conecte-se conosco


Saúde

Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?

Publicado

em

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada por bactérias. Sua causa mais comum é a má escovação, pois favorece o acúmulo de placas bacterianas e restos de alimentos no espaço que fica entre o dente e a gengiva. Com isso a sua gengiva sangra.


Sua gengiva sangra? Saiba qual o tratamento ideal
iStock

Sua gengiva sangra? Saiba qual o tratamento ideal

Após uma noite mal dormida, nós acordamos cansados e relaxamos na hora de escovar os dentes. Isso pode ser o início da gengivite. Uma vez formada a placa bacteriana, fica cada vez mais difícil de remove-la, sendo necessária a ajuda do dentista para reverter o quadro, onde sua gengiva sangra .

O sangramento acontece durante a escovação e ao usar o fio dental . Além de sangrar, a gengiva nesses casos fica inchada, dolorida , bem vermelha e causando o mal hálito também.

As placas bacterianas tem a característica de aspereza nos dentes, com o tempo elas se calcificam formando o tártaro ou cálculos dentais, causando as retrações na gengiva que começam a se afastar dos dentes e avançar para a periodontite, prejudicando mais ainda a saúde bucal e sistêmica.

Veja o que colabora para o aparecimento da gengivite:

* Genética; existem pessoas que já nasceram com predisposição genética para adquirir problemas na saúde das gengivas.

* A deficiência de vitaminas

* Má higiene bucal

* Medicamentos podem ser a causa também desse sangramento

* Diabetes

* Fumantes

* Gravidez , por ter uma alteração hormonal

* Deficiencias nutricionais

A avaliação profissional nesses casos é o ideal para um diagnóstico e tratamento adequado. Na maioria dos casos, são feitas raspagens locais, limpeza e profilaxia dental. Pode-se ainda, incluir o uso de anti-inflamatórios e antibióticos e até um controle da diabetes.

Doutor Bruno Puglisi ainda indica o uso de pastas, escovas e bochechos específicos para esses casos e diz que se tratada, a gengivite é um quadro reversível. Por isso, a importância de procurar um dentista quando a gengiva sangra é muito grande.

Leia mais:  Anvisa proíbe venda de remédio genérico para doenças no estômago

Visualizar esta foto no Instagram.

Chega de moldes !! Agora com scanner 3 shape para escaneamento dos dentes

Uma publicação compartilhada por Bruno Puglisi (@brunopuglisi1) em 4 de Nov, 2016 às 11:04 PDT

Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Casos de dengue crescem 224% em 2019, diz Ministério da Saúde

Publicado

em


O Aedes aegypti transmite dengue, zika vírus e chikungunya
Rafael Neddermeyer/fotos públicas

O Aedes aegypti transmite dengue, zika vírus e chikungunya

Um novo surto de dengue ameaça o Brasil no início de 2019. O número de casos passou de 62,9 mil nas primeiras 11 semanas de 2018 para 229.064 no mesmo período deste ano, de acordo com dados divulgadoe pelo Ministério da Saúde. A incidência, que considera a proporção de casos em relação ao número de habitantes, tem taxa de 109,9 casos/100 mil habitantes até 16 de março deste ano. O número de mortes pela doença também teve aumento, de 67%.

Leia também: Ressurgimento da dengue tipo 2 em São Paulo preocupa autoridades do estado

A região Sudeste apresentou o maior número de casos prováveis de dengue (149.804 casos; 65,4 %) em relação ao total do país, seguida das regiões Centro-Oeste (40.336 casos; 17,6 %); Norte (15.183 casos; 6,6 %); Nordeste (17.137 casos; 7,5 %); e Sul (6.604 casos; 2,9 %). As regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentam as maiores taxas de incidência, com 250,8 casos/100 mil hab. e 170,8 casos/100 mil hab., respectivamente.

Em relação às mortes, o aumento neste ano é de 67% em relação ao mesmo período de 2018, passando de 37 para 62 mortes. O estado de São Paulo registrou 31 óbitos, metade do total.

Leia também: Em um ano, casos de dengue em São Paulo mais que dobram e chegam a quase 9 mil

A pesquisa também deu dados de outras enfermidades causadas pelo Aedes . Em 2019, até 02 de março, foram registrados 2.062 casos de Zika, com incidência de 1,0 caso/100 mil hab. Em 2018, no mesmo período, foram registrados 1.908 casos prováveis.

Já a chikungunya teve12.942 casos registrados, com uma incidência de 6,2 casos/100 mil hab. No mesmo período em 2018, foram 23.484 casos.

Leia mais:  SUS suspende distribuição do autoteste de HIV após Anvisa identificar falhas

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde , Wanderson Kleber, reforça que a melhor forma de evitar o agravamento e as mortes por dengue é com diagnóstico e tratamento oportunos.

Leia também: Casos de dengue no Brasil aumentam 149% em janeiro deste ano

“O Brasil vem de dois anos seguidos com baixa ocorrência de dengue, portanto é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos a esse aumento de casos de dengue . É preciso que eles estejam mais sensíveis e atentos para a dengue na hora de fazer o diagnóstico. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado e der início ao tratamento, menor o risco de agravamento da doença e de evoluir para óbito”, explica Wanderson.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes46 minutos atrás

Jogadores ingleses repudiam racismo em vitória sobre Montenegro: “Vergonha”

A Inglaterra venceu Montenegro, por 5 a 1, nesta segunda-feira, pelas eliminatórias da Eurocopa, mas a goleada ficou marcada por...

Esportes46 minutos atrás

Especialista explica imbróglio entre Nantes e Cardiff City no caso Emiliano Sala

Divulgação Emiliano Sala morreu em acidente aéreo no Canal da Mancha No mês passado, o Nantes, da França, entrou com...

Esportes46 minutos atrás

Escalação irregular de brasileiro pode custar pontos a Ucrânia nas Eliminatórias

Reprodução/@shakhtar_brasil Escalação irregular do atacante brasileiro pode custar pontos a Ucrânia nas Eliminatórias da Euro 2020 Uma grave denúncia pode...

Nacional47 minutos atrás

Em novo recuo, MEC revoga portaria que suspendia avaliação da alfabetização

Luis Fortes/MEC – 2.1.19 Essa não é a primeira vez que o ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez volta atrás...

Nacional47 minutos atrás

Treze dias após ataques, alunos voltam a ser recebidos em escola de Suzano

Ueslei Marcelino/ABr Volta às aulas oficial na escola Raul Brasil, em Suzano, não tem data marcada; hoje, a unidade funciona...

Nacional47 minutos atrás

Após quatro dias preso na PF do Rio, Temer volta para casa, na capital paulista

Beto Barata/Divulgação Ex-presidente Temer desembarcou na capital paulista por volta das 21h15 desta segunda-feira O ex-presidente da República, Michel Temer,...

Policial1 hora atrás

Dono de loja assaltado e agredido a coronhada no centro de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Em plena manhã desta segunda-feira (25) um bandido armado de revólver assaltou a loja de eletroeletrônicos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana