conecte-se conosco



Internacional

Urnas abrem no Chile para plebiscito histórico de nova Constituição

Publicado

em


As urnas abriram no Chile neste domingo para um plebiscito histórico sobre se a Constituição do país, que vem da era do ditador Augusto Pinochet, será descartada e substituída por uma nova Carta a ser formulada, uma das principais reivindicações dos protestos que tomaram conta do país no ano passado.

Grandes protestos contra o governo, a desigualdade e o elitismo em uma das mais avançadas economias da América Latina tomaram o Chile no ano passado e foram retomados com o relaxamento das restrições adotadas para conter o coronavírus.

Os eleitores têm 12 horas, a partir das 8h locais (mesmo horário de Brasília) para votarem. Mais de 14,8 milhões de pessoas podem votar em 2.715 locais em todo o país, embora os que sofrem de Covid-19 tenham sido alertados para se manterem distantes sob ameaça de prisão.

Os chilenos decidirão se aprovam ou rejeitam uma nova Constituição e se ela deve ser elaborada por um grupo especial eleito pelos cidadãos, composto por metade de homens e metade de mulheres, com representantes indígenas, ou se por uma mistura de cidadãos e parlamentares.

É necessário maioria simples para vencer. As pesquisas de opinião sugerem que uma nova Constituição será aprovada por ampla margem.

Entre os primeiros a votar estava o presidente do Chile, Sebastián Piñera. Sua taxa de aprovação caiu para um patamar recorde de baixa em meio aos protestos e se manteve claudicante durante a pandemia.

Falando no bairro de Las Condes, perto de sua casa, ele fez um apelo para que os chilenos compareçam em números recordes, não importando sua inclinação de voto.

“Nesta noite, quando soubermos os resultados, respeitemos a decisão do povo e tomemos uma ação forte e clara pela democracia e não pela anarquia, pela paz e não pela violência, pela unidade e não pela divisão”, disse ele a jornalistas.

Comente Abaixo
Internacional19 minutos atrás

Senado do Chile rejeita projeto de lei de saque de pensões

O Senado do Chile rejeitou um projeto de lei de ajuda contra o novo coronavírus, de iniciativa da oposição, que...

Nacional2 horas atrás

Sol e calor nesta sexta em São Paulo

iG São Paulo Previsão do tempo desta sexta (27) é de calor Sol e calor marcam a previsão do tempo desta...

Nacional8 horas atrás

TSE garante que sistema eleitoral está seguro e preparado para o segundo turno

Antonio Augusto/Ascom/TSE Urna eletrônica e leitor biométrico O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) garantiu nesta quinta-feira (26) que o sistema...

Entretenimento8 horas atrás

Vídeo mostra mãe de Neymar viajando com o ex-namorado Tiago Ramos

Reprodução/Instagram Nadine e Tiago Ramos Nadine Gonçalves foi vista junto com Tiago Ramos em um voo. Vale lembrar que a...

Saúde8 horas atrás

Covid-19: Brasil tem 171 mil mortes e 6,2 milhões de casos acumulados

O número de casos acumulados de covid-19 passou de 6.166.606 para 6.204.220 entre ontem e hoje (26) . Nas últimas...

Saúde8 horas atrás

Covid-19: Saúde anuncia recursos para leitos e programa de imunização

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou hoje (26) que recursos remanescentes para o enfrentamento da pandemia de covid-19 serão...

Saúde8 horas atrás

DF oferecerá teste genético a mulheres com risco de câncer de mama

O governador Ibaneis Rocha sancionou hoje (26) lei que obriga os hospitais públicos do Distrito Federal (DF) a realizarem teste...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!