conecte-se conosco



Nacional

Toffoli: temos uma democracia coroada de instituições sólidas

Publicado

em


source
stf
Carolina Antunes/PR

“Temos no Brasil uma democracia coroada de instituições sólidas, que viabilizam a concretização dos princípios republicanos e democráticos”, afirmou


Em uma de suas últimas aparições públicas como presidente do Supremo Tribunal Federal (SFT), o ministro Dias Toffoli afirmou, nesta terça-feira (1º), que a democracia brasileira possui instituições “sólidas” e agradeceu a cooperação com o Poder Executivo.


A declaração foi dada durante pronunciamento de Toffoli na solenidade de lançamento do programa Norte Conectado, no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), entre outras autoridades.

“Temos no Brasil uma democracia coroada de instituições sólidas , que viabilizam a concretização dos princípios republicanos e democráticos”, afirmou.

Em um breve balanço de sua gestão de dois anos à frente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Toffoli afirmou ter trabalhado em defesa do Poder Judiciário e pela guarda dos direitos constitucionais.

“Nesses dois anos à frente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, trabalhamos intensamente para cumprir nossa missão constitucional de guarda da Constituição e de fortaleza dos direitos e das garantias fundamentais. Não nos furtamos a despender os esforços necessários ao aperfeiçoamento constante da Justiça e a defesa do Poder Judiciário, salvaguarda maior da democracia”.

Na próxima quinta-feira (3), tomará posse na presidência do STF e do CNJ o ministro Luiz Fux , para um novo mandato de dois anos. Ele foi eleito para o cargo no final de junho, em uma votação simbólica, já que a ocupação do posto segue um rodízio por ordem de antiguidade no tribunal. 

Diálogo institucional

Ainda durante seu pronunciamento no Palácio do Planalto, Dias Toffoli disse esperar que o diálogo institucional prevaleça entre os Poderes da República, por se tratar de uma “imposição” da Constituição Federal.

“Não se trata de escolha nossa. Não se trata de opção à disposição das autoridades constituídas. É imposição da Constituição da República. E nela está determinado que os objetivos são: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, afirmou.

Comentários do Facebook

Nacional

Candidato a vereador é flagrado agredindo a namorada na rua

Publicado

em

Polícia chegou a procurá-lo na cidade, mas Milton Rodrigues não foi encontrado

O candidato a vereador de Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, Milton Rodrigues, do Partido Trabalhador Cristão (PTC), de 47 anos, é suspeito de agredir a namorada, de 43, na noite da última quarta-feira (7).

Segundo a vítima contou à Polícia Militar, o casal começou a brigar porque Rodrigues acusou-a de estar se relacionando com ele exclusivamente por causa de dinheiro. Então, ele começou a bater nela em via pública, no bairro São Joaquim.

Conforme imagens de câmeras de segurança de vizinhos, é possível ver que ele a agarra e dá socos e tapas em seu rosto. Há um momento em que os dois caem no chão.


Veja mais:

Cabra espanta moradores após ser vista andando com duas patas
Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR-101
Mulher é presa por quebrar perna da filha de 3 anos


As agressões só cessam após um homem que passava na rua de carro intervir. Após isso, o candidato fugiu e a polícia foi chamada.

A PM informou que fez um rastreamento na região para localizar o suspeito e prendê-lo, porém, não houve êxito. A vítima ainda não deu parte do companheiro.

Conforme a legenda, o partido não irá se pronunciar por enquanto, mas adiantou que Milton Rodrigues ainda não foi localizado.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual10 minutos atrás

Análises de Competitividade dos setores de rochas ornamentais e moagem são apresentadas durante encontro on-line

Para acompanhar a apresentação das Análises de Competitividade dos setores de rochas ornamentais e de moagem de calcário e mármore,...

Estadual10 minutos atrás

Governo do Estado participa da Semana de Imersão em Gestão Pública promovida pela FGV-SP

O Governo do Estado participou da Semana de Imersão em Gestão Pública. O evento on-line, promovido pela Escola de Administração de...

Estadual10 minutos atrás

Confira os serviços da Saúde que funcionam no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, na próxima segunda-feira (12), alguns serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa) sofrerão mudanças...

Esportes10 minutos atrás

Edição 2021 da Maratona de Tóquio é adiada para depois dos Jogos

A maratona de Tóquio do próximo ano foi remarcada de março para depois dos Jogos Olímpicos por causa das preocupações...

Economia10 minutos atrás

EUA anuncia tarifas sobre chapas de alumínio do Brasil e outros 17 países

Reprodução/Fox Business Anúncio foi feito em entrevista à Fox Business TV O secretário do Comércio dos Estados Unidos (EUA), Wilbur...

Policial10 minutos atrás

DHPP Serra suspeito de homicídios em Central Carapina e Jardim Carapina

A Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra cumpriu, nessa quinta-feira (08), cinco mandados de prisão...

Mulher10 minutos atrás

Ex-BBB Fran Grossi fala da amamentação e fissuras nos seios: “Dias exaustivos”

Franciele Grossi, conhecida por participar do “BBB 14”, deu à luz ao primeiro filho recentemente. O pequeno Enrico é fruto...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!