conecte-se conosco



Saúde

Vacinação contra febre aftosa já imunizou 166 milhões de animais

Publicado

em


.

Dados parciais da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em 2020 mostraram cobertura vacinal de 97,81% do rebanho de bovinos e bubalinos de todas as idades. No total, segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, entre estados que já enviaram informações foram imunizados 166 milhões de animais.

Até o momento, 18 dos 23 estados que precisam vacinar seus rebanhos entraram no balanço. Isso porque um está em análise e três ainda não enviaram o relatório com os dados finais dessa fase. A segunda etapa de campanha de vacinação contra aftosa começa em 22 estados em novembro.

Novo coronavírus

Em 2019, na campanha de maio, foram vacinados 196 milhões de bovinos e bubalinos, cobrindo 98,08% do total. Por causa da pandemia de covid-19, este ano a primeira etapa de vacinação foi prorrogada em 30 dias para que todos os estados tivessem 60 dias para a imunização.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério, Geraldo Moraes, a pequena redução da cobertura vacinal era esperada como reflexo direto da pandemia, que atrapalhou a logística da vacinação. “Apesar disso, foi uma campanha exitosa, dadas as proporções da emergência em saúde existente no país”, disse. A previsão para esta primeira etapa é de vacinar cerca de 183 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades.

Certificação

Os estados do Paraná, Acre e Rondônia, e regiões do sul do Amazonas e do noroeste de Mato Grosso tiveram a última vacinação contra a doença em 2019 e, no momento, estão cumprindo o prazo para reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal.

O Rio Grande do Sul, que teve a última vacinação em março deste ano, também está cumprindo prazo para o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Desde 2007, o estado de Santa Catarina é reconhecido internacionalmente nessa categoria. 

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

SP testa alunos e professores para identificar incidência de covid-19

Publicado

em


A partir de amanhã (15), o governo de São Paulo começa a testar 19,3 mil professores, alunos e servidores da rede estadual de ensino para analisar a incidência do novo coronavírus. Serão testados 10 mil estudantes e 9,3 mil profissionais da educação.

Os exames serão amostrais, ou seja, não serão testados todos os professores, nem todos os alunos da rede pública de ensino do estado.

Os testes serão feitos por meio do exame de RT-PCR, que identifica o vírus de forma ativa, e não por exame sorológico, que detecta a presença de anticorpos. Os testes serão feitos inclusive em pessoas que estão sem sintomas.

Os testes serão feitos em alunos e profissionais de 100 escolas, distribuídas em 20 cidades de diversas regiões do estado. Segundo o governo, as escolas participantes serão escolhidas por meio de sorteio. Em cada um dos estabelecimentos, serão feitos testes em 100 alunos e em todos os seus servidores.

Segundo o governo, o objetivo é identificar a frequência de contágio pelo novo coronavírus durante o período de volta às aulas presenciais que, desde o dia 7 de outubro, é opcional para alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) da rede estadual.

A volta às aulas de forma presencial também é opcional em casos de reforço e de recuperação. Isso, no entanto, está condicionado à aprovação dos prefeitos.

 

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes7 minutos atrás

Série D: América-RN vence terceira seguida e afunda Guarany de Sobral

Após um início cambaleante na Série D do Campeonato Brasileiro, o América-RN emplacou a terceira vitória consecutiva. Nesta quarta-feira (14),...

Estadual22 minutos atrás

Hospital Dr. Jayme Santos Neves está com vagas abertas para PCDs

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, abre oportunidades de trabalho voltadas para Pessoas Com Deficiência (PCDs) em...

Estadual22 minutos atrás

Encontro virtual debate Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres na macrorregião central

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas paras a Mulheres (SUBPM), promoveu, na última sexta-feira...

Entretenimento22 minutos atrás

Cantor português Tony Lemos, do Santamaria, é encontrado morto aos 48 anos

Reprodução/Instagram Tony Lemos Tony Lemos, que era músico do grupo português Santamaria, foi encontrado morto em sua casa, em Portugal,...

Mulher22 minutos atrás

Contratação de Robinho causa revolta entre torcedoras santistas

Condenado a 9 anos de prisão em primeira instância por estupro pela justiça italiana, o atacante Robinho foi recentemente contratado...

Mulher37 minutos atrás

Simpatias para cada signo ter sorte e sucesso!

As simpatias para sorte e sucesso são ainda mais poderosas nos momentos em que tudo parece estar dando errado. Sabe...

Estadual37 minutos atrás

Hospital Dr. Jayme Santos Neves está com vagas abertas para PCDs

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, abre oportunidades de trabalho voltadas para Pessoas Com Deficiência (PCDs) em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!