conecte-se conosco



Esportes

Times do NBB miram retorno e buscam reforços em meio à pandemia

Publicado

em


.

A chegada da pandemia do novo coronavírus (covid-19) paralisou o basquete masculino no Brasil em 15 de março, com a interrupção da temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). Passados dois meses, ocorreram reuniões por videoconferência e até houve a elaboração de um protocolo de saúde para um eventual retorno. Mesmo assim, os clubes decidiram pelo cancelamento da edição 2019/2020 do campeonato nacional da modalidade. A expectativa é que a bola laranja volte a quicar em quadras país afora a partir deste mês de agosto, mesmo que em ritmo de treino. A retomada das atividades, porém, dependerá da liberação das autoridades de saúde,  o que poderá variar bastante de estado para estado – e até de cidade para cidade.

A previsão da Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável por promover o NBB, é que a edição 2020/2021, a 13ª da história da competição, comece no dia 14 de novembro, com rigorosos cuidados sanitários e sem torcida. “Teremos consequências diretas [da pandemia] não só na realização dos jogos, mas também na presença do público. Nas partidas, a dificuldade será atender a todos os protocolos necessários para preservar a segurança de jogadores, árbitros, mesários e comissões. Os deslocamentos terão que ser bem estudados. Todos entendem que será um ano de transição, um NBB de travessia em meio a uma dificuldade mundial”, analisa Lula Ferreira, supervisor técnico do Sesi Franca, em entrevista à Agência Brasil.

A equipe é uma das que pretende iniciar os treinos em agosto. “Administrativamente, estamos preparados para reiniciar as atividades. A dependência ficará, exclusivamente, das autoridades de saúde. É algo que independente da nossa vontade. Vamos acompanhar as orientações e segui-las rigorosamente”, garante Ferreira.

A cidade de Franca (SP), porém, situa-se numa região ainda considerada crítica pelo governo paulista quando o assunto é covid-19. Tanto que ainda está na chamada Fase Vermelha, a primeira – de um total de cinco – do Plano São Paulo, que flexibiliza a quarentena no estado. Isso significa que, no município apelidado de “Capital do Basquete”, apenas serviços essenciais podem funcionar. Além dessa particularidade,  no caso do Franca e dos times do estado de São Paulo que disputam o NBB, há pela frente o Campeonato Paulista, previsto para iniciar entre setembro e novembro. “Acredito que essa volta tenha que ter, no mínimo [uma pré-temporada], de 45 dias para mais. Creio que, ao menos, dois meses seja o ideal para que os atletas estejam inteiros para correr o menor risco de contusão”, avalia o técnico francano Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho. 

Flamengo x Unifacisa - NBB - 28-01-2020  Flamengo x Unifacisa - NBB - 28-01-2020

Além da temporada do NBB, o Flamengo vai disputar com argentinos o título da Champions League, a “Libetadores ” do basquete masculino – Paula Reis/Flamengo/Direitos reservados

Campeão na temporada 2018/2019 diante do próprio Franca, o Flamengo é outro com a volta aos treinos prevista para este mês. Mas, ao contrário do rival paulista, o Rubro-Negro tem uma final continental pela frente antes do próximo NBB. Em março, o clube se garantiu na final da Champions League, a “Libertadores” do basquete masculino ao superar o Instituto, da Argentina. A equipe aguarda o ganhador do confronto entre os também argentinos Quimsa e San Lorenzo, cuja disputa está empatada, com uma vitória para cada lado.

A Federação Internacional da modalidade (Fiba) ainda não divulgou as datas para continuação do torneio, mas, a expectativa é que as partidas ocorram antes do novo NBB começar. “A Fiba, a princípio, trabalha com o retorno [da Champions] para outubro. O objetivo é sermos campeões e disputarmos o Mundial de Clubes. Empenhamos muitas forças em 2019/2020 e, por isso, antecipamos o planejamento para minimizar o tempo em que estivemos parados. Gosto de ressaltar que é difícil isso, estrear jogando uma decisão, mas é a mesma dificuldade que outras equipes terão”, diz o gerente do basquete rubro-negro, Diego Jeleilate. 

Primeiros movimentos

Até por isso, o Flamengo é justamente um dos times mais ativos no mercado de transferências que ainda está no começo. Além de renovar com o técnico Gustavo de Conti e com jogadores – como o ala Marquinhos, o armador Franco Balbi e o pivô Olivinha, destaques do grupo campeão do NBB em 2019 -, o Rubro-Negro investiu pesado na contratação de outros três jogadores: o armador Yago, revelação do Paulistano; o ala Chuzito González, que estava no Instituto, da Argentina; e o pivô Rafael Hettsheimeir, que estava no Franca.

“O nosso planejamento é de longo prazo, onde a gente sempre busca manter a excelência da equipe, uma ótima logística, um ótimo padrão de time para sempre buscar os títulos que disputamos. A pandemia fez com que a gente antecipasse alguns aspectos, e nos replanejamos para que possamos, a partir de agosto, retomar as competições com excelência e qualidade”, explica Jeleilate.

Além de Hettsheimeir, os francanos perderam o pivô Cipolini e o ala-armador David Jackson. Por outro lado, renovaram com o ala Lucas Dias, o armador Elinho e o pivô Guilherme Hubner. Também trouxeram de volta ao time os alas André Goes e Danilo Fuzaro, que defendiam o Mogi das Cruzes. “As grandes conquistas do clube em meio à pandemia foram a renovação da parceria com o Sesi e a manutenção do patrocinador máster e de parceiros importantes. A gente sabe que é difícil para o torcedor entender que o time perderá jogadores. Fizemos todas as propostas possíveis, mas dentro de um orçamento, porque o clube precisa ter responsabilidade”, argumenta Ferreira, dizendo que o elenco para 2020/2021 será completado por atletas formados na base.

André Goes - Sesi-FrancaAndré Goes - Sesi-Franca

O ala André Goes está de volta ao Sesi Franca na temporada 2020/2021 do Novo Baquete Baquete Brasil (NBB) – Sesi Franca/Direitos Reservados

Um dos grandes rivais do Franca, o Bauru, desistiu do último NBB alegando problemas financeiros, um mês após a paralisação do torneio, antes mesmo do cancelamento da competição. No começo de julho, o clube ainda perdeu o patrocinador máster, mas, três semanas depois, anunciou uma nova parceira (Zopone Engenharia), a manutenção do experiente ala Larry Taylor e o primeiro reforço: o armador Alexey, que estava no Mogi. Já nos últimos dias, o agora Zopone/Bauru confirmou duas contratações: o pivo Dikembe, ex-Paulistano e revelação da temporada passada, e do ídolo da torcida baruense, o ala Alex, campeão nacional em 2017, e eleito melhor jogador das finais. 

Ninguém até agora, porém, mexeu-se tanto no mercado quanto a Unifacisa. A equipe de Campina Grande (PB), que iniciou o projeto no basquete há oito anos. O time debutou no NBB justamente na temporada encerrada precocemente. O clube anunciou sete reforços entre junho e julho: o ala-armador Betinho (ex-Pinheiros), os alas Felipe Vezaro (Corinthians) e Nehemias Morillo (São José), os alas-pivôs Vinícius Pastor (Rio Claro) e Rafa Oliveira (São José), o armador Arthur Pecos (Corinthians) e o pivô Paranhos (Mogi). A Unifacisa ainda confirmou a renovação do armador Nate Barnes, destaque do time paraibano na edição 2019/2020.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários do Facebook

Esportes

Corinthians encara Intelli, vice-líder do Grupo A da LNF 2020

Publicado

em


.

Sem vencer há três partidas, o Corinthians busca a reabilitação na Liga Nacional de Futsal (LNF) contra o mais recente algoz. Nesta sexta-feira (25), o Timão recebe a Intelli Tempersul, às 18h (horário de Brasília), no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, pela oitava rodada da competição. Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), os jogos são agendados gradativamente.

O Alvinegro é o quinto colocado do Grupo A, com cinco pontos em cinco partidas e apenas uma vitória, por 3 a 1, sobre o Praia Clube, em 31 de agosto. De lá para cá, foram dois empates (3 a 3 com o São José e 1 a 1 com o Minas Tênis Clube) e uma derrota, para a própria Intelli, por 3 a 2, em Dracena (SP), no último dia 15. Desde então, a novidade foi a contratação do goleiro Careca, retornando ao clube após duas temporadas. O arqueiro estava no Atlântico e foi anunciado na última terça-feira (22).

O ala Jackson Samurai e o pivô Deives balançaram as redes pelo Corinthians, mas o ala Tatinho (duas vezes) e o pivô Vitinho marcaram para o time de Dracena (SP) que, na contramão do rival, venceu os últimos três confrontos que disputou. Além de superar o Timão, a Intelli superou duas vezes o Brasília, ambas por 3 a 1. A equipe, que fez cinco jogos, está na segunda colocação da chave, com dez pontos, a oito do líder Magnus Sorocaba, dono da melhor campanha da LNF até o momento.

Na noite de ontem (24), o empate por 2 a 2 entre Cascavel e Joinville movimentou o Grupo B da competição. No primeiro tempo em Cascavel (PR), o fixo Carlão, de pênalti, colocou o time da casa em vantagem aos sete minutos. Também cobrando uma penalidade, o pivô Genaro deixou tudo igual aos 11 minutos. O pivô Dieguinho, aos 17, virou para o JEC, mas aos cinco da etapa final, o ala Pintinho igualou novamente o marcador no ginásio da Neva, casa da Serpente paranaense.

O Cascavel foi a 11 pontos e perdeu a chance de chegar ao topo da tabela: segue na segunda posição da chave, a um ponto do líder Atlântico. O Joinville, com oito pontos, permanece na quinta posição. O time catarinense só fez quatro partidas até o momento e é um dos dois únicos invictos da LNF – o outro é o Magnus.

As duas equipes do Grupo B voltam à quadra neste sábado (26). Às 13h15, o JEC visita o Atlântico em Erechim (RS). Depois, às 19h05, a Serpente recebe o Foz Cataratas. Também amanhã (26), ocorre um duelo do Grupo A: Praia Clube e São José, se enfrentam a partir das 16h, em Uberlândia (MG).  Confira AQUI a tabela de classificação da Liga Nacional de Futsal

No domingo (27), o Grupo B fica novamente em evidência, com Carlos Barbosa e Blumenau jogando no interior gaúcho. A partida terá transmissão ao vivo da TV Brasil a partir das 11h. Acompanhe abaixo:

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual7 minutos atrás

Governo do Espírito Santo divulga 24º Mapa de Risco Covid-19

. O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (25), o 24º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a...

Nacional22 minutos atrás

Senador pede ao STF que ministro da Educação seja investigado por homofobia

Reprodução Pastor Milton Ribeiro, ministro da Educação. Na última quinta-feira (24), o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) pediu ao Supremo Tribunal...

Política22 minutos atrás

Bolsonaro tem rejeição de 46% em São Paulo; Doria tem de 39%, diz Datafolha

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo Doria e Bolsonaro protagonizaram embates durante a pandemia da Covid-19 O presidente Jair Bolsonaro...

Estadual37 minutos atrás

Incaper distribui quatro mil litros de álcool para feirantes em parceria com a Ufes

. Quatro mil litros de álcool 70° estão sendo distribuídos para os agricultores participantes de Feiras Livres Municipais, assistidos pelo Instituto Capixaba...

Saúde37 minutos atrás

Município do Rio de Janeiro supera 100 mil casos de covid-19

. O município do Rio de Janeiro chegou hoje (25) a 100.045 casos confirmados de covid-19 desde o início da...

Política37 minutos atrás

Matéria reforça medidas contra corrupção

. O deputado Carlos Von (Avante) protocolou o Projeto de Lei (PL) 483/2020 que versa sobre a prevenção da corrupção...

Estadual52 minutos atrás

Esesp retoma atividades educacionais na modalidade presencial

. A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) retoma, a partir do dia 13 de outubro, os cursos na...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!