conecte-se conosco


Destaque

Sustentabilidade em discussão hoje no Ceunes

Publicado

em

SÃO MATEUS – Dentro da programação do II Simpósio Capixaba de Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) acontecerá hoje o I Workshop de Sustentabilidade, que tem por intuito discutir o que é sustentabilidade, seus benefícios e contribuições, e as ferramentas necessárias para uma organização sustentável. A promoção, de caráter educacional-científico, é organizado por professores e alunos do curso de Graduação em Ciências Biológicas e Pós Graduação em Biodiversidade Tropical.
“A ideia surgiu em uma reunião com a Assessoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Federal do Espirito Santo, onde está sendo produzido um projeto de gerenciamento de resíduos para o campus. Após o levantamento realizado pelo projeto, os resultados foram alarmantes, é produzido muito lixo e o plano de descarte já existente não é suficiente ou não é eficaz”, explicou o professor Antelmo Ralph Falqueto, coordenador geral, doutor do Ceunes e fisiologista vegetal.
De acordo com o professor também foram constatados outros problemas, além do lixo. “Por isso, pensamos em integrar a comunidade acadêmica, escolas de ensino médio e empresas, bem como a sociedade, a tomar conhecimento dos problemas gerados pelo consumo desenfreado, as consequências e soluções para esse ato”, explica Antelmo.
O I Workshop de Sustentabilidade começará hoje às 8h e vai até às 19h. Os principais temas tratados serão: Sustentabilidade ambiental no município de Montanha: entre a triagem e o consumo com Msc. Marinéia Novais; Sustentabilidade é possível?: Como a universidade pode contribuir com a sustentabilidade com o professor doutor Asher Kiperstok; Avaliação do ciclo de vida (ACV) como ferramenta de Gestão Ambiental – Doutora Marielce de Cássia Tosta; UFLA, uma eco universidade com Msc Leandro Naves. Sustentabilidade na cadeia de suprimentos – Alemanha 7 x 1 Brasil???, com professora doutora Juliana Campos.
SIMPÓSIO O II Simpósio Capixaba de Ciências Biológicas começou na segunda-feira e prossegue até sexta, dia 17. Antelmo explica que estão acontecendo intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, o que permitirá criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Ciências Biológicas.
Amanhã estará em discussão o novo Código Florestal dentro do Bioma da Mata Atlântica. A palestra começará às 13h, com o doutor Guilherme Viana de Alencar.
Guilherme VianaDoutor Guilherme Viana de Alencar Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com experiência em perícia ambiental e avaliação de áreas degradadas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, agricultura orgânica e compactação do solo.
 

Leia mais:  Jovem é preso com armas e mais de 2 kg de drogas em Linhares

Comentários do Facebook
publicidade

Destaque

Menina revela ter sido estuprada pelo pai após se queixar de ‘dor na barriga’

Publicado

em

De acordo com a mãe da vítima, criança relatou que o pai a violentou dentro do banheiro da residência. Caso é investigado pela Delegacia da Mulher de Guarujá.

A Polícia Civil investiga um caso de estupro de uma menina de 10 anos em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo depoimento da mãe aos policiais, a violência sexual contra a filha foi cometida em casa pelo pai da criança, de 30 anos, enquanto ela acompanhava um familiar hospitalizado. O suspeito ainda não foi localizado.

O crime ocorreu na residência em que a vítima vive com os pais e irmãos, localizada no bairro Aldeia, no Distrito de Vicente de Carvalho. Conforme relatado pela mãe da criança no boletim de ocorrência registrado pelos policiais, ela mantinha uma união estável com o homem, com quem tem quatro filhos.

A mãe relatou que, no início da tarde, saiu de casa para ficar como acompanhante de um familiar no hospital, deixando os filhos com o marido. De acordo com ela, por volta das 19h30 retornou à sua residência.

Ao chegar em casa, ela foi alertada pelo filho de 4 anos que o pai teria violentado a irmã. Ao conversar com a filha, a menina relatou que, durante a tarde, o pai, no banheiro da casa, havia tirado as suas roupas e a estuprado. A criança também se queixou de estar com dores na barriga devido a violência sexual.

A mãe afirmou aos policiais que levou a filha às pressas ao Pronto Socorro de Vicente de Carvalho e depois da criança ser atendida foi direto a delegacia, acompanhada de uma conselheira tutelar. Após relatar o caso, a vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito.

O boletim de ocorrência foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia Sede de Guarujá. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso está sob segredo de Justiça e agora é investigado por meio de inquérito policial pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.


(*G1)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bandidos rendem família em assalto em Jaguaré
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana