Connect with us

Internacional

Suécia: partido governista apoia adesão à Otan

Published

on

source
Partido da premiê Magdalena Andersson apoia entrada da Suécia à Otan
Reprodução/redes sociais

Partido da premiê Magdalena Andersson apoia entrada da Suécia à Otan

O partido governista da Suécia afirmou neste domingo (15) que apoia a candidatura do país a membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), pavimentando o caminho para a adesão de Estocolmo à aliança ocidental.

Dono da maior bancada no Parlamento, o Partido Social-Democrata, da premiê Magdalena Andersson, sempre foi contra a entrada da Suécia na Otan, mas mudou de ideia após a invasão russa à Ucrânia e o anúncio da candidatura da vizinha Finlândia .

No entanto, a legenda prometeu trabalhar para “garantir que a Suécia, se a candidatura for aprovada, expresse reservas unilaterais contra armas nucleares e bases permanentes em seu território”.

Finlândia e Suécia são integrantes da União Europeia, mas historicamente mantiveram uma posição de neutralidade entre a Otan e a Rússia. No entanto, a invasão à Ucrânia, motivada pela crescente aproximação de Kiev com o Ocidente, fez os dois países repensarem seu status, principalmente a Finlândia.

O presidente finlandês, Sauli Niinisto, e a premiê Sanna Marin confirmaram neste domingo que o país vai pedir sua adesão à Otan nos próximos dias para fazer frente à “ameaça nuclear” de Moscou.

“Quando olhamos para a Rússia, vemos um país muito diferente daquele de alguns meses atrás. Tudo mudou quando a Rússia atacou a Ucrânia, e acho que não podemos mais acreditar em um futuro de paz ao lado da Rússia ficando sozinhos”, disse Marin.

A Suécia vinha se mostrando mais reticente, porém, no caso de uma adesão de Helsinque, se tornaria o único país do Mar Báltico fora da Otan.

As duas nações escandinavas não devem ter dificuldades para entrar na aliança, apesar da oposição da Turquia, que as acusa de dar refúgio a “terroristas” curdos. “A Finlândia e a Suécia precisam parar de dar apoio aos terroristas do PKK [Partido dos Trabalhadores do Curdistão]”, afirmou neste domingo o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, após uma reunião da Otan em Berlim, Alemanha.

No entanto, o chanceler da Itália, Luigi Di Maio, garantiu que há um “consenso muito amplo de todos os países sobre a adesão de Finlândia e Suécia”. “Inclusive a Turquia está de acordo em princípio. Ancara só está tentando negociar algumas garantias”, explicou.

Por sua vez, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse estar confiante de que a aliança vai chegar a um acordo com a Turquia e ainda prometeu garantias de segurança para Helsinque e Estocolmo durante o período de candidatura.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Internacional28 minutos ago

Líbia: migrantes sofrem violência sexual em troca de comida, diz ONU

Reprodução Migrantes sofrem violência em troca de comida na Líbia Os migrantes detidos na Líbia enfrentam diversos abusos, e as...

Entretenimento28 minutos ago

Orochi procurou Cauã Reymond após ataque de pitbulls: ‘Foi resolvido’

O rapper Orochi, que está sendo investigado pela polícia por conta do ataque de seus pitbulls a Cauã Reymond e...

Entretenimento29 minutos ago

Gkay flerta com Felipe Neto: ‘Pegava’

Reprodução/ Instagram – 29/06/2022 Gkay e Felipe Neto Gkay não faz questão de esconder o interesse em Felipe Neto. Nesta...

Nacional59 minutos ago

PGR diz que sugestões da Defesa sobre urnas eletrônicas são legítimas

Billy Boss/Câmara dos Deputados Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou uma manifestação nesta quarta-feira...

Política59 minutos ago

Pacheco diz que decidirá sobre CPI do MEC no início da próxima semana

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta...

Estadual1 hora ago

Estudantes participam de palestra proferida pelo juiz da 2ª Vara da Infância de Cachoeiro

A ação faz parte do Projeto Justiça Com a Escola. Cerca de 150 pessoas, entre estudantes do ensino médio e...

Estadual1 hora ago

Plataforma de fretamento de ônibus deve indenizar passageira após alterar desembarque

A empresa também teria deixado de comparecer no local de embarque. Uma empresa que executa fretamento colaborativo de ônibus por...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana