Connect with us

Nacional

Trump tem interesse em comprar a Groenlândia, mas Dinamarca não quer vender

Published

on

Lago congelado na Groelândia arrow-options
Getty Images

Boas notícias: apesar do calor global, a cobertura de gelo do Ártico é a maior desde 2001

O presidente norte-americano, Donald Trump , supostamente quer comprar a Groenlândia, a maior ilha do mundo. A Dinamarca, que não sabe se o interesse é sério, diz que não está vendendo a ilha. Uma reportagem do Wall Street Journal que indica o aparente interesse do presidente dos EUA em um acordo deixou os dinamarqueses perplexos e fez o ex-primeiro ministro perguntar se era uma piada. Um membro do bloco político no poder na Dinamarca, que ajuda a administrar a Groenlândia como território autônomo, a classificou como uma “ideia terrível”.

O jornal disse que Trump expressou repetidamente interesse em uma compra e até pediu ao advogado da Casa Branca para explorar a ideia. Embora os 2,2 milhões de quilômetros quadrados da ilha sejam quase todos congelados, a Groenlândia abriga a Base Aérea de Thule, a instalação mais ao norte das forças armadas dos EUA.

A sugestão de Trump “deve ser uma piada do Dia da Mentira” fora da data, tuitou Lars Lokke Rasmussen, que foi primeiro-ministro até junho e agora lidera a oposição na Dinamarca .

Leia também: Governo Trump mudará regras sobre animais em risco de extinção

Nos EUA, as reações foram variadas. O deputado republicano Mike Gallagher disse que o país “tem interesse estratégico na Groenlândia , e isso deve estar absolutamente na mesa”. Já o deputado democrata Steve Cohen afirmou que a ideia pode funcionar como um “memorial criogênico”.

A notícia chega no momento em que Trump se prepara para sua primeira visita formal à Dinamarca , nos dias 2 a 3 de setembro, quando se reunirá com a primeira-ministra Mette Frederiksen e participará de um jantar oficial promovido pela rainha Margrethe II. A Groenlândia será um dos focos das reuniões. A presença dos EUA nem sempre esteve no noticiário por razões reais: em 1968, um bombardeiro B-52 carregando armas nucleares caiu perto da base de Thule, no noroeste da Groenlândia , causando contaminação radioativa.

Em um comunicado intitulado  “A Groenlândia não está à venda”, Christian Juhl, da Aliança Vermelha e Verde, que faz parte do bloco do governo da Dinamarca, fez uma contraproposta: “Trump pode se oferecer para pagar o aluguel pela base Thule, que até agora foi disponibilizada para os EUA de graça”.

Leia também: EUA negarão cidadania a imigrantes que usarem programas sociais 

Frederiksen, que se tornou primeira-ministra em junho, fará sua primeira visita oficial à Groenlândia na próxima semana para conversas com o primeiro-ministro da ilha, Kim Kielsen. A Groenlândia é auto-administrada, mas a defesa e os assuntos estrangeiros permanecem sob o governo dinamarquês . A ilha tem sua própria representação em Washington e Bruxelas.

Mais de 80% da Groenlândia é coberta de gelo e sua população, de apenas 56 mil habitantes, se concentra nas costas. A ilha tornou-se um ponto-chave dos estudos climáticos porque as geleiras estão derretendo em um ritmo recorde.

Ilha disputada

A Groenlândia , no norte do Oceano Atlântico, fica entre a Europa e a América, e tem sido um território de tensões geopolíticas entre Estados Unidos, Rússia , Canadá, Dinamarca e Noruega. Todos os países estão em busca da posse de recursos naturais perto do Polo Norte.

Em 2014, a Dinamarca reivindicou cerca de 900 mil quilômetros quadrados da plataforma continental no Oceano Ártico com base em sua ligação geológica com a Groenlândia, de acordo com uma pesquisa realizada pelas autoridades dinamarquesas.

Leia também: Trump diz ter recebido carta ‘muito bonita’ de Kim Jong-un

Mais recentemente, a China entrou na disputa por território ao entrar em uma licitação para a construção de aeroportos na Groenlândia. No ano passado, a Dinamarca optou pelo financiamento conjunto com a Groenlândia para evitar que a China assumisse o controle.

A Groenlândia , que obtém a maior parte de sua renda da pesca e indústrias relacionadas, teve um Produto Interno Bruto (PIB) de pouco mais de US$ 2,7 bilhões em 2017. A ilha recebe um subsídio anual de cerca de US$ 500 milhões da Dinamarca.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher2 minutos ago

Cabelos grisalhos: 4 dicas para quem quer assumir de vez os fios

Pexels/Los Muertos Crew Especialista dá 4 dicas para quem quer assumir os fios grisalhos À medida que os cabelos começam...

Mulher2 minutos ago

10 táticas usadas por abusadores emocionais para te manipular

FreePik 10 táticas usadas por abusadores emocionais para te manipular Muitas pessoas associam um relacionamento abusivo a um namoro ou...

Política8 horas ago

Sessão celebra 22 anos de trabalho do Himaba

A Assembleia Legislativa (Ales) e a sociedade capixaba comemoraram, nesta sexta-feira (19), os 22 anos do Hospital Estadual Infantil e...

Internacional9 horas ago

Guerra no Oriente Médio: base militar no Iraque é atacada

Pixabay Foto da bandeira do Iraque Uma base militar das Forças de Mobilização Popular (PMF) , do Iraque , foi...

Saúde9 horas ago

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

O Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta das internações por Síndrome Respiratória...

Mulher10 horas ago

Veja as melhores frases de comédia para compartilhar nas redes sociais

Foto: Reprodução Veja as melhores frases de comédia para compartilhar nas redes sociais Quem não adora uma boa risada? Em...

Saúde10 horas ago

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com isso, continua...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana