conecte-se conosco



Estadual

TJES, Sebrae, CDL e FCDL vão auxiliar empresas em razão da pandemia

Publicado

em


Termo de Cooperação entre as instituições foi assinado na última quinta-feira, 08.

O Tribunal de Justiça (TJES), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL/ES), uniram esforços para prevenir a insolvência de empresas ou empreendedor individual em razão da pandemia de Covid-19.

O termo de cooperação foi assinado na última quinta-feira (08) pela supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do TJES (Nupemec), Janete Vargas Simões, pelos diretores do Sebrae/ES Pedro Gilson Rigo e José Eugênio Vieira e pelo presidente da CDL.

O Projeto Especial de Recuperação Empresarial – Covid-19 (PERE- Covid-19), visa ao tratamento de conflitos relativos à negociação prévia em âmbito pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento de ações judiciais, de obrigações vencidas após o dia 05 de março de 2020. O objetivo é auxiliar as micro e pequenas empresas do Estado do Espírito Santo a encontrarem, consensualmente, a solução adequada para a crise ocasionada pela pandemia (Covid-19), através da conciliação, negociação e mediação.

Desse modo, os esforços e as ações para execução do projeto serão implementados pelo TJES, Sebrae/ES, CDL e FCDL/ES, através da formalização de convênios e contratos específicos e por outros tipos de instrumentos administrativos, que estabeleçam parcerias técnicas e financeiras.

Ao Nupemec/TJES caberá tratar essas demandas, coordenar e realizar as sessões de conciliação ou mediação, que podem ser presenciais ou virtuais. O atendimento será feito pelo 3° Cejusc Itinerante – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

O Sebrae, por sua vez, deve difundir a cultura de solução consensual de conflitos junto aos seus colaboradores e micro e pequenas empresas do Estado, além de receber as demandas, organizar e encaminhar ao Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJES.

Já a CDL e a FCDL/ES vão auxiliar, orientar e estimular as micro e pequenas empresas quanto aos benefícios da autocomposição, receber demandas e encaminhá-las ao Sebrae, além de difundir a cultura de solução consensual de conflitos junto ao seu público interno.

Sebrae, CDL e FCDL também indicarão colaboradores para receber capacitação sobre mediação, que será oferecida pelo Tribunal de Justiça, por meio do Nupemec.

A expectativa é que a iniciativa minimize os impactos negativos causados pela pandemia do novo coronavírus nas atividades empresariais, criar a cultura de solução consensual de conflitos com estímulo à autocomposição, e o engajamento das instituições no apoio às micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais.

Vitória, 09 de outubro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

foto: prostooleh/freepik

Fonte: TJES

Comente Abaixo
Policial2 minutos atrás

PM apreende mais de 300 pinos de cocaína e outros materiais em Pinheiros

Policiais militares do 2º Batalhão apreenderam mais de 300 pinos de cocaína, além de outros materiais em uma ação realizada...

Policial2 minutos atrás

PM apreende entorpecente em Cachoeiro de Itapemirim

Nesta quarta-feira (02), policiais militares e o cão farejador do 9º Batalhão apreenderam drogas e detiveram dois homens de 32...

Educação11 minutos atrás

Casagrande vai prorrogar contratos de 3,5 mil professores temporários no ES

A decisão, segundo o governador, é respaldada pela Lei 946/2020, que dispõe sobre procedimentos para contratações durante a crise do...

Estadual37 minutos atrás

Projeto Homem que é Homem da PCES é um dos finalistas do prêmio Inoves

O projeto Homem que é Homem da Polícia Civil (PCES) é um dos finalistas do Prêmio Inovação na Gestão Pública...

Estadual37 minutos atrás

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves abre oportunidades de emprego

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, tem 143 oportunidades de emprego distribuídas em diferentes áreas da unidade....

Estadual37 minutos atrás

Projeto da SEDH é finalista do Prêmio Inoves 2020

O projeto Centro de Referência das JuventudES, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), está entre os 38 finalistas do Prêmio...

Polícia Federal37 minutos atrás

Polícia Federal combate crime de exploração ilegal de máquinas eletrônicas

Santarém/PA – Na quarta-feira (2/12), após o recebimento de denúncia de que um estabelecimento no centro da cidade funcionava como...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!