conecte-se conosco



Esportes

Triatleta Vittoria Lopes volta a competir após parada de quase um ano

Publicado

em


.

Essa semana será muito especial para a triatleta Vittoria Lopes. A cearense de 24 anos estará em Hamburgo (Alemanha) a partir de 5 de setembro para voltar disputar uma competição oficial após uma parada de quase um ano: “Meu último torneio foi em outubro do ano passado. É difícil. O atleta acaba perdendo a referência”. A competição seria, originalmente, uma etapa do circuito mundial, mas, em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19), será o Mundial da modalidade.

“Mesmo não valendo pontos para o ranking, vai ser uma prova muito disputada. Os melhores estarão lá. Para ganhar ritmo competitivo, vai ser ideal”, diz. Logo na sequência, a brasileira parte para a República Tcheca, onde, a partir de 13 de setembro, disputa a Copa do Mundo da modalidade. Como preparação para essas provas, Vittoria faz parte do grupo brasileiro que está em Rio Maior (Portugal) treinando desde o início do mês. “Conheço bem esse CT. Foi aqui que comecei no triatlo, ainda com a seleção brasileira júnior, com o treinador Sérgio Santos. Nosso esporte tem essa cultura europeia. E essa base aqui é perto de praticamente tudo. Fica fácil para treinar e competir. Exatamente isso é o que estávamos precisando, manter o foco”, afirma.

Apesar de ser a melhor brasileira no ranking mundial da modalidade (23ª colocada), Vittoria é considerada uma novata no triatlo. São apenas cinco anos de dedicação ao esporte: “Antes fazia natação. Era parte da minha vida. Mas, em determinado momento, não estava tão satisfeita com minhas marcas, entrei na faculdade e cheguei a ficar dois anos fora das piscinas. Até que um colega acabou me chamando e fui”.

Outra transição importante na carreira da atleta ocorreu em 2017: “Quando passaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o projeto de Rio Maior acabou e acabei ficando sem treinador. Não sabia o que fazer. Acabei encontrando o Ian O’Brien, meu atual técnico, no Instagram mesmo. Na época, ele treinava a campeã mundial júnior. Gostava do trabalho dela, principalmente na bike. Perguntei se o Ian aceitaria me treinar e rolou. Já estou há mais de dois anos treinando com ele lá nos Estados Unidos. Foi uma coisa de redes sociais que deu certo”.

Esporte em família

Vittoria é filha da Hedla Lopes, primeira mulher do norte e nordeste do Brasil a disputar um pan-americano. Na época, em 1975, esteve na equipe brasileira da natação. Depois seguiu como triatleta com várias conquistas ao redor do mundo. “Minha mãe sempre se orgulhou demais do Pan-americano. Mas, morando nos Estados Unidos, não tinha essa visão da dimensão dos Jogos”, confessou. Tudo isso mudou em Lima, no ano passado. Com a mãe na torcida, Vittoria conquistou a prata na prova individual e o ouro no revezamento misto: “Sempre fui muito avoada. E meus colegas americanos não valorizam tanto o Pan. Mas, no final, foi uma prova que não me favorecia nada. Precisei me esforçar demais para chegar às medalhas. Minha mãe estava lá e pôde comemorar comigo”.

Ela também é prima do Luiz Altamir, campeão e recordista mundial nos 200 metros em piscina curta, além de ser representante brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Quando competia nas provas de natação, eu ganhava, de repente, um bronze. Mas o Altamir não. Ele sempre ganhava ouro. É um cara muito determinado e talentoso. Na piscina, ele é extremamente técnico. Tenho muito orgulho de ser prima dele. Seria um prazer enorme estar lá em Tóquio participando da Olimpíada junto com ele”, encerra.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook

Esportes

São Paulo, Vasco e Bahia conhecem adversários da Copa Sul-Americana

Publicado

em


Os representantes do Brasil na Copa Sul-Americana conheceram nesta sexta-feira (23) seus adversários da segunda fase. O São Paulo enfrentará o Lanús (Argentina). O Vasco terá pela frente o Caracas (Venezuela). Já o Bahia medirá forças com o Melgar (Peru).

Os confrontos foram sorteados na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), na cidade de Luque (Paraguai). A competição é disputada em formato mata-mata, com jogos de ida e volta. Entre os brasileiros, os tricolores paulista e baiano serão mandantes na segunda partida.

O São Paulo é um dos 10 times que entram na Sul-Americana por terem sido eliminados da Libertadores. O Tricolor ficou em terceiro no grupo D, atrás de River Plate (Argentina) e LDU (Equador). O Lanús disputa a Sul-Americana desde a primeira fase, superando o Universidad de Quito (Equador) na etapa anterior. Se avançarem, os paulistas encaram o ganhador de Audax Italiano (Chile) e Bolívar (Bolívia) nas oitavas de final.

Vasco e Bahia, além do Melgar, rival do Tricolor de Aço, também já estavam na Sul-Americana. O time cruzmaltino deixou para trás o Oriente Petrolero (Bolívia), enquanto os baianos eliminaram o Nacional (Paraguai). Os peruanos desclassificaram o Nacional Potosí (Bolívia). Adversário vascaíno, o Caracas veio da Libertadores como terceiro colocado do Grupo H, o mesmo de Boca Juniors (Argentina) e Libertad (Paraguai).

Se avançar, o Gigante da Colina enfrenta o vencedor de Defensa y Justicia (Argentina) e Sportivo Luqueño (Paraguai). O Bahia, em caso de classificação, mede forças com quem passar entre Emelec (Equador) e Unión Santa Fé (Argentina). Cariocas e baianos podem se encontrar nas quartas de final. O São Paulo só encara um deles se chegar à decisão, prevista para janeiro do ano que vem.

O Brasil iniciou a Sul-Americana com outros quatro times. Atlético-MG, Goiás, Fortaleza e Fluminense acabaram eliminados, respectivamente por Unión Santa Fé, Sol de América (Paraguai), Independiente (Argentina) e Unión La Calera (Chile).

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo
Carros e Motos2 minutos atrás

Ônibus 4×4, Torsus Praetorian ganha versão de transporte escolar

Divulgação Torsus Praetorian: parece um tanque de guerra, mas é preciso ir além do normal para chegar à escola por...

Policial2 minutos atrás

Militares do 4º Batalhão apreendem submetralhadora em Vila Velha

Após disparos de arma de fogo, Força Tática prossegue ao local e detém individuo em posse de Submetralhadora. Na madrugada...

Nacional2 minutos atrás

Mulher humilhada por Russomanno protesta contra candidato do Republicanos; veja

Reprodução Cleide Cruz A operadora de caixa Cleide Cruz, que foi humilhada pelo então deputado Celso Russomanno (Republicanos), em 2005,...

Estadual17 minutos atrás

Secretário de Estado da Saúde faz prestação de contas à Ales em reunião on-line

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou, na manhã desta sexta-feira (23), à Comissão de Saúde da Assembleia...

Esportes17 minutos atrás

São Paulo, Vasco e Bahia conhecem adversários da Copa Sul-Americana

Os representantes do Brasil na Copa Sul-Americana conheceram nesta sexta-feira (23) seus adversários da segunda fase. O São Paulo enfrentará...

Policial17 minutos atrás

PM realiza apreensão de drogas em Guarapari

Policiais militares do 10º Batalhão realizaram apreensão de drogas na última quinta-feira (22), no município de Guarapari. Após receber informações...

Política17 minutos atrás

Datafolha: gestão Covas na pandemia é aprovada por 46% e reprovada por 18%

Reprodução Bruno Covas, atual prefeito de São Paulo. A pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (23), revela que 46% dos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!