Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Saúde

Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?

Publicado

em

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada por bactérias. Sua causa mais comum é a má escovação, pois favorece o acúmulo de placas bacterianas e restos de alimentos no espaço que fica entre o dente e a gengiva. Com isso a sua gengiva sangra.


Sua gengiva sangra? Saiba qual o tratamento ideal
iStock

Sua gengiva sangra? Saiba qual o tratamento ideal

Após uma noite mal dormida, nós acordamos cansados e relaxamos na hora de escovar os dentes. Isso pode ser o início da gengivite. Uma vez formada a placa bacteriana, fica cada vez mais difícil de remove-la, sendo necessária a ajuda do dentista para reverter o quadro, onde sua gengiva sangra .

O sangramento acontece durante a escovação e ao usar o fio dental . Além de sangrar, a gengiva nesses casos fica inchada, dolorida , bem vermelha e causando o mal hálito também.

As placas bacterianas tem a característica de aspereza nos dentes, com o tempo elas se calcificam formando o tártaro ou cálculos dentais, causando as retrações na gengiva que começam a se afastar dos dentes e avançar para a periodontite, prejudicando mais ainda a saúde bucal e sistêmica.

Veja o que colabora para o aparecimento da gengivite:

* Genética; existem pessoas que já nasceram com predisposição genética para adquirir problemas na saúde das gengivas.

* A deficiência de vitaminas

* Má higiene bucal

* Medicamentos podem ser a causa também desse sangramento

* Diabetes

* Fumantes

* Gravidez , por ter uma alteração hormonal

* Deficiencias nutricionais

A avaliação profissional nesses casos é o ideal para um diagnóstico e tratamento adequado. Na maioria dos casos, são feitas raspagens locais, limpeza e profilaxia dental. Pode-se ainda, incluir o uso de anti-inflamatórios e antibióticos e até um controle da diabetes.

Doutor Bruno Puglisi ainda indica o uso de pastas, escovas e bochechos específicos para esses casos e diz que se tratada, a gengivite é um quadro reversível. Por isso, a importância de procurar um dentista quando a gengiva sangra é muito grande.

Leia mais:  Brasil está entre 51 países mais suscetíveis à desnutrição, diz ONU

Visualizar esta foto no Instagram.

Chega de moldes !! Agora com scanner 3 shape para escaneamento dos dentes

Uma publicação compartilhada por Bruno Puglisi (@brunopuglisi1) em 4 de Nov, 2016 às 11:04 PDT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

A importância dos selantes nos dentes dos nossos filhos

Publicado

em

O bem-estar de nossos filhos é sempre nossa maior prioridade. A saúde bucal deles é uma grande parte disso. É importante cuidar bem dos seus dentes de leite, é claro, mas temos que garantir que seus dentes permanentes também tenham um bom começo.

Leia mais: Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?


Ensine seu filho a escovar os dentes desde cedo
FreePik

Ensine seu filho a escovar os dentes desde cedo

Você sabia que 40% das crianças desenvolverão cáries quando chegarem a idade escolar? Maus hábitos de higiene oral e alimentos açucarados podem resultar na cárie nos dentes , e a genética às vezes também contribui para o problema.

Por mais importantes que sejam os dentes de leite, é ainda mais crucial proteger os dentes permanentes , porque esses são os dentes que seu filho terá, e você quer que eles permaneçam saudáveis e fortes por toda a vida. Uma maneira de garantir que uma criança tenha um risco menor de cárie dentária é a aplicação de selantes dentais .

A maioria de nós temos fissuras e fendas entre os nossos dentes. Esses podem ser locais muito difíceis de manter limpos, e as bactérias causadoras da deterioração prosperam por lá. É aí que entra um material chamado selante. Os selantes dentais servem como uma barreira contra bactérias e partículas de alimentos nessas fendas dos dentes.

Leia também: Dr. Bruno Puglisi diz como a diabetes pode afetar a saúde bucal

O momento ideal para o seu filho colocar os selantes é logo após a erupção de seus molares permanentes, o que geralmente começa por volta dos seis anos. “Quanto mais cedo os selantes estiverem no lugar, menos bactérias terão a oportunidade de se estabelecer nas fendas difíceis de escovar”, diz Dr Bruno Puglisi.

Leia mais:  Estado de São Paulo adianta campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

Aplicar o selante nos dentes é simples, rápido, não invasivo e indolor. Primeiro, os dentes são cuidadosamente escovados e limpos. Então eles são secos antes de serem pintados com esse gel especial. O revestimento plástico transparente é aplicado nas ranhuras mais profundas da superfície dos molares. Para secar este revestimento, usamos uma luz especial.

Leia também: Você sabe se refrigerante faz mal aos dentes? Doutor Bruno Puglisi explica

Nunca se esqueça de que selantes são apenas parte dos cuidados da saúde bucal para qualquer criança. Também é necessário ensinar a escovação dos dentes e uso do fio dental. Uma dieta saudável, evitando alimentos açucarados, refrigerantes, tornará mais difícil para que a cárie apareça. E claro, trazer o seu filho para consultas odontológicas regulares nos permitirá detectar problemas no início e ter certeza de que tudo está no caminho certo.

Continue lendo
Esportes10 minutos atrás

Artesão esclarece polêmica do Portal do Surf de Guriri

SÃO MATEUS (ES) – A retirada do Portal do Surf de Guriri, instalado na área de Surf do balneário, que...

Direto de Brasília19 minutos atrás

Onyx Lorenzoni revela que Bolsonaro vai criar Ministério da Cidadania

Valter Campanato/Agência Brasil Futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), afirmou que Bolsonaro criará novo Ministério da Cidadania O...

Agricultura20 minutos atrás

Horta hidropônica muda a vida de família em São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Em tempos de crise, uma família do interior de São Mateus descobriu que estava na Internet o...

São Mateus33 minutos atrás

FA 1073 / 14 de novembro de 2018

Leia mais:  Ibuprofeno e diclofenaco elevam em mais de 30% risco de infarto, diz estudo

Esportes41 minutos atrás

Atleta é brutalmente assassinada e corpo é encontrado dentro de mala

Facebook Fisiculturista Leyla Evans foi encontrada morta em Honduras O esporte de Honduras está em choque com o assassinato brutal...

Estadual47 minutos atrás

Banco erra e coloca R$ 2 milhões na conta de comerciante no Espírito Santo

A sobrinha da comerciante, Paula Beatriz de Souza, que percebeu o erro VITÓRIA (ES) – Uma comerciante ficou milionária por...

Estadual53 minutos atrás

Tesouro Nacional confirma Espírito Santo como único Estado Nota A em finanças do país

A informação faz parte do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2018 A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) confirmou,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana