Connect with us

Política

Três projetos sobre transporte coletivo estão em urgência

Published

on


Das urgências em pauta nesta segunda-feira (4), três delas versam sobre o transporte coletivo. Para parecer oral de comissões da Casa durante a sessão ordinária estão o Projetos de Lei Complementar (PLC) 6/2022 e 15/2002, ambos de autoria do deputado Sergio Majeski (PSDB). A primeira iniciativa dispõe a divulgação do direito à gratuidade no transporte intermunicipal, com a fixação de cartazes ou placas em terminais, postos de venda de passagem e no interior dos veículos.

Já o PLC 15/2022 trata da reserva de vagas gratuitas por idosos e pessoas com deficiência no transporte rodoviário, serviço a ser disponibilizado por telefone e internet. 

Também em urgência está o Projeto de Lei (PL) 905/2019, que pretende garantir que empresas que operam o transporte coletivo fiquem responsáveis por arcar com os danos materiais decorrentes de assaltos ocorridos dentro dos ônibus. A iniciativa é assinada pelo deputado Vandinho Leite (PSDB). 

Lista de todas as urgências pela ordem de votação 

  • Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 30/2021, de Janete de Sá (PSB), reconhece o estado de calamidade pública no município de Ponto Belo. Matéria já conta com parecer favorável das comissões de Justiça, Saúde e Finanças e agaurda votação do Plenário. 
  • PL 130/2022, de Luzi Durão (PDT), dispõe sobre o direito de o consumidor ser atendimento em quaisquer dos pontos ou meios disponibilizados pelos estabelecimentos, vendando o encaminhamento a outro meio ou local quando da apresenção de demandas sobre produtos ou serviços adquiridos. A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças. 
  • PL 905/2019, de Vandinho Leite (PSDB), trata da responsabilidade administrativa e de indenização por danos morais às vítimas de crimes contra o patrimônio ocorridos dentro do transporte coletivo. Terá parecer das comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Segurança e Finanças. 
  • Projeto de Lei Complementar (PLC) 15/2022, de Sergio Majeski (PSDB), obriga a realização das reserva de vagas gratuitas passageiros por telefone e pela internet. Terá parecer das comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Ciência e Tecnologia e Finanças. 
  • PLC 6/2022, de Sergio Majeski (PSDB), que obriga a fixação de cartazes ou placas nos terminais de ônibus, no interior dos veículos e nos postos de venda de passagem, informando sobre a reserva de vagas gratuitas para maiores de 65 anos e pessoas com deficiência. 
  • Projeto de Resolução 1/2022, de Janete de Sá (PSB), que cria a Comenda Edmond Locard para contemplar os peritos oficiais do Espírito Santo. Será analisado por Justiça, Cidadania, Segurança e Finanças. 
  • PL 137/2022, de Luiz Durão (PDT), dispõe sobre a preferência de embarque e desembarque em elevadores de prédios públicos e privados. Terá análise dos colegiados de Justiça, Saúde e Finanças. 
  • PLC 40/2021, de Brunos Lamas (PSB): insere na legislação, a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos da educação especial contemplados pelo ensino em tempo integral, está entre as urgências que integram a pauta de votações desta quarta-feira (30). Terá análise das comissões de Justiça, Educação e Finanças.
  • PL 142/2022, de Theodorico Ferraço (PP), que dispõe sobre a climatização nas escolas públicas estaduais. Passará por Justiça, Educação e Finanças.  

Ao vivo

A sessão ordinária será híbrida, com deputados no Plenário Dirceu Cardoso e outros participando por videoconferência. Acompanhe ao vivo, a partir das 15 horas, as votações e os debates na Grande Vitória pela TV Assembleia, nos seguintes canais: 3.2 aberto e digital, 319.2 da Vivo, 12 da NET, 23 da RCA e 519.2 da Sky. Também haverá transmissão on-line pelo YouTube, Facebook e site da Casa. A sessão terá intérprete para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher26 minutos ago

51 cantadas criativas para não passar vergonha

Foto: Reprodução 51 cantadas criativas para não passar vergonha Aquelas cantadas de pedreiro chegaram ao fim! Ninguém aguenta mais as...

Estadual26 minutos ago

Com patrocínio da Lei de Incentivo, Serra recebe primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino

A adrenalina vai tomar conta da Praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra. A partir deste sábado (20), a elite...

Política26 minutos ago

Projeto prevê presença de fisioterapeuta 24h em UTI

Projeto de lei (PL) apresentado pela deputada Camila Valadão (Psol) obriga a presença 24 horas de pelo menos um fisioterapeuta...

Política26 minutos ago

Seminário na Ales destaca atuação do terceiro setor

O Núcleo de Inclusão da Assembleia Legislativa (Ales) realizou nesta quarta-feira (17) um seminário para discutir o mérito social, a...

Política26 minutos ago

Política para pessoa com fibromialgia entra em vigor

Foi publicada no Diário do Poder Legislativo (Ales) de terça-feira (16) a Lei 12.086/2024, que garante a quem tem fibromialgia...

Política26 minutos ago

Ales aprova mudança em lei sobre bens imateriais

Deputados aprovaram mudanças para o processo de reconhecimento de bens culturais de natureza imaterial durante a sessão ordinária híbrida desta...

Mulher55 minutos ago

5 rituais de Beleza ao redor do mundo que vão surpreender você

Foto: Reprodução 5 rituais de Beleza ao redor do mundo que vão surpreender você A busca pela beleza é uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana