Connect with us

Saúde

Varíola dos macacos: edema peniano e dor retal são novos sintomas, diz estudo

Published

on

Getty Images

Uma pesquisa científica identificou novos sintomas relacionados ao surto atual de varíola dos macacos: dor na região do ânus e inchaço no pênis. As conclusões foram apresentadas após a análise clínica de 197 pacientes em Londres entre maio e julho de 2022.

“Novas manifestações clínicas da infecção por varíola dos macacos foram identificadas, incluindo dor retal e edema peniano. Essas apresentações devem ser incluídas nas mensagens de saúde pública para auxiliar no diagnóstico precoce e para reduzir a transmissão”, indicam os pesquisadores.

LEIA MAIS: Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

Segundo o estudo, publicado na revista British Medical Journal, dos 197 participantes da pesquisa, todos eram homens e apenas um não fazia sexo com outros homens. A média de idade dos pacientes investigados era de 38 anos. Todos apresentavam lesões cutâneas, principalmente nos genitais ou na região perianal. Oito pacientes apresentavam mais de cem lesões. Boa parte também relatou sintomas como febre e dor.

Um terço dos participantes (71) relatou dor na região do ânus, 16,8% tiveram dor de garganta e 15,7% edema (inchaço) no pênis. Lesões na boca atingiram 27 pacientes (13,7%), de acordo com a pesquisa. Vinte pacientes foram internados no hospital para controle dos sintomas.

LEIA MAIS: Clínica é condenada a indenizar pais de paciente que cometeu suicídio

“Essas descobertas confirmam a transmissão comunitária sem precedentes em andamento do vírus da varíola entre gays, bissexuais e homens que fazem sexo com homens no Reino Unido”, concluíram os pesquisadores, ligados à Fundação Guys and St Thomas, do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que “homens que fazem sexo com homens” diminuam o número de parceiros, de relações sexuais e de exposição ao vírus.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

O estudo também aponta que só um quarto dos pacientes relatou ter tido contato com alguém com infecção confirmada por varíola, levantando a possibilidade de transmissão entre pessoas assintomáticas ou com poucos sintomas.

“A compreensão dessas descobertas terá grandes implicações para o rastreamento de contatos, conselhos de saúde pública e medidas contínuas de controle e isolamento de infecções”, afirmam os pesquisadores.

LEIA MAIS: A promiscuidade das mulheres tatuadas e os significados das tatuagens femininas

Eles também destacam que o crescimento contínuo do surto pode levar à disseminação para populações vulneráveis, incluindo indivíduos imunocomprometidos e crianças. “As implicações disso ainda não são compreendidas.”

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou na sexta-feira, 29, a primeira morte por varíola dos macacos. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com “imunidade baixa” e “comorbidades, incluindo câncer (linfoma)”, que levaram ao agravamento do quadro, de acordo com a pasta.

Comente Abaixo
Política7 minutos ago

Roberto Jefferson pode ter registro de candidatura negada pelo TSE

Reprodução/PTB Ex-deputado Roberto Jefferson O Ministério Público Eleitoral pediu nesta quinta-feira que o  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indefira o registro...

Política1 hora ago

Datafolha: no 2º turno, Lula tem 54% contra 37% de Bolsonaro

Foto: Alan Santos e Ricardo Stuckert Jair Bolsonaro e Lula Em caso de 2º turno, o candidato à Presidência Luiz Inácio...

Política2 horas ago

Datafolha: Haddad lidera com 38%; Tarcísio supera Rodrigo Garcia

Reprodução redes sociais: 11.08.2022 Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcisio de Freitas O Datafolha divulgou uma nova pesquisa nesta quinta-feira (18)...

Política2 horas ago

Freixo e Neves articulam ‘infiltração’ na Baixada Fluminense

Montagem com Reproduções Freixo e Neves buscam atrair eleitores da Baixada Fluminense Em busca de furar o domínio político do...

Política2 horas ago

Auxílio Brasil ainda não surte efeito a Bolsonaro, diz Datafolha

Foto: Alan Santos e Ricardo Stuckert Jair Bolsonaro e Lula O presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou de R$ 400 para...

Saúde2 horas ago

Complexo da Maré teve letalidade por covid duas vezes maior que o Rio

O Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, chegou a ter uma letalidade duas vezes...

Economia2 horas ago

Guedes critica pagamento de bônus  aos servidores do BNDES

Washington Costa/ASCOM ME Paulo Guedes, ministro da Economia O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou o BNDES durante uma palestra...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana