conecte-se conosco


Esportes

Títulos e ativismo: Por que a melhor jogadora do mundo não estará na Copa?

Publicado

em


Ada Hegerberg
Reprodução/ Instagram
Ada Hegerberg tem 23 anos e já marcou seu nome na história do futebol feminino com títulos e ativismo

Ada Hegerberg já tem seu nome escrito na história do futebol feminino. Aos 23 anos a norueguesa acumula troféus e prêmios individuais pelo Lyon, da França, mas o que mais tem chamado à atenção do mundo é sua luta pela igualdade de gênero.

Leia também:  Confira as curiosidades históricas da Copa do Mundo de futebol feminino

Natural de Molde, cidade no noroeste da Noruega, Ada Hegerberg
iniciou sua carreira no futebol feminino quando ainda tinha 15 anos. Seu primeiro clube foi o Kolbotn IL onde ficou de 2010 a 2011. Nesse período foi eleita a melhor jogadora do ano da Liga Toppserien e a primeira atleta a marcar um hat-trick na competição.

Em 2012 ela e sua irmã mais velha, Andrine, assinaram com o Stabaek. Lá, Ada participou de 18 jogos e marcou 25 gols, terminando a temporada como artilheira do torneio. Todo o sucesso da dupla Hegerberg rendeu um contrato para as irmãs no Campeonato feminino da Alemanha.

Ada e Andrine se transferiram para o Turbina Potsdam em 2013 e após dois vices (um na Bundesliga e um na DFB Pokal), Ada foi contratada pelo Olympique Lyonnais
, enquanto sua irmã assinou com o Paris Saint-Germain.

Na França a norueguesa chegou ao auge de sua carreira. Em 15 troféus disputados com o Lyon ela venceu 13, sendo quatro vezes a Liga dos Campeões Feminina, quatro vezes a Copa da França e cinco vezes o Campeonato Francês Feminino.

Leia também:  Brasil entra na briga para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino em 2023

Nos prêmios individuais, Ada venceu o 2015 Norwegian Gold Ball de melhor jogador de futebol da Noruega – desde 1995 uma mulher não era vencedora dessa premiação; conquistou o BBC Women’s Footballer of the Year de 2017 e 2019; foi eleita a melhor jogadora de futebol feminino na Europa em 2016 e venceu o Ballon D’Or 2018, a primeira bola de ouro entregue a uma mulher na história.

Leia mais:  Revista France Football anuncia Bola de Ouro para mulheres e premiação do sub-21

ada na seleção norueguesa
Reprodução
Ada enquanto ainda defendia a seleção da Noruega

Todos os seus sucessos dentro de campo não a impediram de renunciar à seleção norueguesa por acreditar que as mulheres não recebiam o mesmo tratamento que os homens. Em 2017 ela anunciou a NFF que não iria mais vestir a camisa da seleção. Como resposta a federação assinou um termo com melhorias para a classe como aumento na remuneração.

Porém, Ada ainda não se sente satisfeita e recusou novamente a convocação para a seleção norueguesa. Por esse motivo ela ficará de fora da Copa do Mundo de futebol feminino
que será disputada entre junho e julho, na França.

“O futebol é a minha maior paixão na vida e trabalhei muito duro para chegar até aqui. É tão importante para mim que não posso sentar e ver as coisas não irem na direção certa”, disse ela ao BBC Sports após receber o prêmio BBC Women’s Footballer of the Year.

“Ganhar todos esses troféus e ter todo esse sucesso te dá uma voz. Não é sobre mim. Nunca foi sobre mim. É sobre conseguir a mudança para o nosso esporte. Deve motivar muitos outros também. Estamos todos juntos nessa”, acrescentou.

Apesar de sua batalha pela igualdade de gênero
, ela ainda sente na pele o sexismo no esporte. Durante a entrega da Bola de Ouro, em dezembro de 2018, o DJ Martin Solveig perguntou se Ada sabia dançar Twerk para comemorar o prêmio, constrangida ela respondeu “não”.

Leia também:  Confira a convocação da seleção brasileira feminina para o Mundial de 2019

Em sua fala na premiação, Ada Hegerberg
deixou o constrangimento de lado e deu um discurso poderoso. “Criar um prêmio feminino é um grande passo para o futebol feminino. Juntas, nós faremos a diferença. EU termino esse discurso direcionando a palavra às meninas de todo o mundo: por favor, acreditem em vocês”.

Leia mais:  Halep bate Serena com facilidade e conquista Wimbledon pela primeira vez

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
publicidade

Esportes

Love marca e garante empate do Corinthians com o Avaí na Ressacada

Publicado

em

Lance

Love arrow-options
Agência O Globo
Love foi um dos destaques do Corinthians no empate contra o Avaí

Corinthians e Avaí não fizeram um duelo de encher os olhos, mas a rede chegou a balançar. Neste domingo, o Timão e o Leão empataram por 1 a 1, na Ressacada, em Florianópolis, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense abriu o placar com Richard Franco, e Vágner Love – que entrou no segundo tempo – marcou o dele e garantiu o placar igualado. As equipes ainda tiveram jogadores expulsos: Michel Macedo para os paulistas e Betão, dos donos da casa.

LEIA MAIS: Santos tem pane geral e apenas empata com o Fortaleza na Vila Belmiro

Deste modo, o Corinthians encostou no G4 e soma 28 pontos, na quinta posição. O Avaí, enfim, ainda não venceu a sua primeira partida no Brasileirão e somou 7 pontos e continua na lanterna. As equipes voltam a campo em dias distintos. No domingo, o Corinthians recebe o Atlético-MG, às 19h, em Itaquera. Na segunda-feira, o Avaí visita o Fluminense, às 20h, no Maracanã.

FALTOU FUTEBOL…
A etapa inicial entre Avaí e Corinthians foi tenebrosa. Muitos erros de passes e falta de criatividade das duas equipes. E as tentativas de finalizações saíram sem perigo para os goleiros. Além disso, alto número de faltas: 10 para cada lado. Na melhor jogada, Sornoza cobrou falta na área, Igor afastou de cabeça, e Matheus Jesus pegou de primeira e comemorou. No entanto, o lance foi revisado pelo VAR, que anulou o gol. O árbitro de vídeo viu impedimento do zagueiro Gil – marcação correta.

COMPLICOU!
Na volta do intervalo, a partida iniciou no mesmo ritmo e parecia que não iria melhorar. Erros de passes e, principalmente, faltas permaneceram – o que acabou prejudicando o Timão. Em uma bola lançada para o meio-campo, Michel Macedo deu cotovelada em Brener. O lance foi analisado pelo VAR e em seguida levou o cartão vermelho. Não demorou muito, e o Leão balançou a rede. Em escanteio cobrado, o paraguaio Richard Franco cabeçou para abrir o placar e fazer o seu primeiro gol com a camisa do clube catarinense.

Leia mais:  Dobradinha! Brasil é ouro nos 4x100m masculino e feminino

TRUNFO DE CARILLE
Depois da expulsão de Michel Macedo, Carille teve que fazer mudanças no time e deu resultado. Ao tirar Boselli e colocar Love, deu mais mobilidade ao ataque. Com isso, em jogada em profundidade, o camisa 9 ganhou na corrida de Betão, que derrubou o atacante, e em seguida foi expulso por ser o último homem. E pouco tempo depois, o artilheiro do amor pegou o rebote de Vladimir para empatar o jogo. A equipe corintiana até buscou o gol depois do empate, mas não conseguiu colocar para dentro. Empate amargo.

LEIA MAIS: Vasco vence o São Paulo em jogo tranquilo e respira no Brasileirão

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1×1 CORINTHIANS

Local : Ressacada, em Florianópolis
Data-Hora : 25/8/2019, às 19h
Árbitro : Ricardo Marques Ribeiro (MG)- Nota LANCE! : 6,5 – não teve muitas dificuldades, anulou o gol e expulsou corretamente.
Assistentes : Guilherme Dias Camilo (MG) e Daiane Caroline dos Santos (MG)
VAR : Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes do VAR : Wanderson Alves de Sousa (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Gramado : Bom
Público/Renda : 9.753 torcedores / R$ 371.176,00
Cartão Amarelo : Everaldo (COR)
Cartão Vermelho : Michel Macedo (11’/2ºT), Betão (28’/2ºT)

GOLS : Richard Franco (14’/2ºT), Vagner Love (31’/2ºT)

AVAÍ
Vladimir; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo (Daniel Amorim; 34’/2ºT); Caio Paulista (Luan Pereira; 39’/2ºT), Lourenço e Brenner (Ricardo; 29’/2ºT). Técnico : Alberto Valentim

CORINTHIANS
Cássio; Michel Macedo, Gil, Manoel, Carlos Augusto; Ralf (Clayson; 34’/2ºT) e Matheus Jesus; Ramiro, Sornoza (Fagner; 13’/2ºT) e Everaldo; Boselli (Vagner Love; 19’/2ºT). Técnico : Fábio Carille

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento1 hora atrás

Rodrigo é o vencedor do Masterchef 2019

arrow-options Divulgação Rodrigo é o vencedor do Masterchef 2019 Após a eliminação de 17 competidores ao longo dos 21 episódios...

Esportes3 horas atrás

Love marca e garante empate do Corinthians com o Avaí na Ressacada

arrow-options Agência O Globo Love foi um dos destaques do Corinthians no empate contra o Avaí Corinthians e Avaí não...

Esportes3 horas atrás

Cruzeiro vacila no fim e cede empate ao CSA em Alagoas

arrow-options Agência O Globo Cruzeiro sofre empate no fim contra o CSA O Cruzeiro deixou escapar sua primeira vitória fora...

Esportes3 horas atrás

É líder! Em noite perfeita, Flamengo vence Ceará e assume a ponta

arrow-options Agência O Globo Gabigol foi um dos destaques na vitória do Flamengo Pode comemorar, torcedor rubro-negro: o Flamengo é...

Variedades10 horas atrás

Vídeo causa espanto no mundo todo e foi feito pelo pai do menino de 5 anos; assista

Um vídeo no mínimo incrível tem chamado a atenção de muitos internautas nas redes sociais. Ele mostra um garoto, aparentemente...

Nacional10 horas atrás

Marido mata mulher com machado e dorme ao lado do corpo dela

O homem foi encontrado deitado ao lado do corpo da mulher, sobre a cama, aparentando estar embriagado. Ele confessou o...

Regional10 horas atrás

Criança é ferida por espingarda durante brincadeira com o irmão

O caso aconteceu neste domingo(25), em Pancas por volta das 11h Dois irmão brincavam no quintal da casa do avô,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana