conecte-se conosco


Nacional

Toffoli abre inquérito para apurar fake news e ameaças contra ministros do STF

Publicado

em


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, abriu inquerito contra fake news relacionadas à Corte
G.Dettmar/CNJ – 18.9.18

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, abriu inquerito contra fake news relacionadas à Corte

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, abriu a sessão desta quinta-feira (14) no plenário da Corte anunciando a abertura de um inquérito para apurar a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news ,  que tenham o Supremo ou seus ministros como alvo.

Leia também: STF determina bloqueio de R$ 1,7 milhão em bens de Aécio Neves

Ao fazer o anúncio, Toffoli saiu em defesa da Corte e da liberdade de imprensa, afirmando que “não existe democracia sem uma imprensa livre”. A declaração foi dada em discurso inflamado, assim que a sessão do Supremo Tribunal Federal começou. 

“Tenho dito sempre que não existe Estado Democrático de Direito, não existe democracia, sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre”, disse o presidente do STF .

A abertura do inquérito foi uma medida tomada em consideração à “existência de notícias fraudulentas, conhecidas como fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de ânimos caluniantes, difamantes e injuriantes, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus membros e familiares”, disse.

Leia também: Veja como cada senador votou sobre o aumento de salário de ministros do STF

Ainda em seu anúncio, o presidente designou o ministro Alexandre de Moraes como relator da investigação, sem dar mais detalhes sobre o alvo específico do inquérito. Segundo a assessoria do Supremo, trata-se de um procedimento sigiloso.

Depois disso, ainda nesta terça, o Supremo se debruçou sobre a continuação do julgamento para decidir se a Justiça Eleitoral tem a competência de julgar crimes como corrupção e lavagem de dinheiro de investigados na Operação Lava Jato. A votação foi iniciada na tarde de ontem e continua hoje, na sessão que foi iniciada às 14h30.

Leia mais:  ProUni abre inscrições para a lista de espera nesta quinta-feira

Até o momento, há dois votos a favor do entendimento de que a Justiça Eleitoral é competente para julgar crimes comuns conexos a crimes eleitorais, e um voto a favor de que essa atribuição é da Justiça Federal. Os ministros do STF que já votaram foram Marco Aurélio Mello, Alexandre de Morais e Edson Fachin. Como presidente da Corte, seguindo os costumes, o ministro Dias Toffoli será o último a declarar o seu voto.

* Com informações da Agência Brasil.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Google e WhatsApp devem remover imagens da boneca ‘Momo’

Publicado

em

Imagens da boneca têm sido utilizadas por criminosos da internet para convencer crianças e jovens a cometerem atos ilícitos e até suicídio

O Google e o WhatsApp foram notificados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que removam das redes sociais conteúdos que exibam imagens da Boneca Momo.

Imagens da boneca têm sido utilizadas por criminosos da internet para convencer crianças e jovens a aplicarem golpes, como roubos de dados e extorsão,  além de tentarem incentivar que crianças e adolescentes cometam suicídio.

Momo é uma boneca com olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. Ela ficou famosa em diversos países, depois de ser disseminada em um vídeo.

Na Bahia, a notificação ao Google e ao WhatsApp foi feita por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber).


(*NAM)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Do hospital, Bolsonaro faz videoconferência com ministro e acompanha Congresso
Continue lendo
Variedades2 horas atrás

Casados há mais de 7 décadas na BA, idoso de 104 e mulher de 94 anos

Casal mora em povoado de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, têm 5 filhos, 18 netos e 24...

Nacional2 horas atrás

Google e WhatsApp devem remover imagens da boneca ‘Momo’

Imagens da boneca têm sido utilizadas por criminosos da internet para convencer crianças e jovens a cometerem atos ilícitos e...

Estadual4 horas atrás

Detenta foge de hospital em Vitória e deixa filho de dois meses internado

Aline Barreto Alcântara cumpria pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica por furto qualificado. Presa fugiu por uma báscula após...

Mulher4 horas atrás

Aline Riscado posa de biquíni na praia e ganha elogios: ‘Parece uma escultura’

Beldade divulgou foto nas redes sociais RIO DE JANEIRO (RJ) – Aline Riscado aproveitou o finalzinho da tarde de domingo...

Nacional4 horas atrás

Menina se mata com a arma do pai em São Paulo

Ele estava tomando banho quando ouviu o barulho do tiro SÃO CAETANO (SP) – Uma menina de 10 anos se...

Nacional6 horas atrás

Homem pega no pênis de menino de 13 anos e diz: “quero sentir endurecer”

CUIABÁ (MT) – Um homem, identificado como E.L.R., 47 anos, foi preso em flagrante por abusar sexualmente de um garoto...

Agricultura7 horas atrás

Em Washington, ministra ressalta importância da reaproximação com os EUA

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que acompanha viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, comentou nesta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana