conecte-se conosco


Direto de Brasília

Um policial civil é preso a cada cinco dias em São Paulo

Publicado

em

A cada cinco dias, um policial civil foi preso, em média, em São Paulo , entre janeiro de 2015 e julho deste ano. De acordo com o “Agora”, a Corregedoria da Polícia Civil prendeu 33 agentes neste período, acusados de extorsão, associação ao tráfico de droga, entre outros.

Leia também: Policiais tentaram impedir que bala que matou Ágatha chegasse na Polícia Civil

Delegacia de Polícia Civil arrow-options
Reprodução
Delegacia de Polícia Civil


Entre os crimes, a extorsão é o que mais fez com que policiais civis fossem presos. Foram 58 prisão durante esse período, o que representa 17,4% do total. Já a associação ao tráfico fez com que 31 policiais fossem parar atrás das grades, todas em 2017.

Leia também: Homem sem perna é preso por dirigir caminhão bêbado e usar cano para acelerar

Violência doméstica e corrupção foram responsáveis pela prisão de 16 policiais, em cada caso, e o crime de organização criminosa resultou em 14 detenções.

Os investigadores foram os policiais civis que mais foram presos, representando um total de 43,8% do total, seguidos pelos carcereiros, agentes policiais e escrivães. “Quando estes casos acabam descobertos, são investigados e, após a conclusão, os criminosos são demitidos”, disse Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindpes,

“A punição precisa ser severa para esses criminosos que se camuflam de policiais para praticar atos ilícitos e mancham a honra e o nome de uma instituição tão comprometida em proteger a população”, concluiu.

No entanto, as prisões estão em queda, o que é atribuído por Raquel à diminuição de prisões ao trabalho de apuração desenvolvido pela Corregedoria e a punição contra policiais que cometem crimes. 

Leia também: Arma nova, munição velha: policiais do Rio tem ‘surpresa’ ao trocar armamento

Leia mais:  Procurador da Lava Jato diz que delação de Palocci com a PF é o ‘fim da picada’

Em nota, a Polícia Civil se manifestou, afirmando não compactuar com desvios de conduta. “Nessas ocasiões, são avaliados os procedimentos executados em cada uma das delegacias, bem como a conduta dos agentes. Se constatada qualquer irregularidade, são instaurados os procedimentos administrativos e legais cabíveis, que podem levar à prisão e expulsão dos responsáveis”, diz a nota.

Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Alexandre de Moraes vota a favor de prisão após segunda instância

Publicado

em

source
Ministro Alexandre de Moares arrow-options
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Ministro votou contra o ministro Marco Aurélio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou a favor do cumprimento antecipado de pena após condenação em segunda instância . Com o voto, o placar está em 1 a 1 após o ministro Marco Aurélio Mello votar contra a pauta.

No início da leitura do voto, Moares disse que “toda vez que se altera a jurisprudência se fala em evolução”, mas que, às vezes, também há uma “involução”.

Acompanhe ao vivo: STF retoma julgamento sobre prisão em segunda instância

Em seguida, o ministro fez uma defesa da democracia e ciriticou ameaças à Corte. “Paixões políticas e ideológicas resultaram em ameaças ao STF, muito acima das salutares  manifestações de uma democracia. Relatores foram chamados de levianos e corruptos por ter uma posição contrária”, afirmou.

Na sustentação do voto, Moraes disse que “alterações de posicionamento não produziram nenhum impacto significativo no sistema penitenciário nacional” e que não vê que os princípios de presunção de inocência e de não culpabilidade serão feridos. “A decisão de segundo grau é fundamentada”, completou.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Defesa de Temer diz na CCJ que denúncia é "flagrantemente inconsistente"
Continue lendo
Tecnologia22 minutos atrás

Por que ter uma Smart TV Box em casa em pleno 2020?

É cada vez mais difícil um lar brasileiro não ser equipado com uma smart TV. Neste cenário, dispositivos como o...

Política22 minutos atrás

Pagamento no cartão para evitar corte de energia

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 909/2019, do deputado Marcos Garcia (PV) que determina às concessionárias de...

Política22 minutos atrás

Deputado quer coleta de resíduos sólidos em shows

Proposição apresentada pelo deputado Dr. Rafael Favatto (Patri) determina que os eventos públicos ou privados com a participação de mais...

Política22 minutos atrás

Projeto regra religação de serviços essenciais

Regulamentar o restabelecimento de serviços essenciais para o cidadão, como os de fornecimento de energia elétrica e de água e...

Carros e Motos22 minutos atrás

Corolla seminovo ou Yaris zero quilômetro: qual compensa mais?

No último capítulo de nossa nova série “Vitrine”, você entendeu por que é melhor comprar um Chevrolet Onix Plus zero...

Carros e Motos22 minutos atrás

Land Rover Discovery 2020 chega ao Brasil; veja preços

arrow-options Divulgação Land Rover Discovery A Land Rover iniciou as vendas do Discovery Sport 2020. O novo modelo chega ao...

Esportes48 minutos atrás

Seleção masculina de handebol estreia no Torneio Centro Sul-Americano

Ainda sem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a seleção masculina brasileira de handebol estreia nesta terça (21) contra...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana