conecte-se conosco


Meio Ambiente

Sucuri de cinco metros é flagrada digerindo uma capivara; assista vídeo

Publicado

em

Sucuri
Divulgação/Bombeiros

Animal foi avistado em região frequentada por pescadores.

Uma sucuri de aproximadamente cinco metros de comprimento foi flagrada por um grupo do turistas enquanto digeria uma capivara nas margens do rio Paraná, no Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o animal foi avistado em Aparecida do Taboado, a 456 quilômetros de Campo Grande.

No momento em que foi encontrada pelos turistas, a sucuri estava descansando em cima de galhos de árvores após ter devorado uma capivara . No vídeo, é possível ver que o réptil tenta voltar para dentro da água. Mas, por conta do tamanho do animal que foi devorado, ela não consegue. Confira o registro abaixo:

A região em que a sucuri foi avistada é comumente frequentada por pescadores. Apesar da cena ser impressionante, os turistas mantêm a calma e não atrapalham a digestão do animal. 


Fonte: IG

Comentários do Facebook
Leia mais:  “Nenhum filho meu manda no governo”, afirma Bolsonaro
publicidade

Meio Ambiente

Período de defeso do caranguejo-uçá começa no dia 10 de janeiro no ES

Publicado

em

Trata-se da fase de reprodução da espécie. Captura e comercialização ficam proibidas nestas épocas: são quatro períodos de ‘andada’ no ano.

O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês no Espírito Santo. Com isso, está proibida a sua captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização.

Também está proibida a comercialização das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”. De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), há quatro períodos de defeso e o encerramento se dá no mês de abril.

“Durante o período de defeso, a comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Entende-se por manutenção em cativeiro o confinamento artificial do caranguejo vivo em qualquer ambiente no Estado do Espírito Santo”, explica o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Anderson Ferrari.

A “andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização se dá em cada município, mediante constatação técnica pelo órgão municipal responsável pela gestão ambiental. No município não produtor do caranguejo-uçá, deverá ser respeitado o calendário de andada na região de origem do produto, acompanhado de guia ou documento oficial para transporte e comercialização. Os infratores às regras estão sujeitos às penalidades e às sanções previstas na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

  • 1º Período: de 10/01/2020 a 15/01/2020;
  • 2º Período: de 09/02/2020 a 14/02/2020;
  • 3º Período: de 09/03/2020 a 14/03/2020;
  • 4º Período: de 07/04/2020 a 12/04/2020.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Fiéis fazem procissão para pedir por chuva no Espírito Santo
Continue lendo
Internacional7 minutos atrás

Metade dos americanos não sabe que 6 milhões de judeus morreram no Holocausto

arrow-options Reprodução/Youtube Holocausto matou cerca de 6 milhões de judeus Menos da metade dos adultos americanos sabe quantos judeus foram...

Internacional7 minutos atrás

Presidente do Paraguai é diagnosticado com dengue

arrow-options Antonio Cruz/Agência Brasil O presidente Mario Abdo Benítez está com dengue. Pais vizinho vive surto da doença, com cerca...

Tecnologia28 minutos atrás

Vazamento expõe dados de 250 milhões de clientes da Microsoft

arrow-options Agência Brasil Dados de clientes Microsoft vazaram Bancos de dados da Microsoft configurados incorretamente expuseram 250 milhões de dados...

Esportes54 minutos atrás

Após golear Paraguai, Brasil encara Bolívia em torneio de handebol

O Brasil aplicou uma goleada de 46 a 19 sobre a seleção do Paraguai no jogo de estreia do Campeonato...

Esportes54 minutos atrás

Judocas brasileiros abrem ano olímpico no Grand Prix de Tel Aviv

A seleção brasileira de judô estreia na madrugada desta quinta-feira (23) no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, a...

Esportes54 minutos atrás

Grêmio vence Oeste e está na final da Copinha

O Grêmio derrotou o Oeste por 1 a 0, nesta quarta (22) na Arena Barueri, e garantiu vaga na final...

Mulher54 minutos atrás

O que seu signo reserva: confira o horóscopo desta quinta-feira, 23 de janeiro

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia te ajuda a saber como agir em frente as situações da vida Leia...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana