Connect with us

Nacional

Tragédia de Mariana | Nova etapa de responsabilização é marcada para dezembro

Published

on

Imagem ilustrativa | Divulgação
Tribunal Superior de Justiça de Londres condenou a BHP pelo crime

A Justiça da Inglaterra marcou audiências nos dias 17 e 18 de dezembro em que serão definidas as próximas etapas e respectivos prazos do processo judicial de responsabilização da mineradora anglo-australiana BHP pelo crime socioambiental provocado pelo rompimento de uma barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais.

Nesta sexta-feira (14), o Tribunal Superior de Justiça de Londres condenou a BHP pelo crime, ocorrido há uma década, em 5 de novembro de 2015. A empresa é acionista da Samarco, que mantinha atividades na Barragem de Fundão, que se rompeu e liberou 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. 

Está marcado para outubro de 2026 o início das audiências em que o magistrado responsável pelo caso irá mensurar os prejuízos gerados às vítimas das mineradoras. A estimativa é de que esse estágio dure cerca de 6 meses.

A advogada Caroline Narvaez, sócia do Pogust Goodhead, escritório que representa famílias que tiveram seus direitos violados pela Samarco e a BHP, explicou como se dará o processo a partir de agora. 

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Segundo a advogada, alguns casos servirão de referência para se calcular o valor dos danos às pessoas em situações semelhantes, como o de certas vítimas que se tornarão representativas de um grupo. 

Como exemplo, Caroline citou o caso de um pescador que teve perdas materiais e de laços comunitários e que poderá ser um parâmetro para se dimensionar as reparações devidas a outras pessoas, já que muitas vítimas não têm como comprová-las individualmente. 

“Em paralelo à espera pela decisão [de condenação ou absolvição], a gente está avançando com a segunda fase do julgamento, que será a quantificação dos danos. Condenada como foi, existe a necessidade de avaliar qual foi o impacto sofrido pelas vítimas, e a gente tem um número muito grande de vítimas que abrange diferentes tipos de perdas”, disse. 

Ainda segundo a advogada, “há municípios, pessoas de comunidades tradicionais, de comunidades quilombolas, pessoas que perderam a casa, pessoas que perderam a família e perdas como a de acesso à água. Tudo isso será quantificado nesta segunda parte”.

Caroline considerou como “inconcebível” a elevação das barragens, por decisão das duas companhias, que já haviam chegado ao limite de operação e ignoraram os riscos que isso significaria para o entorno. 

“A BHP tinha ciência, mas por querer maximizar seus lucros, continuou subindo e aconteceu o que aconteceu”, disse.

O saldo do episódio da Samarco, considerado uma das mais graves calamidades socioambientais do país, foi de 19 mortes de pessoas de comunidades locais, a devastação de plantações, casas e ecossistemas e a poluição severa de toda a bacia do Rio Doce. 

Não somente municípios mineiros foram irreversivelmente afetados, como cidades capixabas. Até mesmo a foz do rio e o Oceano Atlântico foram atingidos, embora a Samarco tenha afirmado que tanto a água do rio como a condição de vida de animais como peixes e crustáceos tenham voltado ao normal.


📲 Curtiu essa notícia? Siga o FA NOTÍCIAS
No Twitter, Facebook e Instagram.
Entre nos grupos  WhatsApp e Telegram!

Comente Abaixo
Horóscopo16 minutos ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 22/11/2025

Os nativos de Sagitário são dotados de um temperamento enérgico e combativo. Possuem desenvolvida inteligência, dinâmica e magnética personalidade. São...

Polícia Federal2 horas ago

Polícia Federal e BPFRON apreendem cigarros e pneus contrabandeados no Lago de Itaipu

Guaíra/PR. Na madrugada desta sexta-feira (21/11), durante ação integrada, policiais federais e policiais militares do BPFRON realizavam patrulhamento aquático no...

Polícia Federal2 horas ago

Polícia Federal apreende grande quantidade de eletrônicos em caminhão frigorífico em Arapongas/PR

Maringá/PR. A Polícia Federal realizou, na última quarta-feira (19/11), a apreensão de milhares de aparelhos eletrônicos de procedência estrangeira que ingressaram...

Polícia Federal2 horas ago

PF e BPFRON apreendem mais de 850 kg de maconha em Pato Bragado/PR

Pato Bragado/PR. Nesta quinta-feira (20/11), a Polícia Federal, por meio do NEPOM, em ação integrada com a Polícia Militar do...

Entretenimento3 horas ago

Ana Paula Padrão aproveita feriado na praia e revela dores musculares: ‘Contraturas’

A apresentadora Ana Paula Padrão, de 59 anos, aproveitou a emenda do feriado nesta sexta-feira (21), para curtir um dia...

Polícia Federal5 horas ago

FICCO/AP apreende meia tonelada de coca´ína em navio

Macapá/AP. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (FICCO/AP) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (21/11), cerca de...

Policial5 horas ago

PCES prende dois foragidos da Justiça durante operação em Cachoeiro de Itapemirim

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática do Sul (Ciat Sul),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana