conecte-se conosco



Nacional

Transgênero brasileira obtém status de refugiada na Itália

Publicado

em


Parada LGBT
Reprodução/Twitter
Comissão italiana concedeu status por considerar que o Brasil não é capaz de proteger pessoas LGBT

Uma transgênero brasileira obteve status de refugiada na Itália, em decisão judicial que acusa o Brasil de não ser capaz de proteger a comunidade LGBT de agressões e perseguições.
O pedido de refúgio foi aceito pela comissão territorial para reconhecimento de proteção internacional de Bolonha, cidade escolhida pela solicitante de 38 anos para iniciar uma nova vida.

Leia também: Deputado Federal quer restringir atletas trans em competições pelo país

Segundo o jornal Corriere di Bologna, a transgênero
já havia se mudado para a Itália em 2006 por conta da hostilidade da família contra sua escolha, mas acabou voltando para o Brasil no ano seguinte. Ela iniciou o processo de transição de gênero em 2012, mas, como continuava a ser objeto de discriminação, decidiu fugir novamente para a Itália.

“Apesar de ter dado passos importantes em termos de proteção jurídica contra a discriminação baseada na orientação sexual e na identidade de gênero
, o Estado [brasileiro] nem sempre se demonstrou capaz ou disposto a proteger as pessoas LGBT de agressões e perseguições, seja por causa da cultura machista do país, seja pela forte influência religiosa no discurso público”, disse a comissão de Bolonha.

Em seu pedido, feito com apoio da ONG MigraBo, que auxilia migrantes LGBT
a obterem proteção na Itália, a brasileira alega que a situação dessa comunidade no Brasil piorou com a eleição de Jair Bolsonaro
a presidente da República.

“Se eu tivesse de voltar ao Brasil
, temeria constantemente por minha vida”, disse ela à comissão, acrescentando que não pode contar sequer com a proteção da família.

Há menos de um mês, a Corte de Cassação, instância máxima da Justiça da Itália
, determinou que o país conceda status de refugiado a pessoas LGBT que se sintam perseguidos em suas nações de origem, mesmo que a opressão se dê apenas em nível familiar.

Leia também: Vereadores de Dallas se dividem sobre visita de Bolsonaro à cidade

A ONU considera refugiados todos aqueles que, “temendo ser perseguidos por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou políticos, encontram-se fora do país de sua nacionalidade e não podem ou, em virtude desse temor, não querem se valer da proteção dessa nação”.

Comentários do Facebook

Nacional

Travesti é achado morto preso a correntes em cachoeira

Publicado

em

O corpo de uma travesti foi encontrado na manhã desta sexta-feira (14) em uma cachoeira do município de Missão Velha, no sul do Ceará. Monike Matias Chagas (25), como era conhecida estava presa a correntes com um cadeado. Além disso, também estava amarrada com uma corda ligada ao medidor de nível da cachoeira. 

De acordo com o delegado Ronaldo Leite, da Delegacia de Missão Velha, o corpo estava parcialmente submerso e próximo ao local onde foi encontrado havia um recipiente com óleo. 

Monike não foi reconhecida de imediato, mas somente depois de familiares procurarem a Delegacia de Juazeiro do Norte, cidade vizinha. Eles identificaram por meio de fotos. A polícia ainda vai chamar os parentes para prestarem depoimentos. 

monike
O corpo estava preso por uma corda ao medidor de nível da cachoeira – Arquivo pessoal

O caso foi confirmado também pela Polícia Civil, que relatou o achado do corpo. A Perícia Forense também esteve no local para averiguação. 

Monike foi encontrada morta um dia antes de o assassinato da travesti Dandara dos Santos completar três anos. Ela foi agredida por diversos homens e assassinada a tiros, no bairro Bom Jardim, com toda a ação gravada pelos criminosos em vídeo. 

Até hoje a morte de Dandara é vista como símbolo da luta contra a LGBTfobia e a morte por questões de gênero. 

FOTOS:

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política1 hora atrás

Bolsonaro repete de “banana” contra imprensa e cobra elogios

arrow-options Reprodução Bolsonaro repetiu gesto para criticar jornalistas O presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas à imprensa neste sábado...

Política1 hora atrás

Não se resolve a criminalidade abrindo as portas de cadeias, diz Moro

arrow-options Agência Brasil Ministro Sergio Moro defendeu diminuição do número de crimes no Brasil O ministro Sergio Moro , da...

Entretenimento2 horas atrás

Sheila Mello posa de lingerie e fãs ficam boquiabertos: ”Maravilhosa”

Dançarina surge sensual em clique ousado e recebe chuva de elogios Sheila Mello surge em clique de calcinha e sutiã –...

Estadual2 horas atrás

Polícia prende um dos 10 bandidos mais procurados do ES

Um dos 10 traficantes mais procurados do Estado, foi preso na noite de ontem no bairro Consolção, Complexo da Penha,...

Entretenimento2 horas atrás

Gracyanne Barbosa posa em clima de carnaval e choca internautas: “A sereia mais gostosa””

A musa exibiu a boa forma para a folia Na noite desta sexta-feira (14), Gracyanne Barbosa deu o que falar...

Entretenimento2 horas atrás

Geisy Arruda posa com figurino diferenciado e chama atenção de internautas

A musa deu o que falar nas redes sociais Geisy Arruda, mais uma vez, deu o que falar nas redes...

Estadual2 horas atrás

Pescador encontra dois corpos ao puxar rede na Baía de Vitória

Marcos Davi e Carlos Eduardo Santos desapareceram na última quinta-feira (13) após serem retirados de um táxi por criminosos armados...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana