conecte-se conosco


Nacional

Uso de simulador para obtenção de CNH passa a ser facultativo

Publicado

em

Simulador
Divulgação/Ministério das Cidades
Aulas em simuladores deixarão de ser obrigatórias para a obtenção da carteira de motorista

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (17) torna facultativo o uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também: Maia diz acreditar que Câmara vete projeto que acaba com multa da cadeirinha

As novas regras preveem, ainda, redução de 25 para 20, no número de horas-aula (h/aula) práticas nas auto-escolas, para a categoria B da CNH . No caso da categoria A, serão necessárias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula terá de ser feita no período noturno. Para condutores de ciclomotores, a carga horária mínima será de 5h/aula.

As medidas começam a valer no prazo de 90 dias a serem contados a partir de hoje – data em que a matéria foi publicada no DOU.

Em abril, durante reunião do Contran que definiu as novas regras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as mudanças ajudarão a desburocratizar etapas do processo de formação do condutor. “As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”.

Na oportunidade, ele argumentou que o simulador não teria eficácia comprovada. “Ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse.

De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação . O ministro disse estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.

Leia mais:  Uruguaio morre após passar mal em voo que fez pousode emergência em Pernambuco

Leia também: Nova regra livra pelo menos 1,4 milhão de motoristas de perder a CNH

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Motorista embriagado invade lanchonete, atropela quatro e mata jovem

Publicado

em

Antônio Barbi Junior, de 41 anos, foi agredido pelas pessoas que estavam no local. Ele foi levado para o plantão da Polícia Civil e autuado por homicídio e lesão corporal culposa

Frequentadores que estavam na calçada e no interior do estabelecimento foram atropelados. Uma jovem de 29 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas. O teste do bafômetro indicou que o condutor da van estava embriagado. Ele foi preso.

Antônio Barbi Junior, de 41 anos foi agredido pelas pessoas que estavam no local. Ele foi levado para o plantão da Polícia Civil e autuado por homicídio e lesão corporal culposa. O motorista será levado para audiência de custódia nesta segunda-feira, 14.

O acidente aconteceu na rua José Lins do Rego, no Jardim Tamoio, região periférica da cidade. Conforme a Polícia Civil, guardas municipais que estiveram no local relataram que o veículo não conseguiu fazer uma curva, subiu na calçada e invadiu a área onde estava a clientela da lanchonete, atingindo as pessoas.

O veículo parou após bater numa coluna de metal. A jovem Thamyres Soares Marques Jacinto foi atingida em cheio e não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Conforme a Guarda Municipal de Jundiaí, outras três pessoas, duas mulheres de 30 e 27 anos e um jovem de 27, ficaram feridas e foram levadas para o pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo. As três vítimas continuavam internadas neste domingo em estado estável.

O teste do bafômetro acusou a embriaguez do motorista Antônio. Nas roupas dele foi encontrado um pino vazio de entorpecente, o que levantou a suspeita do consumo de droga.

 

Comentários do Facebook
Leia mais:  PT quer Haddad em debates eleitoraispara representar Lula
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Polícia Federal6 horas atrás

Polícia Federal e Receita Federal apreendem 1300 kg de cocaína no Paraná

Curitiba/PR – A Polícia Federal e Receita Federal apreenderam na manhã de hoje (11/10) 1300 kg de cocaína no Porto...

Direto de Brasília7 horas atrás

Identificadas as seis vítimas que morreram em grave acidente na Via Dutra

arrow-options Foto: Reprodução/Internet Simone da Silva e Felipe da Silva com a filha A Polícia Civil do Rio de Janeiro...

Direto de Brasília7 horas atrás

Mulher morre “engolida” por buraco que se abriu enquanto ela estendia roupa

arrow-options Bombeiros/Divulgação Buraco se abriu sob os pés da mulher Uma mulher de 55 anos morreu após um buraco se...

Direto de Brasília7 horas atrás

Acidente na Dutra: Perícia investiga se caminhoneiro havia ingerido álcool

arrow-options PRF/Divulgação Os dois veículos ficaram totalmente destruídos com o impacto da batida O grave acidente que deixou seis mortos...

Direto de Brasília7 horas atrás

Incêndio atinge casa, crianças fogem pela janela e mãe é presa

arrow-options Foto: Polícia Militar/ Divulgação Crianças conseguiram escapar de incêndio em casa pela janela, em Guatambu Três irmãos conseguiram escapar...

Direto de Brasília7 horas atrás

Acidente entre ônibus e motos deixa quatro mortos e 49 feridos em Minas Gerais

arrow-options Corpo de Bombeiros / Reprodução Ônibus saiu da pista e tombou após bater em motos Um acidente envolvendo um...

Direto de Brasília7 horas atrás

Arcebispo chama direita de “violenta e suja” em sermão de Aparecida

arrow-options TV Aparecida / Reprodução Missa foi realizada na manhã deste sábado Durante sermão na missa solene do dia de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana