Connect with us

Carros e Motos

Toyota investirá US$ 1,8 bilhão para produzir carros elétricos

Published

on

Akio Toyota, presidente do grupo Toyota, durante anúncio de futuros modelos das marcas Lexus e Toyota
Divulgação

Akio Toyota, presidente do grupo Toyota, durante anúncio de futuros modelos das marcas Lexus e Toyota

A Toyota é conhecida por ter sido a primeira fabricante de massa a comercializar um veículo híbrido, o Prius. O modelo chegou ao mercado com um trem de força híbrido em 1997 e está no mercado até hoje.

Agora, muitas fabricantes já mudam seus alvos para os carros 100% elétricos . Há algumas que sem nem pensam mais em veículos híbridos . E a Toyota  realmente não pretende ficar para trás nessa corrida pela mobilidade limpa.

Hoje, o único veículo 100% elétrico oferecido pela Toyota é o SUV bZ4X, mas o modelo é apenas o começo de uma nova fase da fabricante. O início da nova etapa é o investimento de US$ 1,8 bilhão na Indonésia para a construção de uma fábrica exclusiva para elétricos.

A decisão da Toyota pela Indonésia é baseada em estratégia. O país asiático possui um subsolo rico em níquel, um dos metais necessários para a produção de baterias de íons de lítio. Construir uma fábrica no país reduziria os custos de produção das baterias, e consequentemente, dos carros.

O ministro da Economia do país, Airlangga Hartarto, acredita que a demanda por veículos elétricos irá crescer consideravelmente na região do Sudeste Asiático. Diante disso, deter uma fábrica desse segmento no país, é benéfico.

Ainda mais quando se leva em conta o objetivo do governo indonésio é vender apenas veículos elétricos a bateria (BEVs) até 2050. O país também planeja que, em 2030, a frota circulante no país seja composta de pelo menos 2,2 milhões de carros elétricos , e 13 milhões de motocicletas elétricas .

A Toyota não é a única fabricante automotiva de olho na Indonésia. Hyundai e Mitsubishi também observam a situação do país, visando realizar investimentos estratégicos.

A LG Energy Solutions, divisão da empresa de tecnologia sul-coreana voltada para novos negócios relacionadas à energia, também se interessa muito pelo níquel indonésio.

A Toyota não revela seus planos de futuros modelos, mas o presidente da fabricante já divulgou uma imagem com conceitos de carros elétricos. Entre modelos Toyota e Lexus , estão sendo planejados 15 novos veículos. 

Recentemente, a fabricante mostrou um utilitário compacto, batizado de Compact Cruiser, que poderá se aproveitar do sucesso de modelos como Ford Bronco e Land Rover Defender e é esperado para 2024.

Além disso, rumores apontam que a fabricante se prepara produzir um esportivo sucessor do MR2 e um supercarro de luxo sucessor do icônico Lexus LFA.


Fonte: IG CARROS

Comente Abaixo
Regional2 horas ago

Pastor e esposa de São Gabriel da Palha morrem em acidente na Bahia

Casal, que morava em São Gabriel da Palha, viajava num carro de passeio na BR-101 com destino a Porto Seguro...

Política2 horas ago

Ciro diz que polarização pode criar um ‘estelionato eleitoral’ no país

Reprodução/Youtube Ciro Gomes no Roda Viva Ciro Gomes , candidato do PDT nas eleições presidenciais, criticou a polarização política entre...

Política2 horas ago

Ciro Gomes afirma que Bolsonaro tem um ‘delírio golpista’ na cabeça

Reprodução/Youtube Ciro Gomes (PDT) no Roda Viva O pedetista  Ciro Gomes afirmou, nesta segunda-feira (15), que o atual presidente Jair...

Política2 horas ago

Ciro diz que polarização pode criar um ‘estelionato eleitoral’ no país

Reprodução/Youtube Ciro Gomes no Roda Viva Ciro Gomes , candidato do PDT nas eleições presidenciais, criticou a polarização política entre...

Saúde3 horas ago

Covid-19: Brasil registra 7,9 mil casos e 120 mortes em 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou hoje (15) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento...

Política3 horas ago

‘Bolsonaro não gosta de estudante’, diz Lula durante evento na USP

Foto: Leticia Martins – 15/08/2022 Lula na USP Um dia antes de começar oficialmente os dias de campanhas eleitorais, o...

Estadual3 horas ago

TJES dá início às ações de prevenção à violência doméstica da 21ª Semana Justiça pela Paz em Casa

Durante a solenidade no Pleno, que contou com a presença do conselheiro do CNJ Marcio de Freitas, foi apresentada a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana