conecte-se conosco



Saúde

Um a cada quatro doentes infectados sofrem de queda de cabelo

Publicado

em

@ Pixabay

Segundo um novo estudo, um quarto dos pacientes infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, sofrem de queda de cabelo nos primeiros seis meses após terem sido contaminados – e as mulheres estão mais predispostas a experienciarem o problema.

Pesquisadores que estudaram uma série de sintomas a longo prazo provocados pela Covid-19 detectaram que 359 de 1.655 pacientes hospitalizados em Wuhan, na China, sofreram de perda acentuada de cabelo.

Os dados apurados, publicados no The Lancet, indicam que a perda de cabelo é um sintoma primário a longo prazo da Covid-19, juntamente com fadiga, falta de ar, tonturas e dor nas articulações.

Os autores do artigo que pretendiam investigar os efeitos a longo prazo do novo coronavírus dizem que os sintomas permanecem “em grande parte obscuros”.

Os pacientes que foram examinados para este estudo tiveram alta do Hospital Jin Yin-tan em Wuhan entre 7 de janeiro e 29 de maio de 2020, após sofrerem de Covid-19.

Seis meses depois, foram novamente entrevistados e responderam a questionários acerca dos seus sintomas e qualidade de vida.

Os indivíduos também foram submetidos a exames físicos e realizaram testes de caminhada de seis minutos, bem como a exames de sangue.

Segundo os investigadores, 63% dos pacientes tinham fadiga ou fraqueza muscular, 26% sofriam de distúrbios do sono, 23% tinham ansiedade ou depressão e 22% sofriam de perda de cabelo.

O estudo revelou ainda que 76% dos pacientes relataram pelo menos um sintoma seis meses após o início generalizado dos sintomas, e a proporção foi maior nas mulheres.

Os autores escreveram: “o objetivo deste estudo foi descrever as consequências a longo prazo da saúde de pacientes com Covid-19 que receberam alta hospitalar”.

“Até onde sabemos, este é o maior estudo de coorte com a maior duração de acompanhamento avaliando as consequências para a saúde de pacientes adultos com alta hospitalar a recuperarem da Covid-19”.

Dermatologistas dizem que a perda de cabelo é em parte uma resposta normal a uma experiência estressante- como adoecer com um vírus durante uma pandemia – e que o cabelo irá eventualmente voltar a crescer.

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), a perda de cabelo induzida pela Covid ocorre também devido ao eflúvio telógeno (TE) – uma condição de derramamento causada por uma perturbação no ciclo de crescimento capilar.

O TE resulta numa elevada percentagem de folículos anagênicos (folículos capilares que estão ativamente a crescer), entrando na sua fase de repouso prematuramente em todo o couro cabeludo.

Os especialistas da AAD apontam que o TE dura entre seis a nove meses antes do cabelo retornar à sua espessura normal e aparência.

Comente Abaixo
Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 14 de maio de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia auxilia nas decisões que merecem ser tomadas ÁRIES  Conte com mais capacidade de promover...

Estadual4 horas atrás

Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

Preço da celulose inicia trajetória de recuperação no mercado internacional A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir...

Política4 horas atrás

Apenas 14% dos brasileiros não votariam em Lula nem em Bolsonaro, diz pesquisa

    Agência Brasil – Lula e Bolsonaro; pré-candidatos devem alcançar o segundo turno, revelam pesquisas A disputa pela presidência em...

Mulher5 horas atrás

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Reprodução: Alto Astral A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não...

Nacional5 horas atrás

Fazendeiro é atingido por boi que tentava pular muro e vai parar na UTI

Reprodução Uma das patas do boi atingiu o fazendeiro que estava escorado em uma baia Um idoso de 72 anos...

Mulher5 horas atrás

8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar!

Reprodução: Alto Astral 8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar! Nada mais justo...

Estadual5 horas atrás

Servidores do TJES participam de capacitação sobre acessibilidade de imóveis

O curso remoto terminou nessa quarta-feira, 12/5. A Escola de Magistratura do Espírito Santo (Emes), em parceria com a Comissão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!