conecte-se conosco



Nacional

Vale tem complexo minerador interditado após registrar altos casos de Covid-19

Publicado

em


source
símbolo da vale
Diário de Pernambuco

Cerca de 9% de funcionários de complexo em Minas Gerais está infectado


Na última quarta-feira, 27, três minas pertencentes à Vale SA, localizadas em Itabira, em Minas Gerais, foram interditadas por Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRT/MG) após altos níveis da Covid-19 terem sido identificados nas instalações.

Leia também: Pesquisadora alerta que Covid-19 é apenas “ponta do iceberg”

Quase 200 trabalhadores testaram positivo para a doença transmitida pelo novo coronavírus , segundo amostras coletadas pela própria empresa. As áreas foram fechadas por tempo indeterminado até que a Vale consiga preparar um ambiente seguro para os trabalhadores e terceirizados.

A Auditoria-Fiscal do Trabalho recebeu uma denúncia do Sindicato informando sobre o alto índice de resultados positivos de Covid-19 . A empresa testava seus funcionários desde o dia 18 de maio, e 9% de todos os empregados estavam contaminados.

A fiscalização verificou que, apesar de a Vale ter implementado medidas para reduzir a propagação do novo coronavírus em suas instalações desde março, haviam falhas como pontos de aglomeração de trabalhadores, pouco espaçamento entre assentos em vans que transportam os trabalhadores. Os principais trechos irregulares eram nas Minas de Conceição, Cauê e Periquito.

Leia também: Cabeleireira com Covid-19 expôs 91 pessoas ao vírus nos EUA

“Outro problema verificado foi que, apesar desses números, a Vale ainda não tinha feito nenhum estudo epidemiológico para mapear os trabalhadores infectados ou os pontos em que estavam concentrados”, afirma ao Último Segundo a Auditora-Fiscal do Trabalho, Odete Reis. “Assim, poderiam ter sido tomadas medidas para reduzir a circulação nesses pontos e para fortalecer o distanciamento”, continua.

Entre as medidas exigidas pela fiscalização estão a testagem de todos os trabalhadores da mineradora, melhorias nas medidas de distanciamento social e a implementação de programa de vigilância epidemiológica. Até o momento, as três minas do complexo não têm previsão de reabertura.

Comentários do Facebook

Nacional

Mourão defende aproximação do governo com partidos do centrão

Publicado

em


source

Agência Brasil

mourão
Romério Cunha/VPR

Vice-presidente Hamilton Mourão defendeu postura do governo em relação a aproximação com partidos do centrão

O vice-presidente Hamilton Mourão classificou como um avanço a aproximação recente do governo com os  partidos de centro no Congresso Nacional, que podem garantir a construção de uma base legislativa para aprovação de projetos de interesse do Executivo.

“O presidente [Bolsonaro] já compreendeu, desde há algum tempo, que em qualquer presidencialismo você precisa ter uma base dentro do Congresso. Se não tiver uma base, você dificilmente consegue aprovar aquilo que são seus projetos mais importantes. A aproximação com os partidos de centro, que são, vamos dizer, a base do equilíbrio de poder dentro do Legislativo, é uma aproximação que eu considero sadia, correta e a partir daí começou-se a melhorar esse relacionamento, que tinha se deteriorado um pouco em meio à pandemia, que foi muito politizada”, disse Mourão, durante um debate virtual transmitido pela Genial Investimentos nas redes sociais.

O vice-presidente também defendeu a retomada do debate sobre a recriação de uma nova CPMF, que seria um imposto sobre transações financeiras. O tema enfrenta resistência do presidente Jair Bolsonaro.

“Eu acho que tem que ser discutido. O presidente é contra, ele não quer jogar esse assunto na mesa por causa da memória antiga da CPMF, mas a gente sabe que o nosso sistema tributário é complicado. Mais cedo ou mais tarde, essa discussão vai ter que ser colocada na mesa”, afirmou.

Mourão também citou que a reforma administrativa está pronta para ser encaminhada ao Congresso, mas que só deve ser mesmo apresentada após a volta dos trabalhos presenciais no Legislativo. A medida, elaborada pelo Ministério da Economia, pretende alterar os direitos dos futuros servidores federais, e inclu a revisão dos salários iniciais, a redução no número de carreiras e o aumento no prazo para o servidor atingir a estabilidade.

“O Congresso está se reunindo de forma virtual e ela é uma reforma que precisa de uma discussão bem encorpada. Acho qe ela só deve ser reapresentada na hora que o Legislativo voltar a trabalhar de forma presencial”, afirmou o vice-presidente.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual6 minutos atrás

Acervo de arte sacra do Espírito Santo em exposição virtual

. Parte do maior acervo de arte sacra do Espírito Santo está em cartaz até o dia 12 de agosto, com...

Estadual9 minutos atrás

Manifestações culturais de Cariacica são reconhecidas como Patrimônio Imaterial

. O Carnaval de Congo de Máscaras e seu personagem João Bananeira foram reconhecidos como Patrimônio Imaterial do município de...

Estadual10 minutos atrás

Doação de órgãos proporcionou recomeço de vida para quatro pessoas neste domingo (12)

. Neste domingo (12), uma doação de órgãos que aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, mudou...

Estadual10 minutos atrás

Sesport discute protocolos sanitários para retomada gradual das atividades esportivas

. A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) realizou, na última sexta-feira (10), uma reunião para discutir protocolos sanitários necessários para...

Nacional10 minutos atrás

Mourão defende aproximação do governo com partidos do centrão

Romério Cunha/VPR Vice-presidente Hamilton Mourão defendeu postura do governo em relação a aproximação com partidos do centrão O vice-presidente Hamilton...

Nacional10 minutos atrás

Cargo de Pazuello no comando da Saúde é reavaliado pelo governo

Marcos Corrêa/PR General Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde A posição de Eduardo Pazuello no comando do Ministério da Saúde...

Política10 minutos atrás

IPVA: passa cobrança para carro de locadora que circula no ES

. O plenário aprovou o Projeto de Lei (PL) 352/2020 que replica no Espírito Santo decisão do Supremo Tribunal Federal...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!