conecte-se conosco



Economia

Trump reduz importação de aço do Brasil; veja conversa entre os países

Publicado

em


source

Agência Brasil

trump e bolsonaro
Alan Santos/PR

Presidente dos EUA reduziu importação de produto brasileiro

O governo dos Estados Unidos anunciou que vai reduzir a quota para as exportações do aço semi-acabado do  Brasil. A medida, segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se deu porque houve mudanças significativas no mercado de aço dos Estados Unidos, que se contraiu em 2020, depois de aumentar em 2018 e 2019.

Trump disse ainda, em comunicado , que as exportações dos produtores norte-americanos caíram 15% no primeiro semestre de 2020, e que a utilização da capacidade instalada das empresas do setor estava abaixo de 70%, até o dia 15 de agosto.

“Além disso, as importações da maioria dos países diminuíram este ano de maneira compatível com essa contração, enquanto as importações do  Brasil diminuíram apenas ligeiramente”, afirmou Trump ao anunciar a redução.

Brasil

Em nota conjunta, publicada na noite deste sábado (29), os ministérios das Relações Exteriores e da Economia afirmaram que apesar da redução, as tarifas sobre o comércio bilateral do aço intra-quota permanecerão isentas, a exemplo do que ocorreu em 2019. Segundo a nota, uma rodada de negociação entre os dois países será realizada em dezembro.

“O governo  brasileiro mantém a firme expectativa de que a recuperação do setor siderúrgico dos EUA, o diálogo franco e construtivo na matéria, a ser retomado em dezembro próximo, e a excepcional qualidade das relações bilaterais permitirão o pleno restabelecimento e mesmo a elevação dos níveis de comércio de aço semi-acabado. Essa perspectiva coaduna-se com os atuais esforços conjuntos de integração ainda maior das economias dos dois países”, diz a nota.

Há dois anos, o governo do presidente Donald Trump começou a adotar medidas que afetaram as exportações brasileiras. A primeira foi a imposição, em março de 2018, de quotas para as compras de aço brasileiro e a taxação de 10% das compras de alumínio do país.

Em dezembro do ano passado, Trump já havia anunciado a intenção de reduzir as quotas de exportação do aço brasileiro, mas recuou após negociações com o governo brasileiro.

Na ocasião, o Instituto Aço Brasil, entidade representativa dos produtores de aço no país, disse que recebeu a decisão com perplexidade. Em posicionamento publicado em sua págna na internet, o instituto disse que a decisão era uma retaliação ao Brasil, e que a medida acabaria “por prejudicar a própria indústria produtora de aço americana, que necessita dos semiacabados exportados pelo Brasil para poder operar as suas usinas.”

Comentários do Facebook

Economia

Itapemirim apresenta ao MInfra projeto para atuar no setor da aviação

Publicado

em


source

Contato Radar

undefined
Calebe Murilo

Itapemirim apresenta ao MInfra projeto para atuar no setor da aviação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu na tarde de ontem, 22, o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva, o CEO da empresa, Rodrigo Villaça, além de outros diretores.

Com isso, os executivos da Itapemirim apresentaram ao ministro os novos rumos que o grupo pretende tomar entrando no segmento da aviação comercial a partir de 2021, com voos a partir de março, conforme noticiado pelo Contato Radar .

Inicialmente, a frota será formada por aviões Airbus A320, gerando cerca 700 novos empregos com a operação. Dado isso, a companhia já iniciou sua seleção de tripulantes, clique aqui para conferir os requisitos e como participar do processo.

Conforme informado por Piva, o grupo pretende reforçar seus negócios também em malhas ferroviárias. O executivo também mostrou a atuação do grupo em linhas ferroviárias, como na Baixada Santista, através dos VLTs e nos arredores do aeroporto de Porto Alegre.

O anúncio da entrada da empresa no segmento aeroportuário é de grande importância para o mercado da aviação brasileira, pois mostra a confiança dos empresários em investir no país, além de contribuir no aumento da concorrência no segmento, o que beneficia diretamente os usuários.

Declarou o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Para mais notícias sobre aviação acesse o Contato Radar ( CLIQUE AQUI ).

O post Itapemirim apresenta ao MInfra projeto para atuar no setor da aviação apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política22 minutos atrás

Bolsonaro reduziu em 90% o total de dinheiro investido em São Paulo, diz jornal

O Antagonista Bolsonaro corta 90% do dinheiro investido em São Paulo O presidente  Jair Bolsonaro cortou em 90% o volume...

Tecnologia51 minutos atrás

Eleições 2020: conheça 4 aplicativos que vão te ajudar a votar melhor

Agência Brasil Veja quais aplicativos podem te ajudar a se preparar para as eleições As eleições municipais estão se aproximando,...

Mulher51 minutos atrás

Não suporto a nova amiga da minha melhor amiga. Como lidar?

O laço entre melhores amigas é uma relação de afeto, parceria e confiança. É pra essa pessoa que você divide...

Entretenimento52 minutos atrás

Irmão de Andressa Suita volta a provocar Gusttavo Lima: “Unidos somos rocha”

Reprodução Instagram Andressa Suita com a família Alexandre Suita, irmão de Andressa, voltou a ironizar Gusttavo Lima . Tudo começou...

Internacional1 hora atrás

Maduro cita papa e pede que Congresso avalie casamento homoafetivo

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pediu nessa quinta-feira que a Assembleia Nacional do país debata o casamento entre pessoas do mesmo...

Internacional2 horas atrás

França amplia toque de recolher contra covid-19

A França estendeu o toque de recolher a cerca de dois terços de sua população nessa quinta-feira (22). A Espanha cogita ação semelhante, e...

Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 23 de outubro de 2020

Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  Pesquisas e terapias estão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!