conecte-se conosco


Destaque

Sustentabilidade em discussão hoje no Ceunes

Publicado

em

SÃO MATEUS – Dentro da programação do II Simpósio Capixaba de Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) acontecerá hoje o I Workshop de Sustentabilidade, que tem por intuito discutir o que é sustentabilidade, seus benefícios e contribuições, e as ferramentas necessárias para uma organização sustentável. A promoção, de caráter educacional-científico, é organizado por professores e alunos do curso de Graduação em Ciências Biológicas e Pós Graduação em Biodiversidade Tropical.
“A ideia surgiu em uma reunião com a Assessoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Federal do Espirito Santo, onde está sendo produzido um projeto de gerenciamento de resíduos para o campus. Após o levantamento realizado pelo projeto, os resultados foram alarmantes, é produzido muito lixo e o plano de descarte já existente não é suficiente ou não é eficaz”, explicou o professor Antelmo Ralph Falqueto, coordenador geral, doutor do Ceunes e fisiologista vegetal.
De acordo com o professor também foram constatados outros problemas, além do lixo. “Por isso, pensamos em integrar a comunidade acadêmica, escolas de ensino médio e empresas, bem como a sociedade, a tomar conhecimento dos problemas gerados pelo consumo desenfreado, as consequências e soluções para esse ato”, explica Antelmo.
O I Workshop de Sustentabilidade começará hoje às 8h e vai até às 19h. Os principais temas tratados serão: Sustentabilidade ambiental no município de Montanha: entre a triagem e o consumo com Msc. Marinéia Novais; Sustentabilidade é possível?: Como a universidade pode contribuir com a sustentabilidade com o professor doutor Asher Kiperstok; Avaliação do ciclo de vida (ACV) como ferramenta de Gestão Ambiental – Doutora Marielce de Cássia Tosta; UFLA, uma eco universidade com Msc Leandro Naves. Sustentabilidade na cadeia de suprimentos – Alemanha 7 x 1 Brasil???, com professora doutora Juliana Campos.
SIMPÓSIO O II Simpósio Capixaba de Ciências Biológicas começou na segunda-feira e prossegue até sexta, dia 17. Antelmo explica que estão acontecendo intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, o que permitirá criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Ciências Biológicas.
Amanhã estará em discussão o novo Código Florestal dentro do Bioma da Mata Atlântica. A palestra começará às 13h, com o doutor Guilherme Viana de Alencar.
Guilherme VianaDoutor Guilherme Viana de Alencar Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com experiência em perícia ambiental e avaliação de áreas degradadas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, agricultura orgânica e compactação do solo.
 

Leia mais:  Alerta de chuva forte e tempestade de raios em mais de 50 cidades do ES

Comentários do Facebook
publicidade

Destaque

Último pedido: filhos fazem velório de pai em bar, com muita pinga e música

Publicado

em

Valdívio Soares Pereira, 68, o Maré Boa, morreu na noite de sábado (20), em Barão de Cocais (MG), distante 98 km de Belo Horizonte. Ele era diabético, hipertenso e tinha problemas de visão. Em seu velório, os filhos realizaram o último desejo do pai: pinga, cerveja  e música para todos que compareceram a cerimônia realizada no bar que ele possuía.

Segundo reportagem, Maré Boa começou a fazer o pedido de um velório no bar e regado a bebida após descobrir que tinha problemas de saúde, 15 anos atrás.

“A família cumpriu o seu desejo. Ele tinha um alto astral. Nada abalava o cara”, diz o almoxarife Adriano Felipe Pereira, 48, um dos filhos de Maré Boa. “Ele sabia que ia morrer e não queria ninguém triste com isso. (…) Foram consumidos uns quatro engradados (24 garrafas de 600 ml) e uns três litros de cachaça. Não calculei quanto gastamos.”

O corpo do boêmio foi cremado em Belo Horizonte. As cinzas serão levadas à igreja, que ainda não foi definida, para a missa de Sétimo Dia. Depois da celebração católica, as cinzas serão colocadas em uma estante do boteco, ao lado de uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, santa de devoção de Maré Boa. Outro desejo do falecido atendido pela família.


(*Isto É)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Operação Corpus Christi reforça policiamento em rodovias federais
Continue lendo
Esportes2 minutos atrás

Final feliz? Palmeiras e Globo estão perto de chegar a um acordo. Veja valores

Giazi Cavalcante/Código19/Agência O Globo Palmeiras e Globo estão perto de um acordo sobre os direitos de transmissão Ao que tudo...

Direto de Brasília17 minutos atrás

Último macho da espécie, sapo Romeu finalmente acha sua Julieta e deve procriar

Robin Moore/Global Wildlife Conservation Sapo Romeo foi descrito por bióloga como ‘meio tímido e lento’, mas ele precisa procriar com...

Polícia Federal17 minutos atrás

Operação Furniture combate desvio de recursos públicos federais no Ceará

Fortaleza/CE – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 21/5, a Operação Furniture com o objetivo de combater fraudes na...

Mulher18 minutos atrás

3 dicas para quem quer saber como acabar com as estrias na pele

Estrias são normais a podem aparecer por vários motivos, entre eles genética e hábitos ligados ao estilo de vida. Porém, da mesma...

Mulher18 minutos atrás

Mãe usa anel feito com leite materno e cordão umbilical do filho e é criticada

Para comprar um anel de noivado, de casamento ou até mesmo para o dia a dia, as pessoas podem chegar...

Nacional18 minutos atrás

Último macho da espécie, sapo Romeu finalmente acha sua Julieta e deve procriar

Robin Moore/Global Wildlife Conservation Sapo Romeo foi descrito por bióloga como ‘meio tímido e lento’, mas ele precisa procriar para...

Nacional18 minutos atrás

Que fofura! 11 filhotes de tigres-de-bengala são flagrados em reservas indianas

Divulgação/Zoológico de San Diego Último censo de tigres, feito a cada quatro anos, sugere que o número de tigres-de-bengala do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana