conecte-se conosco



Nacional

Turquia inicia ofensiva contra curdos no nordeste da Síria

Publicado

em

Curdos se manifestando na Síria arrow-options
Reprodução/Twitter Florencia Guarche

Cursos se manifestam contra ataques turcos na cidade síria de Kobane

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira (9) em seu Twitter o início da invasão no nordeste da Síria para combater forças curdas. A ofensiva se tornou possível após a decisão do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar as tropas americanas da região.

Leia também: Afeganistão anuncia morte de um dos líderes da Al-Qaeda

A coalizão dos curdos  Forças Democráticas da Síria (SDF) foi a principal aliada dos EUA na luta contra o Estado Islâmico no país árabe e controla hoje o nordeste da nação, área que faz fronteira com a Turquia.

Erdogan teme que a criação de um território autônomo curdo na Síria fortaleça movimentos separatistas em seu país, que abriga boa parte dos cerca de 30 milhões de membros dessa etnia, considerada o maior povo sem pátria no mundo.

Erdogan  alega que o objetivo da ofensiva é combater as Unidades de Proteção Popular (YPG), milícia que integra as SDF e é ligada ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização considerada como terrorista por Ancara, pelos EUA e pela União Europeia.

Leia também: Casa Branca afirma que não vai cooperar com investigação da Câmara sobre Trump

“As Forças Armadas turcas, ao lado do Exército Nacional Sírio, acabam de lançar a Operação Primavera de Paz contra o PKK/YPG e os terroristas do Estado Islâmico no norte da Síria. Nossa missão é evitar a criação de um corredor do terror ao longo de nossa fronteira sul e levar paz à região”, disse Erdogan no Twitter.

Segundo ele, a invasão busca criar uma “zona de segurança” na divisa entre os dois países e “facilitar o retorno de refugiados sírios para suas casas”. “Vamos preservar a integridade territorial da Síria e liberar comunidades locais dos terroristas”, prometeu.

A ação tem o apoio do Exército Nacional Sírio, grupo rebelde contrário ao regime do presidente Bashar al-Assad. As autoridades curdo-sírias, por sua vez, convocaram toda a população da região a se dirigir à fronteira com a Turquia para “cumprir seu dever moral de resistência neste momento histórico e delicado”.

Leia também: Hong Kong não descarta pedir ajuda da China para conter protestos

“Caças turcos lançaram ataques sobre áreas civis. Há um grande pânico na população da região”, escreveu no Twitter um porta-voz dos combatentes curdos . Já Donald Trump disse que seu objetivo com a retirada era sair de “ridículas guerras sem fim”, mas ameaçou “destruir” a economia da Turquia se o país agir “fora dos limites”.

Comentários do Facebook

Nacional

Bebê de seis meses morre vítima da Covid-19 em Santos

Publicado

em


source

A Prefeitura de Santos divulgou um boletim no último sábado (30) com o número atualizado de óbitos da cidade, que fica no litoral de São Paulo. Segundo o A Tribuna , o município já registra 149 óbitos e, entre as seis novas vítimas que entraram para essa estatística, está um bebê de apenas seis meses. Ele tinha um histórico de malformação congênita e acabou não resistindo a Covid-19.

Leia também: OMS diz que Covid-19 não é doença somente de idosos

UTI neonatal
Reprodução

Bebê de seis meses não resistiu a Covid-19 em Santos


Leia também: Com 28.834 mortes por novo coronavírus, Brasil ultrapassa França

Além do bebê, duas mulheres, sendo uma de 56 anos e outra de 83 anos, e três homens, com idades entre 69 e 85 anos, são as demais vítimas da doença. Santos ainda aguarda o resultado de outras 24 mortes que podem ter sido causadas pela Covid-19 .

Leia também: Pesquisadora alerta que Covid-19 é apenas “ponta do iceberg”

A cidade possui mais de 3,5 mil casos confirmados da doença e, no sábado, a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) recebeu mais 77 notificações. Santos está recebendo pacientes de cidades vizinhas para internação e taxa de leitos de UTI ocupados diminuiu de 76% para 70% na rede pública.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional22 minutos atrás

Bebê de seis meses morre vítima da Covid-19 em Santos

A Prefeitura de Santos divulgou um boletim no último sábado (30) com o número atualizado de óbitos da cidade, que...

Saúde52 minutos atrás

Dia Mundial sem Tabaco analisa relação do tabagismo com a covid-19

. A relação entre tabagismo e covid-19 é o tema sugerido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e adotado pelo...

Nacional57 minutos atrás

Com máscaras e tochas, grupo “300 do Brasil” protesta em frente ao STF; assista

Reprodução/Instagram Grupo, que contava com a presença da ativista Sara Winter, usava máscaras e carregava tochas Na madrugada deste domingo...

Entretenimento1 hora atrás

Netflix, HBO e Amazon apoiam protestos nos EUA: “silêncio é ser cúmplice”

A morte de George Floyd, um  homem negro de 40 anos que foi asfixiado por um policial branco e acabou...

Política2 horas atrás

Bolsonaro ataca imprensa e fala em “negociar bilhões” para acabar com fake news

Agência Brasil Em postagem neste domingo, presidente voltou a criticar atuação de veículos de imprensa Neste domingo (31), o presidente...

Política3 horas atrás

Professor da Uerj explica como o bolsonarismo ascendeu no Brasil

João Cezar Castro Rocha, professor titular de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vem se...

Entretenimento3 horas atrás

Acabou? Maiara e Fernando deixam de se seguir nas redes sociais

Você já leu isso mais de uma vez, não é mesmo! Pois é, os fãs do casal Maiara e Fernando...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!