conecte-se conosco



Esportes

Taekwondo nacional investe em tecnologia na preparação para Tóquio

Publicado

em


.

A dupla de taekwondo Ícaro Miguel e Milena Titonelli, ambos já classificados para a Olimpíada de Tóquio (Japão), ganhou um incentivo tecnológico para reforçar a preparação durante a quarentena. Os atletas  começaram a utilizar um software de realidade virtual, que simula as características de possíveis adversários. Ambos integram a equipe de taekwondo de São Caetano do Sul (SP).

“Catalogamos os movimentos dos adversários e transferimos a ferramenta. Tomamos como base o que é feito na Fórmula 1. Temos um acervo bem grande das lutas dos nossos adversários. E pegamos alguns atletas da nossa equipe que têm características parecidas com esses adversários para fazer a captura desses movimentos. A ideia é fazer tudo o que for possível para chegarmos bem em Tóquio e conquistarmos as medalhas”, explicou à Agência Brasil o treinador Reginaldo Santos, um dos técnicos da equipe brasileira de taekwondo.  

Na avaliação de Ícaro Miguel (categoria até 80 kg) o dispositivo é fundamental neste período de isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“É uma inovação gigantesca. E é claro que a prioridade é a OiImpíada, mas, a partir de agora, podemos usá-la em todos os campeonatos. O equipamento oferece a chance de estudarmos todos os rivais. Não apenas um específico como, por exemplo, o russo Maksim Khramtcov, que é o líder do ranking. A ideia é treinarmos em cima dos pontos fortes e fracos de todos. A nossa equipe acredita que, quanto maior o grupo de pessoas treinando junto, [melhor para] a gente conseguir simular o máximo possível as situações que vamos enfrentar nas lutas. E, se não temos esse contato no dia a dia, isso dificulta o trabalho tático. E agora com esse equipamento novo isso fica muito mais fácil”, afirmou o atleta,que faturou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, ano passado. 

twobrothersteam  Como a Realidade Virtual twobrothersteam  Como a Realidade Virtual

Ícaro Miguel aprovou o dispositivo de realidade virtual, que simula as características de luta de possíveis adversários – Instagram/twobrothersteam

 

Bruno Eisinger, um dos desenvolvedores do software, explicou à Agência Brasil que a ferramenta ainda envolve outras medições do desempenho dos atletas. “Montamos os trajes de captura de movimento, que estão permitindo ligar o conhecimento da equipe multidisciplinar aos treinamentos táticos, de cognição, de tomada de decisão. É um trabalho inédito em nível mundial” comentou. Para Milena Titonelli, a melhora já foi notada nos treinos durante a quarentena. “Estamos reclusos, treinando isolados, com um rígido protocolo sanitário. Não temos a parte da competição que é fundamental para analisarmos como está o nosso desempenho. Por isso, esse software completa a preparação. Ajuda muito para termos as medições e as análises do nosso desempenho nos mais variados vetores físicos e orgânicos”, considerou a atleta à Agência Brasil.

“É uma inovação gigantesca. E é claro que a prioridade é a OlImpíada, mas, a partir de agora, podemos usá-la em todos os campeonatos. O equipamento oferece a chance de estudarmos todos os rivais. Não apenas um específico como, por exemplo, o russo Maksim Khramtcov, que é o líder do ranking. A ideia é treinarmos em cima dos pontos fortes e fracos de todos. A nossa equipe acredita que, quanto maior o grupo de pessoas treinando junto, [melhor para] a gente conseguir simular o máximo possível as situações que vamos enfrentar nas lutas. E, se não temos esse contato no dia a dia, isso dificulta o trabalho tático. E agora com esse equipamento novo isso fica muito mais fácil”, falou à Agência o lutador Ícaro Miguel, prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019.

Bruno Eisinger, um dos desenvolvedores do software, diz que a ferramenta também auxilia em outras medições do desempenho dos atletas. “Montamos os trajes de captura de movimento, que estão permitindo ligar o conhecimento da equipe multidisciplinar aos treinamentos táticos, de cognição, de tomada de decisão. É um trabalho inédito em nível mundial”, analisa. 

Logo nos primeiros treinos com o novo dispositivo, Milena Titoneli (até 67 kg) percebeu os benefícios. “Estamos reclusos, treinando isolados, com um rígido protocolo sanitário. Não temos a parte da competição que é fundamental para analisarmos como está o nosso desempenho. Por isso, esse software completa a preparação. Ajuda muito para termos as medições e as análises do nosso desempenho nos mais variados vetores físicos e orgânicos”, atesta Titoneli, ouro ano passado no Pan de Lima. 

Sonho de medalha olímpica

Além do taekwondo, o mineiro Ícaro Miguel, de 25 anos, também trava uma luta pessoal para lidar com as sequelas de um acidente doméstico, sofrido quando tinha seis anos, que o deixou com apenas 10% da visão olho direito. Para voltar aos 100% de visão, ele precisaria passar por um  transplante de  córnea, e teria de abrir mão da carreira e do sonho olímpico. “Nunca estive tão perto dele. Sei que não é fácil de ganhar uma medalha. Estamos falando de uma Olimpíada. São os 16 melhores do mundo. E cada um ali tem as suas qualidades e chances reais de estar no pódio (…) Eu sempre trabalho muito e sou muito confiante. Busco demais essa medalha, sonho com o ouro olímpico desde os dez anos de idade. Vou seguir trabalhando e treinando com o pensamento de que vai dar certo”.  

Aos 21 anos, a paulista Milena Titoneli também sonha em subir ao pódio em Tóquio. A jovem quer, no mínimo, igualar a marca de Natália Falavigna – atual coordenadora de Seleções da Confederação Brasileira da modalidade -, até hoje a única brasileira a conquistar uma medalha para o país no taekwondo. Falavigna foi bronze nos Jogos de Pequim (2008). 

“É uma das minhas maiores metas, poder levar o nome do taekwondo brasileiro e da minha equipe, a Two Brothers Team, sempre aos lugares mais altos do pódio”, comentou Milena, que nos Jogos Pan-Americanos do ano passado já fez história, sendo a primeira brasileira a faturar uma medalha de ouro. Em maio do ano passado, ela voltou da Inglaterra com o bronze do Mundial da modalidade.

A seleção brasileira de taekwondo contará ainda em Tóquio com o já classificado Edival Marques, o “Netinho”, na categoria até 68 kg.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários do Facebook

Esportes

Gabriel Jesus é cortado da seleção por lesão e Matheus Cunha é chamado

Publicado

em


.

O atacante Matheus Cunha é mais uma novidade na lista do técnico Tite para a estreia do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Ele foi convocado para a vaga de Gabriel Jesus, cortado por causa de uma lesão, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (25).

Será a primeira vez do atacante do Hertha Berlim na equipe principal. Ele tem várias passagens pelas seleções brasileiras de base.

Gabriel Jesus se machucou em um jogo do Manchester City pelo Campeonato Inglês. Assim, a comissão médica da seleção entrou em contato com o clube inglês e constatou que ele não estaria apto para os jogos contra Bolívia e Peru, respectivamente nos dias 9 de outubro, em São Paulo, e 13 de outubro, em Lima.

A seleção inicia sua preparação para a estreia nas Eliminatórias no dia 5 de outubro com treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento5 minutos atrás

Vitão se contradiz e Whindersson diz: “Não consegue contar a mentira duas vezes”

Reprodução/Instagram/Twitter Whindersson Nunes é comparado a Vitão Em entrevista recente a Hugo Gloss,  Vitão disse que seu primeiro contato com...

Policial20 minutos atrás

Investigado por tripla tentativa de homicídio é preso em operação conjunta em Pinheiros

. A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros prendeu, nesta sexta-feira (25), um homem de 39 anos, investigado pela Delegacia Especializada de...

Estadual20 minutos atrás

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 25/09/2020

. O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta sexta-feira (25), mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência...

Nacional20 minutos atrás

Bolsonaro evolui bem e já caminha, diz hospital

Agência Brasil O presidente “evolui bem”, de acordo com o boletim médico Na manhã desta sexta-feira (25) , o presidente...

Entretenimento35 minutos atrás

Lucas Lucco se arrependeu de harmonização facial e tenta reverter resultado

Reprodução Antes e depois de Lucas Lucco Lucas Lucco revelou que não gostou do resultado da harmonização facial que fez...

Estadual35 minutos atrás

Sedes participa de debate sobre novas medidas para formalização do MEI

. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) participaram, na tarde desta sexta-feira (25), de um evento on-line para discutir sobre...

Policial35 minutos atrás

Suspeito de abusar sexualmente de criança é preso por policiais civis em Aracruz

. A equipe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) prendeu, nessa quinta-feira (24), um homem de 54 anos, suspeito de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!