Connect with us

Saúde

Tem depressão? Confira 6 hábitos que você deve evitar

Published

on

Reprodução: Internet

Pesquisas mostram que metade dos pacientes que passaram por um episódio de depressão voltarão a enfrentar o quadro nos próximos cinco anos

A depressão é um transtorno psicológico caracterizado por tristeza, apatia e desinteresse. Ela pode ser episódica – quando é desencadeada por alguma situação específica – ou crônica, quando se repete em diferentes momentos da vida.

LEIA MAIS: Casais que dormem juntos correm menos risco de depressão que solteiros

De acordo com o psiquiatra Leonardo Rodrigues da Cruz, do Instituto Meraki Saúde Mental, pesquisas mostram que metade dos pacientes que passaram por um episódio de depressão voltarão a enfrentar o quadro nos próximos cinco anos. Para evitar a repetição, é necessário buscar ajuda especializada.

LEIA MAIS: Conheça sintomas físicos e psicológicos do estresse

“A falta de tratamento adequado predispõe a uma evolução pior, e estudos mostram que até 70% das pessoas não são tratadas adequadamente. Quando o tratamento é feito de maneira precoce, os resultados são melhores, proporcionando mais tempo livre de sintomas e redução da chance de novos eventos”, explica Rodrigues da Cruz.

LEIA MAIS: Brasileiro demora 39 meses para procurar ajuda para depressão

Quando controlar a depressão, além do tratamento indicado pelos especialistas, é importante adotar bons hábitos de vida. “Psicoterapia, atividade física, higiene do sono, alimentação saudável e uma boa rede de apoio são importantes para evitar gatilhos”, comenta o psiquiatra.

Veja 6 hábitos que devem ser evitados caso você tenha depressão:

1. Sono ruim

Dormir bem é um hábito necessário para manter a saúde mental. Alguns estudos sugerem que pessoas com insônia são até dez vezes mais propensas a ter depressão.

Se você está com problemas para dormir, busque fazer exercícios físicos todos os dias, limitar o consumo de cafeína na parte da tarde e o uso de telas no horário próximo ao de se deitar.

2. Estresse contínuo

O estresse é a resposta do corpo a situações de medo e ameaça e provoca uma maior produção dos hormônios cortisol e adrenalina.

Não dá para excluir o estresse da vida, pois ele é provocado por fatores que não podem ser controlados. Mas, o sentimento pode ser gerenciado. Autoconhecimento, técnicas de meditação e exercícios físicos ajudam a lidar melhor com situações estressantes.

3. Sedentarismo

Acrescentar uma atividade física regular à rotina é uma das melhores estratégias contra a depressão. Ao se exercitar, o corpo libera endorfinas – substâncias químicas que reduzem a dor e melhoraram o humor.

4. Consumo de álcool

O álcool pode agravar sintomas depressivos em função de seus efeitos sobre o sistema nervoso central.

Beber deixa o paciente menos propenso a seguir o tratamento contra a depressão. Também o coloca situações mais propícias para ter problemas em casa ou no trabalho.

A bebida também pode intensificar a sonolência causada pelos antidepressivos ou atrapalhar os efeitos pretendidos pela medicação.

5. Repassar assuntos negativos

É muito importante ter uma rede de pessoas confiáveis com quem se possa conversar sobre os vários aspectos da vida. Entretanto, para pessoas que estão em um momento de fragilidade pode não ser adequado ficar repassando assuntos negativos.

6. Não admitir a depressão

A depressão pode ser tratada, mas a maior barreira para isso é a negação. Se você está se sentindo deprimido, busque ajuda.

Em geral, para casos leves, a psicoterapia costuma ser a primeira escolha, já para quadros moderados e graves, a associação com antidepressivos é a conduta mais indicada. “Quando o tratamento é feito de maneira precoce, os resultados são muito melhores, proporcionando mais tempo livre de sintomas e redução da chance de novos eventos”, aponta Rodrigues da Cruz.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

Comente Abaixo
Esportes38 minutos ago

Chapecoense perde pênalti, empata com o Novorizontino e segue ameaçada pelo Z4

A Chapecoense segue em situação complicada na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, a equipe catarinense recebeu...

Esportes38 minutos ago

São Paulo ganha do Ceará nos pênaltis e vai à semifinal da Sul-Americana

O São Paulo eliminou o Ceará nos pênaltis, na noite desta quarta-feira (10.08), e avançou à semifinal da Copa Sul-Americana. ...

Estadual2 horas ago

2ª Vara Cível, Família e de Órfãos e Sucessões de Aracruz realiza mutirão

Ação terminou na última sexta-feira (05/08) com 79,3% de acordos. A 2ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e...

Estadual2 horas ago

Corregedor visita novas instalações do Cartório de Itapemirim que foi alvo de incêndio criminoso

Os documentos destruídos pelo fogo estão sendo recuperados gradualmente. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca, visitou as novas...

Estadual2 horas ago

Emes promove o Curso remoto Justiça Digital: Google Workspace e Pje, com turmas entre 17 de agosto e 27 de outubro

Curso terá transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito...

Estadual2 horas ago

Justiça condena proprietário de terras a indenizar mulher que teria colidido em animal solto na estrada

A mulher teria sofrido lesões o que a impossibilitou de realizar atividades por quatro meses. Uma mulher ingressou com uma...

Nacional2 horas ago

Morte de Marcelo Arruda: policial penal usará tornozeleira eletrônica

Reprodução – 11/07/2022 José da Rocha Guaranho, atirador bolsonarista O policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho , de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana