conecte-se conosco



Política

Tribunal aceita denúncia e ex-procurador-geral do Rio de Janeiro vira réu

Publicado

em

source
Claudio Lopes, ex-procurador-geral de Justiça arrow-options
Reprodução

Claudio Lopes, ex-procurador-geral de Justiça

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio aceitou, por unanimidade, nesta segunda-feira a denúncia contra o ex-procurador-geral de Justiça do Rio Claudio Lopes , acusado de corrupção passiva, quadrilha e violação de sigilo funcional. Assim como ele, vão responder ao processo o ex-governador do Rio Sérgio Cabral ; o ex-secretário de Governo Wilson Carlos; e Sérgio de Castro Oliveira, o Serjão, um dos operadores do ex-governador.

O Ministério Público do Rio apresentou a denúncia em outubro de 2018 em que acusa Cláudio Lopes de receber R$ 7,2 milhões em propina. O objetivo seria “blindar” a organização criminosa de investigações no órgão comandado por ele.

Leia também: Cabral afirma que Adriana Ancelmo sabia da lavagem de dinheiro

Os desembargadores entenderam que havia a narrativa de ilícito penal, com a apresentação de provas suficientes para confirmar os termos da acusação.

Os magistrados analisaram o mérito do pedido de revogação de prisão de Lopes e afirmaram que não houve alteração fática desde a última decisão do órgão de novembro de 2018. O ex-procurador-geral foi solto em dezembro de 2018 por decisão do ministro Sebastião Reis, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). os desembargadores retiraram o segredo de Justiça da ação.

Comentários do Facebook

Política

“De saco cheio”, Bolsonaro estuda demissão de Mandetta

Publicado

em

source
Saúde arrow-options
Carolina Antunes/PR

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta

A paciência de Jair Bolsonaro com Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, está perto do fim. Segundo informações do colunista Tales Faria, o presidente tem dito a seus auxiliares que está “de saco cheio” e só não o demitiu ainda para não piorar a crise causada pela Covid-19 no país.

Leia também: Congresso avalia Bolsonaro como “incontrolável” e “incorrigível”

Ainda de acordo com a publicação, outro dos temores de Bolsonaro é que a saída de Mandetta do comando da pasta da Saúde cause um “rompimento definitivo” com parte do empresariado brasileiro que ajudou o atual presidente durante a campanha de 2018. De qualquer forma, ele já teria escolhido um possível substituto para o cargo: Antonio Barra Torres, médico da Marinha que atualmente ocupa a função de presidente da Anvisa.

As rusgas entre os dois, mesmo que sigilosas, vêm aumentando nos últimos dias, principalmente pelo posicionamento contrário do ministro em relação ao que o presidente prega: enquanto um sucessivamente aponta os efeitos positivos da quarentena, o outro insiste em descumprir orientações da OMS .

Recentemente, Mandetta chegou a afirmar que não irá pedir demissão e que não pretende abandonar “critérios técnicos” sobre tudo o que envolve o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Tal posicionamento já levou a conversas internas entre os envolvidos e fez o ministro adotar tom diferente sobre a questão do isolamento.

Leia também: Twitter exclui duas postagens de Bolsonaro por violação de regras

Por outro lado, Mandetta parece contar com o apoio de diversos aliados nesta “batalha”. Segundo informações do Jornal O Globo, eles preveem uma escalada dos conflitos com Bolsonaro , avaliam que os próximos 15 dias serão determinantes para “mostrar quem está certo” e pediram cautela e resistência por parte do ministro.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual4 minutos atrás

Sicoob ES reduz taxa de juros e disponibiliza mais de R$ 3 bilhões para prorrogação e renegociação de dívidas

As pessoas físicas, empresas, profissionais liberais e autônomos, assim como produtores rurais atendidos pelo Sicoob ES têm à sua disposição,...

Entretenimento9 minutos atrás

Chico Pinheiro diz que o Twitter precisa bloquear os “robôs bolsonaristas”

Após o Twitter apagar pela primeira vez publicações do presidente Jair Bolsonaro , o jornalista Chico Pinheiro deicidiu comentar o...

Saúde9 minutos atrás

Covid-19: Sambódromo do Rio vai receber pessoas em situação de rua

. A partir de hoje (30), o Sambódromo do Rio de Janeiro, na região central da cidade, vai receber pessoas em situação...

Saúde9 minutos atrás

Covid:19: Prefeito de São Bernardo do Campo é internado na UTI

. O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que foi diagnosticado com Covid-19 na última semana, permanece internado...

Internacional9 minutos atrás

Homem é preso na China por tentar fugir do isolamento

arrow-options Reprodução/Al Jazeera Coronavírus na China Um homem de 31 anos foi condenado a três meses de prisão por tentar...

Economia22 minutos atrás

Aplicativo conecta voluntários a pessoas durante pandemia

A Covid-19 mudou a rotina de, praticamente, todos os brasileiros. Altamente contagiosa, a enfermidade vem causando temor entre idosos e...

Carros e Motos22 minutos atrás

PSA nega que crise econômica tenha abalado fusão com a FCA

arrow-options Divulgação CEOs de FCA e PSA: o aperto de mão que selou o acordo de fusão entre a fabricante...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana