Eucaristia, devem ser mudados os critérios de seleção e preparação de ministros autorizados a celebrá-la”, diz o Vaticano.

O relatório ainda evidencia a “contribuição decisiva” de homens e mulheres nativos para “dar impulso a uma autêntica evangelização do ponto de vista indígena, segundo seus hábitos e costumes”. “Trata-se de indígenas que pregam a indígenas com um profundo conhecimento de sua cultura e seu idioma, capazes de comunicar a mensagem do Evangelho com a força e a eficácia de sua bagagem cultural”, acrescenta o documento.

Além disso, o Vaticano pede aos bispos que discutam formas de garantir espaços de “liderança” às mulheres, especialmente na área de formação. Entre outras coisas, o relatório sugere que seja “identificado o tipo de ministério oficial que possa ser conferido às mulheres, tendo em conta o papel central que elas desenvolvem na Igreja amazônica”, diz o texto.

Leia mais:  Bolsonaro lamenta decisão do Congresso e diz que espera manter Coaf com Moro

O documento também cita o “alarmante” número de “mártires” na Amazônia, especificamente no caso do Brasil, com 1.119 índios assassinados entre 2003 e 2017, segundo dados do relatório “Violência contra os Povos Indígenas”.

Leia também: Líder indígena brasileiro Raoni é recebido pelo papa Francisco no Vaticano

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, já admitiu que o Sínodo sobre a Amazônia gera “preocupação” no governo Bolsonaro, que vem sendo criticado internacionalmente por afrouxar as políticas ambientais do país. 

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

ASSALTO A BANCO: Bandidos morrem em confronto com a polícia no Sul da Bahia

Publicado

em

Vários suspeitos de terem participado das explosões contra um caixa eletrônico do Bradesco e da agência dos Correios de Jucuruçu, na madrugada desta quarta-feira, (17/07), morreram numa troca de tiros com policiais militares do município e das especializadas Cipe-Mata Atlântica e Rondesp Sul.

A troca de tiros aconteceu durante a fuga dos assaltantes numa estrada vicinal distante cerca de 70 quilômetros de Itabela. A viatura do Pelotão da PM de Jucuruçu, que é vinculado à 43ª Companha Independente de Itamaraju (CIPM), foi atingida pelos disparos, mas os policiais não se feriram.

Os corpos dos homens mortos na ação policial foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis e ainda não foram identificados. As forças policiais continuam mobilizadas, pois há suspeita que os outros oito criminosos ainda estejam na região.

Informações dão conta que a polícia já recuperou uma caminhonete Fiat Toro, de cor branca, usada no crime e uma Toyota Hilux que teria sido tomada de assalto pelo bando durante a fuga.

O assalto

Na madrugada desta quarta-feira, dia 17 de julho, os moradores da pequena cidade de Jucuruçu acordaram com rajadas de tiros e explosões de dinamites e granadas. A ação criminosa teria contado com a participação de pelo dez homens fortemente armados, que explodiram o caixa eletrônico do Banco Bradesco, instalado próximo à agência dos Correios da cidade, que também teria sido alvo dos ladrões.

Nas explosões o cofre do terminal de autoatendimento foi aberto e o imóvel onde fica o caixa eletrônico sofreu vários danos. Os bandidos atiraram num dos pneus de uma viatura da Polícia Militar e de outros veículos que estavam estacionados, mas apesar dos diversos disparos, ninguém ficou ferido.

O Banco Bradesco ainda não informou os possíveis valores levados pelo bando criminoso.


(*Teixeira Hoje)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Witzel critica ineficiência da audiência de custódia e aponta melhora na medida
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Versão Impressa1 minuto atrás

FA 1108 / 20 DE JULHO DE 2019

Comentários do Facebook Leia mais:  Toffoli quer acelerar votação sobre auxílio-moradia para minimizar reajuste

Polícia Federal39 minutos atrás

PF combate concussão e lavagem de dinheiro em Vila Velha/ES

Vila Velha/ES – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19/7) a Operação Endosso, com o objetivo de desarticular suposto esquema...

Polícia Federal39 minutos atrás

Operação Vertex combate crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa

Manaus/AM – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (19/7) a Operação Vertex, uma nova fase da Operação...

Nacional2 horas atrás

ASSALTO A BANCO: Bandidos morrem em confronto com a polícia no Sul da Bahia

Vários suspeitos de terem participado das explosões contra um caixa eletrônico do Bradesco e da agência dos Correios de Jucuruçu,...

Agricultura2 horas atrás

Recadastramento de pescadores deve começar em cerca de 30 dias

O novo Registro Geral de Pesca (RGP) está pronto, anunciou nesta sexta-feira (19) o secretário de Aquicultura e Pesca do...

Economia2 horas atrás

Ministro da Infraestrutura recebe caminhoneiros na semana que vem

arrow-options Agência Brasil/Wilson Dias Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas se encontrará com caminhoneiros na próxima semana para falar sobre...

Economia2 horas atrás

Economia já propôs fim da multa de 40% do FGTS a Bolsonaro

arrow-options Antonio Cruz/Agência Brasil  Após participar de um evento da igreja Sara Nossa Terra, presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana