conecte-se conosco



Saúde

Um a cada quatro doentes infectados sofrem de queda de cabelo

Publicado

em

@ Pixabay

Segundo um novo estudo, um quarto dos pacientes infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, sofrem de queda de cabelo nos primeiros seis meses após terem sido contaminados – e as mulheres estão mais predispostas a experienciarem o problema.

Pesquisadores que estudaram uma série de sintomas a longo prazo provocados pela Covid-19 detectaram que 359 de 1.655 pacientes hospitalizados em Wuhan, na China, sofreram de perda acentuada de cabelo.

Os dados apurados, publicados no The Lancet, indicam que a perda de cabelo é um sintoma primário a longo prazo da Covid-19, juntamente com fadiga, falta de ar, tonturas e dor nas articulações.

Os autores do artigo que pretendiam investigar os efeitos a longo prazo do novo coronavírus dizem que os sintomas permanecem “em grande parte obscuros”.

Os pacientes que foram examinados para este estudo tiveram alta do Hospital Jin Yin-tan em Wuhan entre 7 de janeiro e 29 de maio de 2020, após sofrerem de Covid-19.

Seis meses depois, foram novamente entrevistados e responderam a questionários acerca dos seus sintomas e qualidade de vida.

Os indivíduos também foram submetidos a exames físicos e realizaram testes de caminhada de seis minutos, bem como a exames de sangue.

Segundo os investigadores, 63% dos pacientes tinham fadiga ou fraqueza muscular, 26% sofriam de distúrbios do sono, 23% tinham ansiedade ou depressão e 22% sofriam de perda de cabelo.

O estudo revelou ainda que 76% dos pacientes relataram pelo menos um sintoma seis meses após o início generalizado dos sintomas, e a proporção foi maior nas mulheres.

Os autores escreveram: “o objetivo deste estudo foi descrever as consequências a longo prazo da saúde de pacientes com Covid-19 que receberam alta hospitalar”.

“Até onde sabemos, este é o maior estudo de coorte com a maior duração de acompanhamento avaliando as consequências para a saúde de pacientes adultos com alta hospitalar a recuperarem da Covid-19”.

Dermatologistas dizem que a perda de cabelo é em parte uma resposta normal a uma experiência estressante- como adoecer com um vírus durante uma pandemia – e que o cabelo irá eventualmente voltar a crescer.

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), a perda de cabelo induzida pela Covid ocorre também devido ao eflúvio telógeno (TE) – uma condição de derramamento causada por uma perturbação no ciclo de crescimento capilar.

O TE resulta numa elevada percentagem de folículos anagênicos (folículos capilares que estão ativamente a crescer), entrando na sua fase de repouso prematuramente em todo o couro cabeludo.

Os especialistas da AAD apontam que o TE dura entre seis a nove meses antes do cabelo retornar à sua espessura normal e aparência.

Comente Abaixo
Mulher29 minutos atrás

Rebeca Andrade: conheça a ginasta brasileira medalhista de ouro

Reprodução Instagram Rebeca Andrade, a ginasta brasileira que fez história nas Olimpíadas 2020 Rebeca Andrade é a primeira mulher ginasta...

Mulher29 minutos atrás

Conheça 5 procedimentos estéticos realizados por dentistas

Reprodução: Alto Astral Conheça 5 procedimentos estéticos realizados por dentistas A popularidade dos procedimentos estéticos cresce cada vez mais. Com...

Mulher29 minutos atrás

A flor de cada signo do Zodíaco

Redação João Bidu A flor de cada signo do Zodíaco Dentro do estudo da Astrologia existe a lei da correspondência. Isso...

Entretenimento59 minutos atrás

Prior fala de nude enviado a um fã e revela convite para posar nu

Reprodução/Instagram Felipe Prior Felipe Prior comentou novamente o episódio em que ele mandou um nude para um de seus fãs,...

Nacional59 minutos atrás

Adolescentes morrem tentando se aquecer com fogueira dentro de casa em MG

Dois adolescentes faleceram tentando se aquecer contra o frio na noite de sexta-feira (29), em Ouro Fino (MG). Os jovens,...

Tecnologia59 minutos atrás

LGPD: empresas já podem levar multas milionárias se não protegerem seus dados

Unsplash/Markus Spiske Vazamentos de dados poderão gerar multas Resumo A Lei Geral de Proteção de Dados começa a aplicar sanções...

Saúde1 hora atrás

Mais 2,1 milhões de doses da vacina da Pfizer chegam em Viracopos

Pousou na manhã de hoje (1º) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), um dos aviões que trazem a carga...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!