conecte-se conosco


Nacional

Trump vai cooperar com impeachment se tiver direitos garantidos

Publicado

em

source
Trump com terno e feição séria arrow-options
Isac Nóbrega/PR
Trump disse que pretende cooperar com processo de impeachment um dia depois de a Casa Branca que seria o contrário

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump , admitiu nesta quarta-feira (9) que poderá cooperar que o inquérito da Câmara que pode levar a abertura de um processo de impeachment contra ele se tiver seus direitos garantidos. A declaração vem um dia depois de a Casa Branca  informar à Câmara que não pretende colaborar com as investigações, conduzidas por três comissões do Legislativo.

Em carta enviada aos presidentes da Câmara e das comissões de Inteligência, Relações Exteriores e Fiscalização e Reforma, todas lideradas pela oposição democrata, nesta terça-feira, Pat Cipollone, conselheiro legal da Presidência dos EUA, afirmou que a investigação é “inconstitucional” por não ter sido aprovada pelo plenário da Casa. Questionado nesta quarta-feira por um repórter se cooperaria com as demandas dos democratas por depoimentos e documentos se uma votação for realizada, Trump disse: “Iremos se eles nos derem nossos direitos.”

Leia também: Casa Branca afirma que não vai cooperar com investigação da Câmara sobre Trump

Trump, no entanto, também reforçou a ofensiva para desacreditar o processo . O presidente agora exige que o informante que relatou a suposta pressão sua sobre o colega ucraniano Volodimir Zelenski para investigar Joe Biden, seu potencial rival democrata nas eleições de 2020, seja exposto publicamente. Nos EUA, a identidade destes denunciantes é protegida por lei.

Trump usou como argumento para isso relato não confirmado publicado pelo jornal Washington Examiner de que o inspetor-geral da comunidade de inteligência americana, Michael Atkinson, responsável por avaliar a denúncia e encaminhá-la à Câmara, teria descoberto que o informante tem um viés político, tendo trabalhado para um dos pré-candidatos democratas à eleição presidencial do ano que vem.

Leia mais:  Jurista pede impeachment de Toffoli por 59 crimes de responsabilidade

“As informações do denunciante sobre minha conversa ‘sem pressão’ com o presidente ucraniano têm sido tão incorretas, e agora com este conflito de interesses e envolvimento com um candidato democrata, que ele ou ela deve ser exposto e devidamente interrogado”, escreveu Trump no Twitter.

Leia também: Justiça suspende ordem para divulgação dos registros fiscais de Donald Trump

Assim, o presidente americano também afirmou acreditar que a queda de braço entre a Casa Branca e a liderança democrata da Câmara em torno das investigações provavelmente será levada à Suprema Corte.

“Provavelmente acabará sendo um grande caso da Suprema Corte”, disse, ressaltando que ele e seu Partido Republicano foram “muito mal tratados pelos democratas”.

Biden, por seu lado, disse nesta quarta-feira pela primeira vez que apoia o processo de impeachment contra Trump. Segundo Biden, o presidente desrespeita a Constituição ao tentar bloquear o inquérito.

Leia também: Entenda como as mensagens entre diplomatas podem derrubar Trump

“Com suas palavras e ações, o presidente Trump indiciou a si mesmo”, afirmou Biden em evento de campanha no estado de New Hampshire. “Ao obstruir a Justiça e se recusar a responder às demandas do inquérito do Congresso, ele já se condenou. Na visão de todo mundo e do povo americano, Donald Trump violou seu juramento ao cargo, traiu esta nação e cometeu atos passíveos de impeachment. Para preservar nossa Constituição, nossa democracia, nossa integridade básica, ele deve ser alvo de impeachment.”

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Trinta toneladas de óleo são recolhidas em praias de Pernambuco

Publicado

em

source
óleo na praia
Foto: Felipe Brasil/Instituto do Meio Ambiente de Alagoas
Vazamentos atingiram praias de outras localidades do nordeste, como a de Alagoas.

Em Pernambuco , cerca de 600 pessoas, incluindo voluntários e funcionários do estado, participaram de um mutirão para recolher o óleo que atingiu o litoral. Ao todo, trinta toneladas foram retiradas por três dias consecutivos, da quinta-feira até este sábado (19). Na manhã deste domingo um sobrevoo está programado para monitorar possíveis aparecimentos de novas manchas.

Uma mancha localizada em alto-mar foi localizada a partir de um sobrevoo feito pelo litoral pernambucano durante a tarde do sábado (19). Ao G1, o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, major Olivaldi Azevedo, disse que a mancha foi localizada próximo à praia de Muro Alto.

Barreiras de contenção também foram utilizadas para impedir que óleos alcancem a foz dos rios Maracaípe, Mamucabas, Una e Persinunga. Fragmentos do petróleo também foram encontrados nas praias de Reduto, em Rio Formoso; Boca da Barra, em Tamandaré; Barra de Sirinhaém, em Sirinhaém; Mamucabinhas, em Barreiros; Pontal de Maracaípe, em Ipojuca; Cupe, em Ipojuca; Muro Alto, em Ipojuca. As manchas de óleo também foram encontradas em estuários de rios em localizados em Tamandaré, Barreiros e Ipojuca.

Apesar do empenho para retirar os resíduos das praias, é necessário uma análise química da água e da areia para que as autoridades tenham certeza de que as áreas atingidas estão próprias para banhistas.

O governo estadual de Pernambuco informou ao G1 que um dos problemas para enfrentar a situação é a falta de orientações do governo federal.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Investigação de crime eleitoral contra Haddad é arquivada pelo TSE
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia18 minutos atrás

Norte e Nordeste ficam fora do ranking dos 10 estados mais competitivos do País

arrow-options Governo do Estado de São Paulo/Divulgação Norte e Nordeste ficaram de fora do ranking dos 10 estados mais competitivos...

Economia18 minutos atrás

Em promoção, Guanabara vende cerveja suficiente para saciar três Maracanãs

arrow-options Agência O Globo Tumulto na entrada no Guanabara no início da promoção de aniversário da varejista carioca Brigadeiro e...

Mundo18 minutos atrás

Dois tigres lutam em disputa feroz por fêmea; assista ao vídeo

arrow-options Reprodução/Twitter Vídeo registra momento em que dois tigres entram em briga feroz para ver qual deles conseguiria acasalar com...

Mundo18 minutos atrás

Mãe mata filha asfixiada para se vingar do ex e esconde corpo em porta-malas

arrow-options Reprodução/Mirror Corpo da criança foi guardado no porta-malas do mesmo carro em que a mãe tentou suicídio. Com o...

Mulher19 minutos atrás

Saiba quais erros não cometer na primeira conversa em apps de relacionamento

Muitas pessoas optam pelo uso de aplicativos de relacionamento para encontrar um par. Apesar de ser fácil, é preciso ter...

Saúde1 hora atrás

11 sintomas do HIV que você precisa conhecer

E se eu lhe disser que os primeiros sintomas do HIV se parecem mais com um resfriado comum do que qualquer outra...

Entretenimento2 horas atrás

Sem Graciele, Zezé Di Camargo reencontra Zilu Godoy

Zezé Di Camargo e Zilu Godoy colocaram, mais uma vez, as diferenças de lado pela família. Em pé de guerra...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana