conecte-se conosco



Nacional

Vale pede prisão de professor que protestou contra crime de Mariana em 2015

Publicado

em

professor protesto Mariana Vale arrow-options
Alexandra Duarte

O processo do professor Evandro Medeiros será julgado no dia 22 de outubro.

A mineradora Vale , responsável pelos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho , em Minas Gerais, quer que o professor Evandro Medeiros , da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) seja preso por ter participado de um protesto em novembro de 2015 contra a empresa.

Leia também: Justiça afasta coordenador da força-tarefa penitenciária no Pará

A Vale moveu dois processos contra o docente: um na esfera cível e outro na esfera criminal. No processo cível, ele foi absolvido em segunda instância, por falta de provas.

O julgamento do processo na esfera criminal, entretanto, será no próximo dia 22 de outubro, no Fórum José Elias Monteiro, em Marabá, no sul do Pará, às 11 horas da manhã. Não há valor a ser pago, mas a mineradora pede a prisão do professor.

O professor da faculdade de Educação no Campo da Unifesspa se diz indignado com o fato do Ministério Público do Pará (MPPA) ter aceitado a denúncia.

“O que me deixa com vergonha do sistema de justiça do país é que o Ministério Públic o aceitou as denúncias da Vale legitimando a prática de criminalização que é exercitada pela mineradora contra aquelas pessoas que são críticas às atividades de mineração. Aquelas pessoas que se colocam como denunciantes dos crimes da empresa”, afirma.

Segundo ele, a Vale usa a criminalização para desarticular as pessoas mais engajadas em protestar contra a empresa. Medeiros se defende de um pedido de interdito proibitório, um artifício processual utilizado para impedir agressões iminentes que ameaçam a posse de alguém.

Leia também: “Se ele portasse uma arma de fogo, teria me matado”, diz juíza esfaqueada

A mineradora também pediu a interdição de outros militantes da região , como é o caso da João Reis e Valdir Gonçalves, lideranças comunitárias de Marabá que estão proibidas de se aproximar da Estrada de Ferro Carajás (EFC) – local onde ocorreu o protesto após o crime de Mariana, em 2015.

“A gente vive em uma região muito marcada pela violência, pela violação de direitos . Essa conjuntura nos últimos anos tem sido uma conjuntura em que a democracia sobrevive, os direitos individuais e coletivos estão sob risco. Junta tudo isso e as pessoas processadas pela Vale acabam de alguma forma vivendo sob uma tensão, porque estão sob o risco de serem presas”, argumenta o professor.

Medeiros ressalta, porém, que a judicialização não o afastou da luta. “Não deixei de denunciar as arbitrariedades cometidas pela empresa e nem de me pronunciar publicamente sobre as situações que envolvem os impactos da mineração na região. Pelo contrário, senti muito mais vontade de me envolver com isso. Só que ao mesmo tempo isso é movido por um sentimento de indignação, de raiva e de impotência”, assinala.

Leia também: Gari cai dentro de caminhão de lixo e tem pernas arrancadas por compactador

A manifestação realizada em novembro de 2015 , que deu origem aos dois processos, era em solidariedade às vítimas de Mariana , mas também os impactos pela estrada de ferro . As casas que ficam próximas dos trilhos sofrem não só com a poluição sonora causada pela trepidação do trem, mas também têm falhas estruturais como rachaduras, que colocam em risco à vida de quem mora no local. 

Comentários do Facebook

Nacional

Covid-19: Região Norte é a que tem mais casos confirmados por milhão de pessoas

Publicado

em


source
Pesquisadores da Fiocruz buscam vacina para combater o novo coronavírus (Sars-Cov-2)
Reprodução/Facebook

Pesquisadores da Fiocruz buscam vacina para combater o novo coronavírus (Sars-Cov-2)

A Região Norte do Brasil é líder no número de casos confirmados de contaminações pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) por milhão de habitantes, mostra o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim, a região tem 69.370 casos confirmados de contaminação até a semana epidemiológica 21 da pandemia da Covid-19 e uma taxa de 3.740 registros por milhão de habitantes.

Enquanto isso, outras regiões que tem mais casos confirmados em números absolutos, como é o caso do Sudeste (131.346) e do Nordeste (119.801) têm taxas de 1.486 e 2.099 casos por milhão de habitantes, respectivamente.

Leia também: Covid-19: número de casos confirmados da doença no mundo chega a 6 milhões

O mesmo vale para os números de óbitos. Enquanto o Norte tem taxa de 230 óbitos, Sudeste e Nordeste têm 120 e 114, respectivamente.

Nesta sexta, o Ministério da Saúde também atualizou os dados a Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora, segundo a pasta, subiu para 27.878 o número de mortes pela doença, sendo 1.124 novos registros . A alta corresponde a um crescimento de 4,2%. Desses 1.124 óbitos, 331 foram nos últimos três dias.

Os novos casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus no Brasil são 26.928, totalizando 465.166. O aumento foi de 6,1%. Já a taxa de letalidade passou de 6,1% para 6%.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes35 minutos atrás

Força mental pode ser ponto forte do judô brasileiro na Olimpíada

. No comando da seleção brasileira masculina de judô desde 2018, a sensei Yuko Fujii, nascida na cidade de Toyoake (Japão),...

Nacional40 minutos atrás

Covid-19: Região Norte é a que tem mais casos confirmados por milhão de pessoas

Reprodução/Facebook Pesquisadores da Fiocruz buscam vacina para combater o novo coronavírus (Sars-Cov-2) A Região Norte do Brasil é líder no...

Internacional40 minutos atrás

Brasil passa a Espanha no número de mortes pela Covid-19

Pixabay/Orna Wachman Nos casos confirmados da Covid-19 o Brasil está atrás somente dos Estados Unidos O Brasil passou a Espanha...

Nacional40 minutos atrás

Covid-19: Mortes sobem para 27,8 mil no Brasil; casos passam de 465 mil

GlobalStock/GettyImages/CreativeCommons Estado de São Paulo é o que tem mais mortes e casos confirmados da Covid-19 O Ministério da Saúde...

Esportes55 minutos atrás

Lista mostra diferença de valores pagos a homens e mulheres no esporte

. Apenas duas mulheres estão no privilegiado grupo dos 100 atletas mais bem pagos no mundo, as tenistas Naomi Osaka...

Saúde1 hora atrás

Estado do Rio atinge 5 mil mortes por covid-19

. O estado do Rio de Janeiro chegou a 5.079 mortes e tem 47.953 casos confirmados de covid-19. O dado...

Esportes2 horas atrás

Com brasileiro na disputa, EUA preparam retomada do circuito de golfe

. Paralisados desde março por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os torneios de golfe nos Estados Unidos estão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!