conecte-se conosco



Política

TCE/RJ rejeita, por unanimidade, contas de 2019 do governo Witzel

Publicado

em


source
witzel
Reprodução

Segundo o relatório, durante 2019, o governo do estado não cumpriu o investimento mínimo nas áreas de saúde e educação


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou, por unanimidade , as contas do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, referentes a 2019. O relatório, apreciado nesta segunda-feira (1º), seguirá para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para ser votado pelos deputados.

O conselheiro Rodrigo Nascimento, relator do processo, foi seguido pelos demais conselheiros: Christiano Lacerda, Marcelo Verdini e Andréia Siqueira Martin. A presidente do TCE, Mariana Montebello, que só vota em caso de empate, proclamou o resultado .

“O Tribunal de Contas do Estado, por unanimidade, delibera pela emissão de parecer prévio contrário à aprovação das contas do chefe do Poder Executivo do estado, excelentíssimo governador Wilson Witzel, referentes ao exercício de 2019. Foram apontadas sete irregularidades para embasamento do parecer prévio contrário. Foram apontadas 39 impropriedades. Foram exaradas 65 determinações e foi dirigida uma recomendação”, resumiu Montebello.

Relatório

Segundo o relatório, durante 2019, o governo do estado não cumpriu o investimento mínimo nas áreas de saúde e educação . O governo aplicou 11,46% das receitas de transferência de impostos em ações e serviços públicos de saúde, valor menor do que os 12% exigidos pela Lei Complementar nº 141/12 e pelo artigo 198 da Constituição Federal.

Na educação, o governo aplicou 24,43% em gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino, descumprindo o limite mínimo de 25% determinado no artigo 212 da Constituição Federal. O governo também não cumpriu o disposto na Lei Federal 12.858/13, que regulamenta a destinação para as áreas de educação e saúde de parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural.

O relatório ainda ressalta a destinação de apenas 1,41% dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza ao Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social. Este montante foi inferior ao percentual mínimo de 5%, fixado na Lei Estadual nº 4.056/02.

Além dessas, outras três irregularidades foram apontadas: a não inclusão na base do Fundeb das receitas resultantes do adicional do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o repasse à Fundação de Amparo à Pesquisa (Faperj) de apenas 1,05% da receita tributária do exercício, descumprindo o mínimo de 2%, e a utilização dos recursos do Fundo Estadual de Investimento e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social para pagamentos de despesas com pessoal.

Governo do Rio de Janeiro 

O TCE enviará à Alerj o relatório, que será analisado pela Comissão de Orçamento. A comissão discutirá o relatório e dará parecer sobre as contas, que depois serão votadas em plenário como um decreto legislativo. O governo do estado, procurado pela Agência Brasil para se pronunciar sobre o resultado, se manifestou em nota.

“Apesar da reprovação das contas, o Governo do Estado do Rio de Janeiro conseguiu derrubar quatro das 11 irregularidades apontadas pelo TCE, durante a sessão especial que julgou as contas de 2019. A derrubada é uma vitória para o governo, e deixa claro o aperfeiçoamento das contas, a partir de uma defesa técnica e bem estruturada. O problema das contas do estado é estrutural, e vem de alguns anos. No ano passado, por exemplo, foram apontadas 14 irregularidades, e nenhuma pôde ser derrubada.”

Comentários do Facebook

Política

Pazuello diz que vai abrir dados da Covid-19 para Gilmar ter “opinião correta”

Publicado

em


source
Genral Eduardo Pazuello%2C ministro interino da Saúde
Marcos Corrêa/PR

Genral Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello , disse durante ligação com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai abrir os dados da Covid-19 para que o magistrado forme uma “opinião correta”. A conversa se deu nesta terça-feira (14) após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) orientar Pazuello a falar com o ministro do STF, que  acusou as Forças Armadas de compactuar com um “genocídio” causado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, o contato inicial foi feito por um interlocutor da Presidência da República, já que a iniciativa da conversa partiu de Gilmar. Nessa tentativa, no entanto, Pazuello não atendeu.

Depois de retornar o contato, o chefe da pasta da Saúde propôs uma reunião presencial com o magistrado. Gilmar, porém, está em Lisboa, no Portugal, e só volta no final do mês com o fim do recesso do Judiciário.

Desde que o clima ficou mais tenso de Pazuello com o STF, Bolsonaro tem sido pressionado para fazer uma troca no comando do Ministério da Saúde. Pessoas próximas a ele dizem que a mudança deve ocorrer nas próximas semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento5 minutos atrás

Com bumbum à mostra, Geisy Arruda quebra tudo em vídeo: “Que rebolado!”

Na noite da última terça-feira (14), Geisy Arruda causou no Twitter ao compartilhar um vídeo exótico no seu perfil. No registro,...

Internacional9 minutos atrás

Garota de 12 anos foge após homem de 51 comprá-la do pai por 4 vacas

Uma menina de 12 anos se casou duas vezes em menos de um mês, no Quênia. As autoridades do país...

Estadual16 minutos atrás

Homem invade cemitério e abre caixão com vítima de Covid-19

Vandalismo aconteceu na madrugada de terça-feira (14), no bairro Vila Bethania, em Viana. O homem suspeito de invadir o cemitério de...

Nacional20 minutos atrás

Funcionários do metrô de São Paulo vão trabalhar em home office permanente

Cris Castello Branco Metrô de São Paulo vai desocupar três prédios usados em trabalho presencial O Metrô de São Paulo...

Entretenimento20 minutos atrás

“Desejo Sombrio”, série com Lupita do “RBD”, chega à Netflix hoje

Reprodução Maite Perroni A série mexicana “Desejo Sombrio” estreou na Netflix nesta quarta-feira (15). Em seu Instagram, a atriz  Maite...

Tecnologia20 minutos atrás

Ataque no Twitter atinge Apple, Uber, Bill Gates e rouba US$ 100 mil

O Twitter viu nesta quarta-feira (15) um ataque de grande escala que atingiu algumas das contas mais influentes da plataforma....

Regional29 minutos atrás

Obras no porto de Aracruz são autorizadas e devem gerar 400 vagas de emprego

O ministro da Infraestrutura ainda comentou sobre outras obras no Espírito Santo, como a ferrovia, BR 262 e Contorno do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!