conecte-se conosco



Educação

Super inteligentes: 1.500 estudantes possuem Q.I acima da média no ES

Publicado

em

Dos 78 municípios capixabas, 39 fazem parte do programa do MEC que acompanha crianças e adolescentes com Q.I. acima da média

Cerca de 1500 estudantes do Espírito Santo, apresentam ter o Q1 acima da média. Essas raras crianças e adolescentes apresentam habilidades diferentes de outras pessoas.

Um levantamento, feito pelo Ministério da Educação,  mostra que existem cerca de 24 mil crianças superdotadas no país. Aqui no Espírito Santo, são 1.579 estudantes que possuem essa característica. 

O QI, ou quociente de inteligência, é uma escala que ajuda a avaliar, e comparar, as habilidade em algumas áreas do pensamento, como matemática básica, raciocínio ou lógica.

Mas como descobrir esse potencial? No caso do estudante Kalebe Ribeiro Perez, 15 anos, foi a professora quem notou sua super inteligência, quando ele tinha apenas 9 anos de idade.

“Uma professora, me indicou para o AE. De lá pra cá, comecei a mexer com o corpo humano, mexer com arte, telas e agora estou começando a fazer robótica” contou o aluno.

O professor Jerry Adriane Domingos, está presente em umas dessas escolas e se orgulha do trabalho feito pelos alunos.

“São crianças adolescentes, que têm o raciocínio muito rápido. Tem a capacidade de entender o que é passado de uma maneira muito rápida, isso acaba sendo um desafio para a agente. Eu aprendo muito com eles é super satisfatório”

Mas nem sempre esses pequenos são vistos com bons olhos por outros colegas. O Pedro Lucas, por exemplo, lembra que, quando entrou para o programa, foi vítima de bullying.

“Sempre me chamavam de nerd, falavam que eu era nerd burro , que só tinha o jeito de inteligente mas era burro. Quando eu mudei de escolas parou”.

Dos 78 municípios capixabas, 39 fazem parte do programa do MEC que acompanha crianças e adolescentes com Q.I. acima da média. Em Vitória, 7 escolas desenvolvem o trabalho, com 141 estudantes. 


(*Folha Vitória)

Comente Abaixo
Economia17 minutos atrás

Senado aprova marco legal do câmbio, que promete Real mais conversível

Fernanda Capelli Senado aprova marco legal do câmbio, que promete Real mais conversível O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto...

Economia17 minutos atrás

Promulgação da PEC dos Precatórios viabiliza Auxílio Brasil de R$ 400

Reprodução: ACidade ON Promulgação da PEC dos Precatórios viabiliza Auxílio Brasil de R$ 400 Sob protestos de alguns senadores, o...

Nacional3 horas atrás

Céu nublado marca a previsão desta quinta-feira em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo em São Paulo O dia começa com céu nublado e garoa...

Entretenimento5 horas atrás

Axel comemora lançamento de especial de Natal gravado em São Paulo

Reprodução/Instagram Axel no júri do ‘Canta Comigo Teen’ O novo projeto do cantor português Axel, inspirado nas comemorações natalinas e...

Entretenimento5 horas atrás

Após chamar Sol de vacilona, Monique Evans declara: “Perdeu o top 3”

Reprodução/Instagram Solange Gomes e Monique Evans Monique Evans segue atenta aos últimos desdobramentos da  décima terceira edição do reality show...

Nacional7 horas atrás

Homem de 39 anos fica com serra cravada na nuca ao se desequilibrar em obra

Um homem de 39 anos foi socorrido após ter a nuca perfurada por uma serra na região do bairro Dona...

Mulher7 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 09 de dezembro de 2021 ÁRIES Deixe de lado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!