conecte-se conosco


Agricultura

Tereza Cristina vai a Bahia e Pernambuco na terceira etapa de sua viagem ao Nordeste

Publicado

em

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) embarcará na segunda-feira (15) para Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) na terceira etapa de sua viagem ao Nordeste brasileiro. Para conhecer de perto as necessidades dos produtores rurais da região, desde fevereiro, a ministra tem percorrido os estados nordestinos. Com esta fase da missão, faltará apenas visitar o Maranhão.

Na manhã de segunda, no Sindicato Patronal Rural de Petrolina, terá encontro com lideranças ligadas à produção de cana-de-açúcar, frutas e ainda da avicultura e pecuária.

No município vizinho de Juazeiro (BA) irá à Estação de Bombeamento Principal e à Fazenda Special Fruit no Distrito de Irrigação de Maniçoba. A Special Fruit produz frutos com baixa utilização de agroquímicos. E, no Auditório Maniçoba, acompanhará apresentação da Codevasp sobre irrigação, energia fotovoltaica e inovações. O Banco do Nordeste (BNB) tambémvai apresentar dados sobre a concessão de crédito para investimentos em energia fotovoltaica.

No mesmo, dia, irá ao Centro de Excelência em Fruticultura, onde se reunirá com produtores do setor, quando haverá assinatura de financiamento entre o BNB e a Miolo para expansão das atividades do grupo na região.

Na terça-feira (!16), Tereza Cristina irá ao município de Sinop (MT) para a Feira do Agronegócio Norte Show 2019, onde vai participar do painel “Futuro do Agronegócio”.

Serviço:

Data: Segunda-feira – 15 de abril Reunião com lideranças de produtores rurais
Horário: 9 horas
Local: Sindicato Patronal Rural de Petrolina (Endereço: R. Barbosa Lima, 190 – Centro, Petrolina)

Visita à Estação de Bombeamento Principal e a Fazenda Special Fruit
Horário: 14h30
Local: Distrito de Irrigação de Maniçoba (Juazeiro – BA – Submédio São Francisco)

Apresentação da Codevasp sobre irrigação e inovações e do BNB sobre financiamento de energia fotovoltaica
Horário: 16 horas
Local: Distrito de Irrigação de Maniçoba (Juazeiro – BA – Submédio São Francisco)

Leia mais:  Camex decide acabar com imposto de exportação dos couros wet blue e salgado

Reunião com produtores de frutas e assinatura de financiamento entre o Banco do Nordeste e a Miolo
Horário: 17 horas
Local: Centro de Excelência em Fruticultura (loteamento Centro Industrial São Francisco, n. º 992, lote 12 a 15, quadras Q – I – D, João Paulo II – Juazeiro – BA)

Data: Terça-feira – 16 de abrilParticipação do Painel “Futuro do Agronegócio” na Norte Show 2019
Horário: 16 horas
Local: Norte Show 2019 -Tatersal da Acrinorte, Norte Show 2019- Sinop (MT)

 

Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

 

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

O Boletim do Leite do Cepea de abril está disponível em nosso site!

Publicado

em

Nesta edição, confira:

Valorização do leite no campo perde intensidade

O preço do leite ao produtor na “Média Brasil” líquida acumulou alta real de 18,9% no primeiro trimestre de 2019. As consecutivas elevações estiveram atreladas à limitação da oferta no campo e à maior competição das indústrias para garantir a compra de matéria-prima. Leia mais. 

 

Consumo retraído pressiona valor do UHT

Apesar das altas do preço do leite no campo em março, as cotações dos derivados recuaram no mercado atacadista de São Paulo no mês passado. O valor médio do leite UHT no período foi de R$ 2,4196/litro, queda de 1,18% frente ao do mês anterior, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de março/19). Porém, em comparação com o mesmo mês do ano passado, o preço do UHT registrou ligeira alta de 0,58%. Leia mais. 

 

Queda na importação de lácteos reduz déficit da balança comercial 

Com recuo de 36,5% no volume total importado de lácteos, o déficit da balança comercial em março/19 atingiu 72,8 milhões de litros em equivalente leite, abaixo dos 121 milhões de litros registrados no mês anterior. As compras brasileiras totalizaram quase 81 milhões de litros em equivalente leite, marcando o menor volume desde março/18. A importação do leite em pó, que representou 65% do volume total, caiu 48% em relação a fev/19, equivalente a 52,9 milhões de litros. Leia mais. 

Valorização do leite supera aumento dos custos no 1º trimestre

O custo de produção da pecuária leiteira subiu nos primeiros três meses de 2019, mas em menor intensidade que o leite. No acumulado do primeiro trimestre, o Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos da propriedade, teve aumento de 0,47% na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), sob influência do reajuste do salário mínimo. No mesmo período, os preços de adubos e corretivos registraram queda de 1,16%, na esteira da valorização do Real frente ao dólar, uma vez que os preços desses insumos são influenciados pela moeda norte-americana. Leia mais. 

Leia mais:  Governador do Espírito Santo faz apelo à população e pede economia de água

Fonte: CEPEA
Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana