conecte-se conosco



Regional

Taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 chega a 93% no Norte do ES

Publicado

em

Atualização mais recente foi feita ainda na manhã desta terça-feira (7). Subsecretário de Vigilância Epidemiológica disse que uma ampliação dos leitos está prevista.

A região Norte do Espírito Santo está com mais de 93% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com Covid-19 ocupados. Das 78 vagas, apenas 5 ainda estão disponíveis. A atualização mais recente foi feita ainda na manhã desta terça-feira (7), no painel do Governo do Estado.

As vagas de internação no Norte do estado são distribuídas em quatro hospitais, entre públicos, filantrópicos e privados contratados pelo Estado.

Em dois deles – no Hospital Geral de Linhares (HGL) e no Hospital Rio Doce – não há vagas de UTI para pacientes com coronavírus nesta terça-feira.

No Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, apenas três das 30 vagas de UTI não estão ocupadas.

As outras duas vagas para pacientes graves ainda disponíveis estão no Hospital Meridional, no mesmo município.

A situação preocupa, principalmente, porque Linhares tem o número mais altos de infectados fora da Região Metropolitana, ficando atrás apenas de Vila Velha, Serra, Vitória e Cariacica. Na cidade, já foram registrados mais de 2.640 doentes.

No Espírito Santo, o índice de ocupação de UTI para Covid-19 está em 84,85%. Das 693 vagas, 588 estão ocupadas.

Nesta terça-feira (7), o estado registrou o maior número diário de casos de coronavírus desde o início da pandemia. Em 24 horas, mais de dois mil infectados foram contabilizados pelo Painel Covid.

Abertura de novos leitos

Nesta manhã (7), o subsecretário estadual de Vigilância Epidemiológica, Luiz Carlos Reblin, disse que o Estado aguarda a chegada de equipamentos comprados no exterior para ampliar a capacidade dos hospitais.

Segundo ele, a medida deve beneficiar, principalmente, as unidades hospitalares do interior, para que o sistema de saúde da Grande Vitória não seja sobrecarregado também.

“O planejamento da Secretaria de Saúde para essa pandemia prevê a instalação de 800 leitos de UTI. Já temos quase 700 leitos instalados. Fizemos uma aquisição de equipamentos na Europa, especificamente da Itália, que vão chegar ainda. […] Então, a região de São Mateus, Linhares e Colatina vai receber equipamentos para reforçar o atendimento e evitar que a pessoa seja transferida para a Grande Vitória”, explicou.

Comentários do Facebook

Regional

Setor moveleiro em Linhares retoma crescimento em meio à pandemia 

Publicado

em

Segundo dados do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol) as admissões em junho e julho deste ano cresceram mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Vendas também registram um crescimento acima do esperado. 

Após vários anos amargando prejuízos devido à crise econômica que fechou empresas e causou demissões, 2020 era tido pelos empresários do setor moveleiro de Linhares como o ano da retomada do crescimento. Em março, porém, com a chegada da pandemia do novo coronavírus ao país, o cenário não parecia tão favorável ao crescimento do setor. 

Mas, para surpresa dos empresários, junho e julho foram meses positivos. Mesmo em meio à pandemia o volume de vendas foi superior ao mesmo período de 2019, e as contratações tiveram um crescimento superior a 100% em relação ao mesmo período do ano passado, o que tem trazido resultados positivos para muitas empresas. 

Para o empresário e presidente da Câmara Setorial da Indústria Moveleira da Findes, Luiz Rigoni, já no início de junho a indústria moveleira começou a recontratar, e as vendas voltaram ao patamar planejado. “Para agosto já estamos com uma carteira de pedidos muito boa, que superou as nossas expectativas. Tenho participado de várias reuniões e é notório que a música é a mesma em todo Brasil. Inclusive algumas matérias primas já estão em falta e podem atrasar os nossos pedidos”, pontou Rigoni.   

Para o presidente do Sindimol, Ademilse Guidini, muitas variáveis estão sendo apontadas para esse crescimento, principalmente a questão do isolamento social. Guidini também cita pesquisa que mostra aumento de venda de móveis pela internet. 

“Com as pessoas em casa, muitas aproveitaram para investir no conforto de seus lares. Pesquisa divulgada pelo Movimento Compre & Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que a venda de móveis pela internet teve um crescimento de 94,4% nos cinco primeiros meses de 2020, comparado com o mesmo período de 2019, com um faturamento de R$2,51 bilhões. Isso refletiu diretamente na produção das indústrias, impactando também na necessidade de mais pessoas nas fábricas”, aponta o presidente. 

 Guidini disse ainda que “desde o final de maio já se percebia uma retomada significativa das vendas, o que foi muito importante até mesmo para manter o otimismo para enfrentar mais um momento de crise”. 

O empresário Bruno Rangel confirma esse aumento nas vendas. Em junho a empresa de Bruno, que produz gabinete para banheiro, vendeu 129% acima da meta estipulada para o mês, e 180% a mais que junho de 2019. Bruno também acredita, assim como Guidini, que o isolamento social é um dos motivos, mas também aponta o auxílio emergencial do governo. 

 “Acredito que toda essa demanda seja em virtude das pessoas que acabaram, devido ao isolamento social, passando mais tempo em casa, e perceberam a necessidade de itens que normalmente não percebiam, e o auxílio emergencial do governo federal que injetou uma grande quantia de dinheiro no mercado”, explica o empresário. 

Previsões para o segundo semestre 

 Tradicionalmente o segundo semestre é mais favorável para o crescimento das vendas de móveis que o primeiro. Este ano, porém, Guidini diz que mesmo com os números indicando uma retomada no crescimento do setor é preciso ter cautela, e ainda é cedo para fazer projeções de como será o segundo semestre. 

 “Os números apresentados nos trazem otimismo, mas ao mesmo tempo cautela. Ainda não é possível fazer uma projeção muito precisa do segundo semestre. A pandemia, no primeiro momento, trouxe uma preocupação muito grande e nossas vendas praticamente paralisaram e muitas empresas até demitiram, de repente nos deparamos com esse aumento do consumo, acima de qualquer expectativa, por isso é complicado fazer qualquer previsão “, enfatiza o industrial. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional15 minutos atrás

Trump diz que homens podem se sentir ‘insultados’ caso Biden escolha vice mulher

Dougs Mills/Getty Images Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , afirmou hoje...

Carros e Motos30 minutos atrás

Kymco AK550 será feito no Brasil e lançado até novembro

Divulgação Kymco AK550 é o novo scooter topo de linha, que reúne tudo o que a marca coreana pode oferecer...

Carros e Motos45 minutos atrás

Kymco AK550 será feito o Brasil lançado até novembro

Divulgação Kymco AK550 é o novo scooter topo de linha, que reúne tudo o que a marca coreana pode oferecer...

Estadual45 minutos atrás

No Dia do Estudante, Governo do Estado investe R$ 129 milhões na Educação

. No Dia do Estudante, celebrado nesta terça-feira (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu)...

Política45 minutos atrás

Ales vota pedido de urgência para dois projetos do governo

. Os deputados estaduais votam, na sessão ordinária desta terça-feira (11), requerimentos para que tramitem em urgência dois projetos do...

Entretenimento45 minutos atrás

Carlinhos Mendigo e Netinho são denunciador por homofobia

Reprodução Carlinhos Mendigo e Netinho O humorista Carlinhos Mendigo e o cantor Netinho da Bahia foram denunciados pelos crimes de...

Esportes45 minutos atrás

Covid-19: jogo do CSA é adiado após confirmação de mais nove casos

. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou a partida entre Chapecoense e CSA, que seria disputada amanhã 12), às...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!