conecte-se conosco



Destaque

Sustentabilidade em discussão hoje no Ceunes

Publicado

em

SÃO MATEUS – Dentro da programação do II Simpósio Capixaba de Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) acontecerá hoje o I Workshop de Sustentabilidade, que tem por intuito discutir o que é sustentabilidade, seus benefícios e contribuições, e as ferramentas necessárias para uma organização sustentável. A promoção, de caráter educacional-científico, é organizado por professores e alunos do curso de Graduação em Ciências Biológicas e Pós Graduação em Biodiversidade Tropical.
“A ideia surgiu em uma reunião com a Assessoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Federal do Espirito Santo, onde está sendo produzido um projeto de gerenciamento de resíduos para o campus. Após o levantamento realizado pelo projeto, os resultados foram alarmantes, é produzido muito lixo e o plano de descarte já existente não é suficiente ou não é eficaz”, explicou o professor Antelmo Ralph Falqueto, coordenador geral, doutor do Ceunes e fisiologista vegetal.
De acordo com o professor também foram constatados outros problemas, além do lixo. “Por isso, pensamos em integrar a comunidade acadêmica, escolas de ensino médio e empresas, bem como a sociedade, a tomar conhecimento dos problemas gerados pelo consumo desenfreado, as consequências e soluções para esse ato”, explica Antelmo.
O I Workshop de Sustentabilidade começará hoje às 8h e vai até às 19h. Os principais temas tratados serão: Sustentabilidade ambiental no município de Montanha: entre a triagem e o consumo com Msc. Marinéia Novais; Sustentabilidade é possível?: Como a universidade pode contribuir com a sustentabilidade com o professor doutor Asher Kiperstok; Avaliação do ciclo de vida (ACV) como ferramenta de Gestão Ambiental – Doutora Marielce de Cássia Tosta; UFLA, uma eco universidade com Msc Leandro Naves. Sustentabilidade na cadeia de suprimentos – Alemanha 7 x 1 Brasil???, com professora doutora Juliana Campos.
SIMPÓSIO
O II Simpósio Capixaba de Ciências Biológicas começou na segunda-feira e prossegue até sexta, dia 17. Antelmo explica que estão acontecendo intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, o que permitirá criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Ciências Biológicas.
Amanhã estará em discussão o novo Código Florestal dentro do Bioma da Mata Atlântica. A palestra começará às 13h, com o doutor Guilherme Viana de Alencar.
Guilherme VianaDoutor Guilherme Viana de Alencar
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com experiência em perícia ambiental e avaliação de áreas degradadas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, agricultura orgânica e compactação do solo.
 

Comentários do Facebook

Destaque

Menina revela ter sido estuprada pelo pai após se queixar de ‘dor na barriga’

Publicado

em

De acordo com a mãe da vítima, criança relatou que o pai a violentou dentro do banheiro da residência. Caso é investigado pela Delegacia da Mulher de Guarujá.

A Polícia Civil investiga um caso de estupro de uma menina de 10 anos em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo depoimento da mãe aos policiais, a violência sexual contra a filha foi cometida em casa pelo pai da criança, de 30 anos, enquanto ela acompanhava um familiar hospitalizado. O suspeito ainda não foi localizado.

O crime ocorreu na residência em que a vítima vive com os pais e irmãos, localizada no bairro Aldeia, no Distrito de Vicente de Carvalho. Conforme relatado pela mãe da criança no boletim de ocorrência registrado pelos policiais, ela mantinha uma união estável com o homem, com quem tem quatro filhos.

A mãe relatou que, no início da tarde, saiu de casa para ficar como acompanhante de um familiar no hospital, deixando os filhos com o marido. De acordo com ela, por volta das 19h30 retornou à sua residência.

Ao chegar em casa, ela foi alertada pelo filho de 4 anos que o pai teria violentado a irmã. Ao conversar com a filha, a menina relatou que, durante a tarde, o pai, no banheiro da casa, havia tirado as suas roupas e a estuprado. A criança também se queixou de estar com dores na barriga devido a violência sexual.

A mãe afirmou aos policiais que levou a filha às pressas ao Pronto Socorro de Vicente de Carvalho e depois da criança ser atendida foi direto a delegacia, acompanhada de uma conselheira tutelar. Após relatar o caso, a vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito.

O boletim de ocorrência foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia Sede de Guarujá. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso está sob segredo de Justiça e agora é investigado por meio de inquérito policial pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde5 horas atrás

Rio quer que iniciativa privada administre hospitais de campanha

. O governo Rio de Janeiro anunciou hoje (29) a intenção de passar para um consórcio privado a administração dos...

Estadual6 horas atrás

3ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim realiza audiências por videoconferência

. Em cumprimento à legislação, e seguindo as medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde, a audiência foi...

Estadual6 horas atrás

Psicólogos e assistentes sociais acompanham convivência em processos de adoção

. Hoje no ES, 126 crianças e adolescentes estão em processo de adoção, convivendo com seus pretendentes e sendo acompanhados...

Estadual6 horas atrás

COVID-19 | Presidente do TJES prorroga regime plantão extraordinário até 14 de junho

  . O Ato Normativo que estende o período de regime diferenciado de trabalho no âmbito do Poder Judiciário foi...

Saúde6 horas atrás

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe

. O Ministério da Saúde anunciou hoje (29) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 30 de...

Nacional6 horas atrás

Aumento de leitos causa mudança brusca em taxa de internações por Covid-19 em SP

governo de São Paulo/reprodução Capital paulista registra alívio na taxa de ocupação de UTI’s Uma grande diferença na taxa de...

Esportes7 horas atrás

Força mental pode ser ponto forte do judô brasileiro na Olimpíada

. No comando da seleção brasileira masculina de judô desde 2018, a sensei Yuko Fujii, nascida na cidade de Toyoake (Japão),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!