conecte-se conosco



São Mateus

TSE pauta julgamento da cassação de Daniel para 3ª feira

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Agora é oficial: conforme antecipou com exclusividade o FA NOTÍCIAS, saiu a pauta de julgamento da 106ª sessão ordinária do pleno do Tribunal Superior Eleitoral, a ser realizada na próxima terça-feira (8), e o oitavo item é o recurso especial eleitoral 25857, do prefeito Daniel Santana (PSDB), o Daniel da Açaí, contra a cassação de seu mandato tanto pelo juiz eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de São Mateus quanto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TJES).

A expectativa é grande e os aliados do prefeito se mobilizam para contrapor a grande pressão social existente no município, principalmente através das redes sociais, para que a sentença de cassação de Daniel e de seu vice, Dr José Carlos (já falecido), seja executada. Corre na cidade um abaixo assinado de aliados do prefeito, mobilizados por ele mesmo, para tentar sensibilizar algum ministro a pedir vistas dos autos e adiar o fim de Daniel como prefeito municipal.

A movimentação é acompanhada com especial interesse também na política estadual, pois, conforme o próprio Daniel da Açaí apregou em vídeo que circula nas redes sociais, quem garantia sua permanência no cargo, com tráfico de influência, era o ex-governador Paulo Hartung.

Nas últimas eleições, porém, a propalada popularidade de Daniel, que governa fazendo festas para a periferia, como ele mesmo gosta de dizer, não se manifestou em votos. Todos os seus candidatos perderam e o deputado federal César Colnago, presidente do seu partido, teve uma votação ínfima no município.

PROCESSO
Se Daniel tiver seu recurso rejeitado e sua cassação executada, quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara, Jorge Recla, enquanto aguardar o TRE convocar, em 90 dias, nova eleição para um prefeito que vai governar menos de um ano, pois em 2020 haverá eleições gerais em todos os municípios brasileiros – para prefeitos e vereadores.

Daniel da Açaí foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral do Município por abuso de poder econômico ao distribuir água de sua fonte durante o período de estiagem, que impactou sobre o resultado das eleições. O juiz eleitoral Tiago Fávaro Camata acolheu a denúncia e sentenciou a cassação tanto do prefeito Daniel quanto de seu vice, Dr José Carlos.

Daniel recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral, que confirmou a decisão no dia 30 de outubro de 2017. Porém, ficou no cargo graças a uma liminar concedida pelo desembargador Annibal Rezende, então presidente da Corte Regional, até o julgamento de recurso ao TSE.

Sorteada como relatora quando a peça chegou à Corte Superior, a ministra Rosa Webber não conheceu do recurso. Porém, após a contratação do escritório de advocacia de Henrique Neves, ex-ministro do próprio TSE, a relatora resolveu encaminhar o processo ao plenário.

“Depois disso, o processo ficou parado durante nove meses no TSE”, denunciou o deputado estadual Eustáquio Freitas (PSB) na semana passada na Assembleia, em aparte a pronunciamento duro do deputado Enivaldo dos Anjos cobrando do TSE que pautasse o julgamento.

“A ministra Rosa Weber saberá atender a esse grito da população de São Mateus e restabelecer a moralidade no município, afastando esse prefeito. Não pode deixar ficar, senão vão tirar tudo o que puderem fazendo festa. Eles querem postergar o afastamento para fazerem a festa da cidade e o Carnaval. Aí, a terra já estará arrasada”, disse Enivaldo.

EXPLOSÃO DE VIOLÊNCIA
Ao mesmo tempo em que está na iminência de se tornar uma potência econômica e logística, São Mateus enfrenta graves problemas com explosão da violência. Com 130 mil habitantes, o município já é a terceira maior cidade em população do interior do Estado, atrás apenas de Cachoeiro e Linhares.

Sob a gestão de Daniel da Açaí, porém, esse “crescimento” se manifesta com sua face mais perversa: São Mateus é o município mais violento do interior do Estado, segundo o último Atlas da Violência elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com um índice de 54,9 homicídios por 100 mil habitantes, São Mateus ocupa o terceiro lugar nesse triste ranking estadia, superado apenas por Serra e Cariacica, municípios da Grande Vitória. Avaliação de especialistas apontam para o risco de São Mateus, inclusive, começar a perder investimentos econômicos programados por grandes grupos em busca de sua localização geográfica estratégica e condições topográficas favoráveis.

Comentários do Facebook

São Mateus

Mulher escapa de sequestro e tem carro roubado em São Mateus

Publicado

em

 

Apesar das buscas realizadas em toda a região que compreende os bairros Santo Antônio, Bonsucesso, Morada do Lago e Aroeira, o bandido não foi localizado segundo relato da Polícia Militar.

Um bandido armado de revólver rendeu por volta das 9 horas desta sexta-feira (29) a dona de um Fiat Toro placas PPZ-3829 identificada pelas iniciais L.S. Natale, de 32 anos e fugiu com o carro. No momento que o bandido obrigava a vítima entrar para dirigir para ele, a mulher correu escapando de um possível sequestro.

Desesperada a mulher entrou no supermercado Santo Antônio que fica em frente à Rua Pascoal Briochi, onde foi rendida, gritando por socorro. A Polícia Militar foi acionada e logo entrou em ação.

Através de câmeras de vídeo monitoramento os policiais descobriram que o bandido fugiu em direção ao Bairro Bonsucesso e durante as buscas ainda na manhã desta sexta-feira localizaram o carro abandonado por volta das 11 horas no Bairro Morada do Lago, em uma plantação de eucalipto.

Apesar das buscas realizadas em toda a região que compreende os bairros Santo Antônio, Bonsucesso, Morada do Lago e Aroeira, o bandido não foi localizado segundo relato da Polícia Militar.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política6 horas atrás

Mourão aproveita reabertura de shoppings em Brasília e vai às compras

Com a reabertura de comércios pelo País, mesmo com o avanço da Covid-19, que já levou a 27.878 mortes desde...

Internacional7 horas atrás

EUA solicitam Guarda Nacional para conter protestos em Minneapolis

. Toda a Guarda Nacional de Minnesota foi ativada pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, após quatro noites...

Saúde7 horas atrás

Covid-19: Brasil tem quase 500 mil casos confirmados e 28.834 mortes

. O Brasil registrou 956 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 28.834. O resultado...

Esportes7 horas atrás

Pandemia: Pan-Pacífico de natação é adiado de 2022 para 2026

. Os organizadores do Pan-Pacífico de natação anunciaram o adiamento das competições, que seriam disputadas no Canadá, inicialmente marcadas para...

Saúde8 horas atrás

Registros de óbitos por covid-19 em São Paulo ultrapassam 7,5 mil

. O número de óbitos, causados por covid-19, registrados no estado de São Paulo, chegou hoje (30) a 7.532. Nas últimas 24...

Saúde8 horas atrás

Rio de Janeiro tem 5.277 mortes por covid-19

. O estado do Rio de Janeiro chegou a 5.277 mortes por covid-19, segundo dados divulgados hoje (30) pela Secretaria...

Internacional8 horas atrás

Sucesso de lançamento é histórico para o planeta, diz Marcos Pontes

. O sucesso no lançamento da nave Crew Dragon, que decolou na tarde deste sábado (30) do Centro Espacial Kennedy, na...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!