conecte-se conosco



Saúde

Sucos que ajudam na hidratação do corpo durante o Carnaval

Publicado

em

Seja desfilando nas escolas de samba, indo atrás dos blocos ou apenas curtindo o feriado do Carnaval, os cuidados com a saúde não devem ser deixados de lado. Com as temperaturas lá em cima, especialistas de saúde alertam que a hidratação corporal merece atenção redobrada durante essa época.

Essa atenção pode ser feita com o consumo de frutas cítricas, que são ricas em fontes de vitamina C, têm ação antioxidante no organismo e também ajudam a manter o sistema imunológico saudável contra infecções, além de serem essenciais para a produção de colágeno.

A laranja, o abacaxi, o limão, a uva niagara e a maçã são exemplos de frutas comercializadas na Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (Ceasa/ES), que, combinadas, resultam em sucos deliciosos e refrescantes.

O abacaxi, característico de Marataízes, município do litoral sul capixaba, funciona como um poderoso agente contra inflamações. A união com a hortelã, indicada pelos especialistas para quem sofre com problemas no sistema digestivo, traz efeitos curativos para o corpo. 

A combinação do limão com a lima também é indicada, pois, as duas frutas dão ao corpo amplas capacidades diuréticas, que tratam os rins e evitam a retenção de líquidos. Além disso, o limão tem ação direta na limpeza da pele e no fortalecimento do sistema imunológico.

Já se a escolha for pela uva, considerada a amiga de quem luta contra o envelhecimento precoce, a dica é combiná-la com a maçã, que ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, melhora o trato intestinal e a absorção de água no intestino. Na Ceasa, é possível encontrar as duas frutas fresquinhas e em grandes quantidades.

Confira algumas receitas de sucos cítricos:

Abacaxi e hortelã

Ingredientes

2 rodelas grandes de abacaxi;

1 xícara de chá de maçã picada, sem cascas nem sementes;

2 xícaras de chá de suco de laranja;

250 ml de água gelada;

Cubos de gelo.

Modo de preparo

Misture o abacaxi e a maçã num liquidificador, adicionando água gelada aos poucos. Coe a mistura, leve novamente ao liquidificador e misture dessa vez o suco de laranja e os cubos de gelo. Coe novamente a mistura e sirva.

Lima e limão 

Ingredientes

1 fatia de abacaxi;

1 lima;

1 limão grande;

1 xícara (chá) de uvas verdes;

400ml de água mineral com gás gelada;

Gelo picado.

Modo de preparo

Corte a fatia de abacaxi em fatias pequenas, descasque e corte e também a lima e o limão. Bata as frutas e a água gelada num liquidificador, processe a mistura, coe e sirva com gelo picado em cima.

Maçã, uva e limão

3 maçãs vermelhas médias;

1 cacho de uvas 

1/4 de limão com casca;

150ml de água.

Modo de preparo

Corte o limão e as maçãs em fatias pequenas e bata no liquidificador com as uvas e a água. Coe a mistura e, em seguida, sirva.

Aproveite e boa folia

Comentários do Facebook

Saúde

Covid-19: SP tem maior número de queixas de falta de equipamentos

Publicado

em

.

O estado de São Paulo concentra o maior número de denúncias recebidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o novo coronavírus. 

São 900 denúncias no estado, em 109 municípios paulistas. Em todo o Brasil, a entidade recebeu 2.622 queixas, em 539 municípios. Só a capital paulista teve 276 reclamações.

O vice-presidente da AMB Diogo Leite Sampaio avalia que o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde é fundamental para o atendimento do paciente com suspeita ou caso confirmado de covid-19, já que eles podem se contaminar durante o atendimento nas unidades de saúde.

“A partir do momento em que ele se contaminar, pode transmitir para outros pacientes, então esse profissional de saúde que ficou contaminado acaba sendo um vetor de transmissão, pode transmitir para outros colegas dentro da própria unidade de saúde, para outras unidades de saúde em que ele trabalha e para a própria família”, disse Sampaio.

Ele acrescentou que, se o profissional for contaminando por pacientes que estejam com a covid-19, ele deverá ser isolado por no mínimo 14 dias e vai sair da linha de atendimento, neste momento em que a demanda cresceu. “Então, por conta disso, não existe a possibilidade que o médico não tenha um equipamento de proteção individual para poder tratar esses pacientes”.

Considerando os dados de todo o país, 87% das denúncias relatam falta de máscaras tipo N95 ou PFF2, que têm melhor vedação que as máscaras cirúrgicas; 72% relatam falta de óculos ou face shield, um protetor facial transparente; 66% de capote impermeável, um tipo de avental; 46% de gorros; 28% de álcool gel 70%; e 13% registram falta de luvas. Cada denúncia pode relatar a falta de mais de um material. Em 72,7% das denúncias, faltam ao menos três tipos de material, podendo chegar a sete tipos de equipamentos em falta.

Desde o dia 19 de março, a associação disponibilizou uma plataforma específica para recebimento de denúncias sobre a falta de EPIs para os profissionais da saúde, garantindo o anonimato do autor da reclamação para evitar represálias. A partir dos relatos recebidos, a AMB comunica os estabelecimentos apontados na denúncia, pede esclarecimentos e atualização das informações, além de notificar o Ministério da Saúde, o Conselho Regional de Medicina (CRM), as Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público.

“A gente está mandando também para a unidade [de saúde] dizendo que aquela unidade recebeu a denúncia de que faltam esses equipamentos. O que a gente tem percebido é que muitas unidades começaram depois dessa denúncia a providenciar os equipamentos. Então acho que é um ponto positivo desse movimento”, avaliou Sampaio.

Os estabelecimentos que informarem a solução dos problemas serão retirados da lista divulgada no site da associação, que apresenta detalhes sobre os EPIs que faltam em cada local.

Afastamento de profissionais da saúde

Os sistemas de saúde público e particular do estado de São Paulo tiveram de afastar, desde fevereiro, mais de 600 profissionais devido à suspeita ou a confirmação da infecção pelo novo coronavírus nos funcionários.  

Segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep), ao menos 190 funcionários do sistema público municipal de São Paulo foram afastados, desde o último dia 15, em razão da suspeita do novo coronavírus. O Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio, no Tatuapé, na zona Leste, se destaca, com 45 afastamentos.

Na rede privada, dois dos mais importantes hospitais do estado removeram, desde fevereiro, mais de 450 profissionais diagnosticados com o coronavírus. O Hospital Sírio-Libanês afastou 104 funcionários. Já o Hospital Albert Einstein teve de remover 348 dos 15 mil colaboradores (2%), diagnosticados com a doença.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional11 minutos atrás

EUA tem pelo menos 700 mortes e soma mais de 210 mil casos de Covid-19

arrow-options Isac Nóbrega/PR Trump adotou discurso mais moderado na crise de Covid-19 Os Estados Unidos registraram mais de 700 mortes...

Entretenimento11 minutos atrás

Ator de “Malhação” volta ao ar em duas emissoras diferentes

A partir da próxima segunda-feira (6),  Hall Mendes volta ao ar em duas novelas em emissoras diferentes e público distintos.....

Esportes11 minutos atrás

Com jogos suspensos, capitães de times das séries C e D recorrem à CBF

. Os capitães dos clubes que disputam as séries C e D do Campeonato Brasileiro pediram à Confederação Brasileira de Futebol...

Estadual24 minutos atrás

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 01/04/2020

. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde...

Estadual24 minutos atrás

Secretaria da Saúde divulga 34º boletim da Covid-19

. O Espírito Santo tem 120 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta quarta-feira (01). A informação do caso...

Economia24 minutos atrás

Mega-Sena acumulada: veja os números sorteados nesta quarta-feira

arrow-options Agência Brasil Apostas na Mega-Sena podem ser feitas on-line ou em lotéricas O concurso 2.248 da  Mega-Sena desta quarta-feira...

Estadual33 minutos atrás

ES tem 25 novos casos de coronavírus em 24 horas

Informação foi divulgada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, nesta quarta-feira (1º). O número de casos confirmados do novo coronavírus...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana