conecte-se conosco



Nacional

“Temos que melhorar esse negócio de quarentena. Foi precipitado”, diz Mandetta

Publicado

em

source
mandetta coronavírus arrow-options
Isac Nóbrega/PR

Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na tarde desta quarta-feira (25) que a atitude dos governadores em adotar medidas de quarentena foi realizado cedo. A crítica foi realizada durante uma coletiva sobre a situação da saúde nacional diante do Covid-19, o novo coronavírus, realizada em Brasília.

Leia mais: Em coletiva, Ministério da Saúde anuncia distribuição de hidroxicloroquina 

A gente tem que melhorar esse negócio de quarentena. Foi preciptado, foi cedo”. Na visão de Mandetta, o que o Brasil precisa é estudar alternativas que não desacelerem a economia e a logística. A quarentena  sem prazo final se torna “uma parede na vida das pessoas”, segundo o ministro. O ministro se mostrou ao lado do presidente Jair Bolsonaro em relação aos impactos que o isolamento social podem trazer ao país.

“Nós vamos atravessar [a crise do coronavírus  ] com ciência em uma mão, informação sobre a epidemia e capacidade de fazer operações logísticas em outra. Vamos atravessar isso sim, todos juntos”, reforçou mandeta ao lado do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna, e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis.

O ministro da Saúde também não descartou soluções caseiras como ações preventivas contra o covid-19. A utilização de orações, chás e receitas como canja foram citadas por ele entre os elementos que podem ser utilizados para reforçar os cuidados com a saúde e evitar uma baixa imunidade. 

“As pessoas me perguntam: ‘Chá é bom?’ Tô tomando chá direto. Todo dia tomo uma canja. Eu não pego ‘golpe de ar’, ponho um casaquinho para ficar quientinho. Porque isso é algo que aprendemos com nossos pais em um momento em que não havia medicamento”, disse Mandetta , que ao mesmo tempo revelou que está “orando” pela criação de uma vacina que combata o coronavírus .

Profissionais de saúde de todo o Brasil se queixam que equipamentos de proteção mecânica contra o covid-19, como máscaras, estão em falta. Para contornar a crise de materiais, o Ministério da Saúde reforçou que mais 15 milhões de máscaras foram compradas, mas por questões logísticas não estão chegando às regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Leia também: Ministro da Saúde tenta equilibrar falas de Bolsonaro e medidas

A previsão é que entre os dias 27 e 28 de março os equipamentos de proteção pessoal contra o covid-19 sejam recebidos. O atraso fez com que o governo enviasse na sequência uma segunda remessa para as áreas. 

Um mês de coronavírus no Brasil

O primeiro caso registrado de coronavírus no país completa 30 dias nesta quinta-feira (26). No entanto, a plataforma sobre covid-19 no site do Ministerio da Saúde está fora do ar desde a última quinta (19). Durante a coletiva foi reforçada que a plataforma será relançada amanhã. 


Comentários do Facebook

Nacional

Mourão parafraseia Geisel ao defender isolamento contra Covid-19

Publicado

em

source
mourão arrow-options
Reprodução/Twitter General Hamilton Mourão

Hamilton Mourão parafraseou presidente do regime militar para elogiar medidas de isolamento

Ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, que nesta quinta-feira (2) voltou a criticar medidas de isolamento, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta que o Brasil ainda está em uma fase “pré-pico” dos casos do novo coronavírus  (Sars-CoV-2) e defendeu medidas de isolamento social, usando uma frase do ex-presidente militar Ernesto Geisel.

Em evento do banco BTG, Mourão também disse que a retomada das atividades econômicas deve ser “lenta, gradual e segura”. A declaração ocorreu horas após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que o coronavírus “não é tudo isso” .

“Estamos aqui já vivendo a segundo fase, do pré-pico, e é uma análise constante da evolução da doença, das áreas que realmente estão sendo mais impactadas, para pouco a pouco haver uma liberação das atividades não-essenciais”,  afirmou Mourão. 

“Então eu vou usar até uma expressão que era do tempo do presidente (Ernesto) Geisel , quando se referia à abertura política: esse processo terá que ser lento, gradual e seguro , de modo que, pouco a pouco, as atividades vão retornando”.

Veja:  Brasil tem 299 mortes e 7.910 casos de Covid-19

De acordo com Mourão, o número de casos deverá aumentar até o final de abril, e por isso é preciso preparar o sistema de saúde até lá:

“Nós ainda estamos naquele momento pré-pico. A avaliação é que nós temos que continuar com essa política de isolamento, no sentido de atravessarmos esse mês de abril, onde se espera que o pico da doença comece a ocorrer aí a partir do dia 20, 25 de abril , procurando aquilo que vem sendo chamado do achatamento da curva, de modo que o nosso sistema de saúde, e principalmente a chegada dos insumos que estão sendo comprados permita que a gente supere esse momento.”

Ao mesmo tempo, o vice-presidente disse que não há motivo de “histeria total”:

“Não é motivo de uma histeria total como nós estamos vendo. Hoje você toma café, almoça, janta e faz a ceia ouvindo coronavírus. Julgo que isso é uma superexploração e que muitas vezes leva a uma imagem distorcida, principalmente por determinados segmentos da população que não conseguem compreender a realidade”, afirmou

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual12 minutos atrás

Técnicos do Incaper buscam alternativas para manter o produtor informado

. Mesmo em tempos de afastamento social por causa do novo Coronavírus (Covid-19), os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica...

Estadual12 minutos atrás

Pia pública é instalada na área externa do Palácio da Fonte Grande para reforçar prevenção contra o Covid-19

. om o objetivo de reforçar os recursos de prevenção contra o novo Coronavírus, uma pia pública foi instalada na...

Estadual13 minutos atrás

Secont padroniza procedimentos para compras emergenciais e orienta órgãos

. Para orientar os gestores sobre as melhores práticas neste momento em que é necessária a realização de compras emergenciais...

Estadual13 minutos atrás

Procon-ES orienta sobre pagamento de mensalidades escolares durante o distanciamento social

. O novo Coronavírus (Covid-19) trouxe imensos desafios às relações de consumo devido às medidas de fechamento de estabelecimentos comerciais...

Estadual13 minutos atrás

Covid-19: Iases determina suspensão de visita nas unidades socioeducativas

. O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) determinou, nesta quinta-feira (02), a suspensão imediata das visitas familiares...

Estadual13 minutos atrás

Hospital Estadual Central está com vagas abertas

.  Associação Congregação de Santa Catarina está contratando profissionais para atuar no Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira, localizado...

Estadual13 minutos atrás

Esforço coletivo faz parte da prevenção da dengue no Espírito Santo

. Com o aumento no número de casos de dengue no Espírito Santo, a população precisa entender que é parte...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana